Saltar para conteúdo

5 POTENCIAIS CONTRATAÇÕES DE ERIK TEN HAG COMO CHEFE DO MAN UNITED

Está tudo confirmado que Erik ten Hag (treinador do Ajax) vai assumir o cargo de treinador permanente do Manchester United este verão. Jornalistas de confiança como David Ornstein e Fabrizio Romano informaram que o negócio está feito, e a única coisa que resta é o anúncio oficial do clube. Isto é esperado nos próximos dias.

A primeira janela de transferências de qualquer treinador com um novo clube é importante. Muito menos um dos maiores clubes do mundo, numa das suas maiores fases de reconstrução. O treinador interino Ralf Rangnick sugeriu que até dez contratações poderiam ser feitas após a embaraçosa derrota da sua equipa frente ao Rival Liverpool, um resultado que se reflectiu no estado em que o United esteve desde que Sir Alex partiu em 2013.

Ten Hag certificou-se de que teria a palavra final sobre a actividade de transferência, para evitar que os mesmos erros voltassem a acontecer. Isto significa que o gestor estará fortemente envolvido na estratégia de transferência ao lado do conselho de administração e de Ralf Rangnick.

Então, quem será o novo homem que dez Hag quer trazer ao Teatro dos Sonhos? Esta é a pergunta ardente. O treinador interino Ralf Rangnick afirmou em entrevista à Sky Sports: “O clube pode fazer 6,7,8 ou mesmo 10 contratações”,’ e “O plantel precisa de melhorar em todas as áreas do relvado, para além do guarda-redes.” Vai ser um verão agitado para os Red Devils…

Jurrien Timber

Jurrien Timber, é justo dizer que é um jogador que põe pessoas a falar. Também pelas razões certas, o que não é tão comum numa era de negatividade em torno de jovens futebolistas. Jurrien Timber instalou-se e estabeleceu-se como titular do Ajax com Ten Hag, seja na defesa central, no lateral-direito ou mesmo no meio-campo central. Tem aquele factor de versatilidade que tem faltado nas fileiras do United desde que mandaram Daley Blind de volta ao Ajax em 2018. A sua capacidade de colmatar lacunas e desempenhar mais do que alguns papéis, faria dele uma grande mais-valia para o plantel do United.

Vimos jogadores da Eredivisie lutarem para cortar a intensidade da Premier League. Jogadores como Donny van de Beek e Hakim Ziyech foram ambos vítimas disso e têm lutado para causar grandes impactos nos seus respectivos clubes. A transição da madeira para a liga sob um treinador com o que ele já tem uma relação, pode torná-lo um jogador perigoso. Tem todas as qualidades de um defesa-central moderno: velocidade, fisicalidade, agilidade e capacidade de levar a bola para a frente. Pode ser um parceiro a longo prazo de Rafael Varane.

Antiny

Outro jogador que actualmente joga com Ten Hag no Ajax, Antony tem colocado a Eredivisie em chamas desde que assinou em 2020. É um extremo directo que é tão bom a cruzar com o pé direito como a finalizar com o esquerdo. É rápido, poderoso e muito hábil. Alguns até o compararam ao jovem Cristiano Ronaldo quando entrou em cena nos anos 2000. Joga do lado direito, posição que o United tem lutado para ocupar desde que Ronaldo saiu em 2009. Muitos pensavam que Sancho seria o homem certo para fazer isto, mas parece preferir ser colocado no flanco esquerdo.

Antony, como já foi referido com Timber, teria menos problemas em chegar ao Manchester United do que outras exportações da Eredivisie. A presença dos compatriotas Fred e Alex Telles será uma vantagem, bem como a pletora de jogadores de língua portuguesa no actual plantel. Era claro que o United precisava de melhorar na frente de ataque, e o repentino declínio de Rashford tornou isto ainda mais óbvio.

Darwin Nunez

Darwin Nunez tem sido uma estrela da temporada 21/22. É um avançado jovem e talentoso que joga no Benfica. O United tem estado fortemente ligado ao avançado, especialmente depois de notícias de que o clube vai olhar para os avançados mais jovens, independentemente da situação de Ronaldo. O United precisa de alguém com fome e energia para marcar golos de forma consistente para a equipa e o Nunez pode ser o tipo. Actualmente, apenas têm Ronaldo e Cavani como opções marcantes, e com este último a sair no verão, está na altura de o United revisitar e renovar a sua linha da frente.

