Skip to content

Muitas vezes referida como a Premier League Inglesa, a EPL data do século XIX. A Premier League é o mais alto escalão do sistema da liga inglesa de futebol – como denotado pela palavra "Premier". Com 20 clubes a disputarem o cobiçado título, funciona num sistema de promoção e despromoção com a Liga Inglesa de Futebol (EFL). Desfrute de um calendário completo de todos os jogos da Premier League transmitidos e televisivos para a temporada 2021/2022. Certifique-se de pegar todos os jogos mais recentes e ver a Premier League na TV aqui mesmo!

Os atuais campeões são o Manchester City. Norwich City, Watford e Brentford foram promovidos à Premier League pela temporada 21/22. Sheffield United, West Brom e Fulham vão disputar o Campeonato SkyBet esta temporada.

Events not available

Fundo histórico

A Premier League é uma empresa na qual os clubes membros atuam como acionistas. A época estabelecida decorre de agosto a maio, com todas as equipas inscritas a disputarem 38 jogos. Desde a sua criação, 49 clubes competiram, com 47 clubes ingleses e dois galeses, tornando-se uma liga transfronteiriça. Esta associação de futebol é de longe a liga desportiva mais vista do mundo, com um negócio lucrativo de Direitos televisivos da Premier League. Com as receitas combinadas do clube que dispararam para os biliões, devido ao aumento das receitas dos media, não há realmente nada que se compare a esta comunidade de futebol.

A competição foi desenhada como a Fa Premier League em 20 de fevereiro de 1992, após o veredicto dos clubes na Primeira Divisão da Liga de Futebol para se separarem da Liga de Futebol, fundada em 1888. Esta foi uma jogada estratégica que se revelou um negócio bastante lucrativo , no valor de mil milhões de libras por ano a nível nacional, entre 2013 e 2014. Com a Sky e o BT Group a bloquearem os direitos nacionais da Premier League TV para transmitir 116 e 38 jogos , respectivamente.

Arrecadando 2,2 mil milhões de euros por ano em direitos nacionais e internacionais de televisão, entre 2014 e 2015, as equipas da Liga foram repartidas em receitas de 1,6 mil milhões de libras, subindo para 2,4 mil milhões de libras em 2016-17. Até à data, a Premier League tem 40 clubes em registo, todos os quais já competiram em algum momento. Mas, sem dúvida, os vencedores mais conhecidos e reconhecidos do título são Manchester United, Chelsea, Manchester City, Arsenal e Leicester City – a maioria dos quais já doou o título várias vezes.

Notáveis Jogadores

Em primeiro lugar, para serem considerados um candidato dentro de qualquer um dos jogadores dos clubes da Premier League, os desportistas devem comer, dormir e respirar futebol. Mas só isso não é suficiente. Vamos dar uma olhada rápida nos jogadores que são verdadeiramente um corte acima dos outros e que mereceram um estatuto assim.

Gareth Barry - fez 653 jogos na Premier League pelo Aston Villa, Manchester City, Everton e West Bromwich Albion, o maior número de presenças na Premier League.

Ryan Giggs – predominantemente lateral esquerdo, Giggs estreou-se profissionalmente pelo clube em 1991 e passou os seus 23 anos seguintes na equipa principal do Manchester United. Também detém o recorde de participações competitivas.

Frank Lampard – é o melhor marcador de sempre do Chelsea, onde jogou durante 13 anos, e é considerado por jornalistas e especialistas em futebol como um dos maiores médios da sua geração.

Alan Shearer – com um fantástico 283 golos na liga na sua carreira (todos no primeiro escalão do futebol inglês), Shearer tem um recorde de 11 hat-tricks na Premier League, e um total de 422 em todas as competições.

Wayne Rooney – detém o recorde de goleador da seleção inglesa e do Manchester United. Além da Supertaça Europeia, conquistou todas as honras disponíveis no futebol inglês, europeu e continental.

Cristiano Ronaldo – considerado por muitos como um dos maiores jogadores de todos os tempos, Ronaldo tem um recorde de cinco prémios Ballon d'Or, o maior para um jogador europeu, e é o primeiro jogador a ganhar quatro Prémios De Ouro Europeus.

Conquistou 27 troféus na sua carreira, incluindo cinco títulos de campeão, cinco títulos da UEFA Champions League e um Campeonato da Europa da UEFA. Marcou mais de 690 golos na carreira sénior pelo clube e pelo país. Há quase uma década, Ronaldo foi alvo da transferência de futebol mais cara quando se mudou do Manchester United para o Real Madrid numa transferência no valor de 94 milhões de euros (80 milhões de libras).

Cobertura mediática

Sem dúvida, a Premier League é a liga de futebol mais rentável do mundo. A cobertura mediática e as presenças nos estádios são importantes fontes de rendimento fixo para os clubes. Claro que um dos papéis mais marcantes na popularidade desta associação é a Premier League TV. Esta mina de dinheiro facilitou as operações do sistema que exibem excelência, dentro ou fora do campo.

Com uma multiplicidade de temporadas e jogos de sucesso sob o seu cinto, complementado por uma espectadora leal e ávida em todo o mundo, não é de admirar como e por que a Premier League é a liga desportiva mais vista do mundo.

Transmitida em 212 territórios para cerca de 643 milhões de casas e uma potencial audiência televisiva de 4,7 mil milhões de pessoas – os números falam pelo sucesso da liga. A Premier League ocupa o primeiro lugar nos coeficientes da UEFA de ligas com base nos desempenhos nas competições europeias nas últimas cinco temporadas, a partir de 2021.

Os fundos recolhidos obtidos através da cobertura mediática no âmbito de acordos pré-definidos, criam "super ligas". Além disso, com estádios melhorados, assistência a jogos e maiores receitas, a Premier League aproveita o dinheiro que está a ser investido na própria modalidade. Uma vez que as equipas chegam à primeira divisão (UEFA Championship League), gozam dos frutos do seu trabalho com a independência comercial e da capacidade de negociar acordos de patrocínio.