Saltar para conteúdo

DO CHAMPIONSHIP PARA A PREMIER LEAGUE: COMO SE VÃO COMPORTAR OS NOVOS CLUBES NA PRÓXIMA ÉPOCA?

A promoção é uma das perspectivas mais excitantes do futebol. É uma recompensa enorme para os adeptos que apoiam as suas equipas no recinto semana após semana. Especialmente quando se faz o salto do Championship para a Premier League. Você pode ir da Estrada Kenilworth de Luton Town para Old Trafford e os Emirates.

Além disso, a qualidade do futebol muda massivamente. Com a qualidade que a Premier League tem para oferecer, pode ser muito difícil para as equipas recém-promovidas também se habituarem. Alguns comportam-se muito bem, outros simplesmente colapsam. Por exemplo, na época passada vimos Norwich, Watford e Brentford promovidos. Brentford sobreviveu e jogou muito bem, enquanto os outros dois estiveram nos três últimos praticamente toda a temporada!

Esta época, temos grandes clubes a regressar à Premier League. Fulham, que teve uma temporada brilhante, Bournemouth, que tem um certo charme e natureza agradável sobre eles, e Nottingham Forest, que não está na Premier League desde 1999.

Fulham

Fulham é um pouco um enigma às vezes. Eles mostram muita qualidade no Championship, marcando sacos de golos e depois na Premier League, eles apenas se fecham e recuam. Tendem a desapontar ano após ano na primeira liga.

Desta vez, Marco Silva procurará manter o Fulham acordado e dar aos fãs mais fiéis algo para desfrutar na próxima temporada. Fá-lo-á olhando para o avançado sérvio Aleksandar Mitrovic. O antigo jogador do Newcastle bateu um recorde na temporada 2021/22, atingindo novos patamares no Campeonato com 43 golos em 44 jogos. Se conseguir recuperar esta forma na Premier League, então o Fulham terá um jogador sério nas mãos.

A forma como Marco Silva coloca o seu lado para cima permite que muitas oportunidades de golo sejam feitas para Mitrovic. Quer estejam com os pés ou com a cabeça. Um dos jogadores-chave deste sistema foi Fábio Carvalho. O adolescente português tem sido muito eficaz para os Cottagers. Infelizmente, vai deixar o clube para se juntar ao Liverpool de Jurgen Klopp. Têm mais força na lateral, com Tom Cairney, Nathanial Chalobah e Harry Wilson, só para citar alguns.

Vimos equipas no passado cheias de qualidade do Campeonato, mas lutamos maciçamente na Premier League. Há uma diferença enorme entre as duas ligas, e alguns jogadores simplesmente não cortam. A pressão de jogar na Premier League é muito diferente. Vimos isso com o Norwich esta temporada, pois eles foram de longe a melhor equipa do Campeonato na época passada, mas não conseguiram replicar a forma na Premier League. Como se vai comportar o Fulham?

Previsão para Fulham

Acho que o Fulham vai provavelmente enfrentar a queda. Apesar de terem sido bons no Championship, não consigo vê-los a adaptarem-se rapidamente. Acho que vão cair e arder na primeira divisão e não vão conseguir fazer progressos suficientes para sobreviver à queda.

AFC Bournemouth

O Bournemouth sobreviveu na Premier League durante cinco anos na sua última passagem. Foram promovidos em 2015 e relegados em 2020. Houve muitos “ups” e “downs” durante esse tempo. Houve a terrível lesão de Harry Arter, bem como especulações constantes sobre o futuro do agora treinador do Newcastle, Eddie Howe. Pondo isto de lado, também havia muitos altos. Tiveram algumas vitórias famosas no Vitality Stadium e receberam grandes jogadores.

Desta vez, as Cerejas terminaram no local de promoção automática para regressar ao PL. Isto veio sob a gestão de Scott Parker, que tem sido uma nomeação brilhante. Depois do seu período infrutífero no Fulham, Parker foi levado para Bournemouth foi bastante inesperado. Mas tem feito um resultado massivo, terminando com 88 pontos na última temporada. Seis pontos acima da terceira posição.