O uruguaio tem sido alvo de interesse de outros clubes da Premier League também. O West Ham fez-lhe uma proposta em janeiro, mas o Benfica atirou abaixo. O Newcastle United também estava interessado, mas foi derrubado quando o jogador deixou algo muito claro – quer o futebol europeu na próxima temporada. Em particular, o futebol da Liga dos Campeões , o que pode ser um problema para o clube de Manchester. Um acordo para o avançado seria na região de 66 milhões de libras.

Christopher Nkunku

Onde começamos com Nkunku? Deixou o PSG para se juntar ao RB Leipzig para ter tempo de jogo, e que decisão tomou. Participou na entrada da sua equipa nas últimas rondas da Liga dos Campeões em 2020, e esta temporada tem-se intensificado.

Somando golos e assistências ao seu jogo; estando directamente envolvido em trinta golos em trinta jogos da Liga esta temporada, bem como marcar sete em seis jogos da Liga dos Campeões. Foi visto pelo United esta temporada e o treinador interino Ralf Rangnick certamente aprovaria a mudança. É um admirador de longa data do francês e sugeriu que o United o vigiasse.

Nkunku tem uma grande versatilidade e pode ter um bom desempenho em alguns papéis de ataque diferentes. Pode jogar pela direita, pelo meio e até um pouco mais fundo no meio-campo. Ele acrescentaria mais profundidade e ameaça de golo ao meio-campo do United e ao ataque, dependendo de onde iria jogar. Ele poderia desempenhar um papel semelhante a Dusan Tadic no sistema de Ten Hag no Ajax.

Antonio Rudiger

Actualmente a jogar no Chelsea, Antonio Rudiger tem estado fortemente ligado a uma controversa mudança para o Man United. Chega ao fim do seu contrato com o Chelsea no verão e o Chelsea parece não estar disposto a cumprir as suas novas exigências contratuais. Desde então, o United está fortemente ligado ao alemão, mas um acordo pode ser difícil sem o futebol da Liga dos Campeões. Os salários também seriam bastante elevados para o jovem de 29 anos.

Rudiger traria agressividade para a linha de fundo do United, que tem sido muito passiva. Tanto Maguire como Lindelöf parecem não ter a paixão necessária para ser um defesa-central bem sucedido de Man Utd. Rudiger traria um estilo mais agressivo para a posição e complementaria muito bem as capacidades de Varane. O problema é que ele não é exactamente um para o futuro. Erik Ten Hag vai tentar executar um projecto a longo prazo no United e provavelmente preferirá jogadores mais jovens como Jurrien Timber.

Ronaldo vai ficar?

Talvez a maior pergunta iminente em torno da chegada de Erik ten Hag seja o futuro de Cristiano Ronaldo. O jogador de 37 anos está contratado por mais uma temporada, mas pode não fazer parte dos planos do holandês. O avançado chegou aos 15 golos no campeonato com um hat-trick contra o Norwich, o que significa que tem o que é preciso para continuar a ser um jogador-chave, caso Ten Hag o mantenham por perto.

Não é segredo que o United vai olhar para as opções mais jovens, e Ronaldo está ciente de que o seu tempo de jogo pode sofrer se um avançado mais jovem for trazido. Independentemente da frequência com que joga, Ronaldo é um grande jogador para se ter no seu clube. É um exemplo para os jogadores mais jovens e a ideia de jogar ao seu lado é atractiva para potenciais novas contratações. Muitos deram gorjeta a Ronaldo para tirar a braçadeira do capitão de Harry Maguire no final da temporada.

A experiência e mentalidade de Ronaldo não tem preço. O seu impacto nos que o rodeiam é especial, todos querem ser como ele. Tê-lo por perto também não será nada mais do que positivo para o desenvolvimento da juventude no clube. O United tem algumas faíscas brilhantes na academia que Ronaldo vai influenciar, uma em particular é Alejandro Garnacho.

Se Ronaldo abandonasse o clube, haveria alguns pretendentes. O que se destaca é o Paris Saint Germain, que manifestou interesse no verão passado, mas que primeiro tinha os olhos postos noutros alvos, incluindo Lionel Messi. Ronaldo e Messi na mesma equipa é algo que todos os adeptos de futebol gostariam de ver, mesmo que venha no final das suas carreiras.

Também atrairia o interesse do antigo clube, o Sporting Clube de Portugal. Embora improvável, devido ao enorme corte salarial que teria de aceitar para voltar a integrar o seu primeiro clube profissional, mas coisas mais estranhas aconteceram no futebol…