O Bournemouth tem um plantel decente, com dois ex-jogadores do Liverpool a fazerem maravilhas por eles. Dominic Solanke tem sido brilhante na frente, não foi tão prolífico como Mitrovic, mas ainda conseguiu 29 golos no campeonato na época passada. Um recorde incrível para ele. Desde que se iniciou no Mundial sub-20 de 2017, tem sido uma grande desilusão. Só agora é que finalmente pegou e mostrou sinais do seu eu mais novo. Estará com mais fome do que nunca para se mostrar na Premier League e manter o seu lado.

Parker também teve os serviços de Nat Phillips na temporada passada, por empréstimo do Liverpool. Certamente vão querer que ele volte depois da sua influência, mas o Liverpool deu-lhe um preço de 15 milhões de libras. Resta saber se concordam ou não com um acordo. Tenho a certeza que os adeptos do Bournemouth vão estar à espera que sim.

Previsão para Bournemouth

Acho que o Bournemouth vai lutar na próxima temporada e sofrer o mesmo destino que o Fulham. A despromoção. Têm um plantel decente, mas no papel não é do mesmo nível que os clubes do Fulham ou de outros clubes da Premier League na mesma batalha. A falta de experiência de Scott Parker começará a aparecer, e será despedido por volta do Natal.

Nottingham Forest

O Nottingham Forest é facilmente a equipa mais excitante a ser promovida esta temporada. Não estão na Premier League há mais de 20 anos! É semelhante a quando o Leeds voltou a aparecer em 2020, um regresso a casa. Lados como Nottingham Forest, com histórias ricas devem estar sempre dentro e ao redor da Premier League. Garantiram o seu lugar no campeonato ao vencerem os play-offs.

Defrontaram o Sheffield United nas semi-finais e espremeram de forma dramática. Venceram a primeira mão por 2-1 com um golo de Sander Berge no tempo de compensação, mantendo o Sheffield United perto. A segunda parte teve o mesmo resultado, mas virou-se. O Sheffield United venceu por 2-1 e ambas as equipas aguentaram-se no prolongamento para levar o empate para as canetas. Foi um tiroteio tenso, mas o Forest apertou por 3-2. A preparar uma final de Wembley contra Huddersfield.

Ambas as partes estavam bem para isso, foi um caso muito renhido, com apenas um golo a separar os laterais. Um autogolo pouco antes do intervalo, por intermédio de Levi Colwill, foi o momento crucial do jogo.

A floresta também tem um talento excepcional nas suas fileiras, um esquadrão muito excitante e jovem. Djed Spence, lateral-direito, virou os olhos de muitos clubes de topo, tanto em Inglaterra como no estrangeiro. O Bayern Munique estava a tento antes de contratar Mazraoui. O Tottenham continua interessado, mas depois da sua promoção ao principal escalão, parece que é mais provável uma estadia no Nottingham.

Outro talento de topo que tiveram na época passada foi James Garner. O médio-central estava emprestado ao Manchester United e depois de uma temporada impressionante, o seu futuro é incerto. Erik Ten Hag pode querer ele no United na próxima temporada, depois de os seus números de meio-campo terem sido cortados por saídas. Eles vão lutar para assiná-lo permanentemente, mas um acordo de empréstimo pode ser possível. Com estes dois no plantel, entre outros, Forest tem uma verdadeira hipótese de sobrevivência da Premier League.

Previsão para Nottingham Forest

Acho que Forest terá uma temporada semelhante a Brentford na temporada passada. Chegando através dos play-offs, jogando um grande futebol e sobrevivendo à queda. Acho que serão a única equipa recém-promovida a manter a posição na Premier League.

Conclusão

É um momento muito emocionante para ser fã de um destes três clubes. Não só haverá alguns ambientes fantásticos em casa quando hospedar alguns dos maiores clubes, também haverá alguns dias absolutamente incríveis fora, rumo aos famosos terrenos como Anfield e Old Trafford.

A qualidade dos jogadores na Premier League é obviamente magnífica, Cristiano Ronaldo, Kevin de Bruyne e Mohamed Salah só para citar alguns. Para os fãs mais jovens será uma oportunidade incrível de ver alguns jogadores incríveis. Independentemente dos resultados, ver Futebol da Premier League todas as semanas é algo brilhante e que deve ser valorizado.