Skip to content

A UEFA Champions League também conhecida como UCL é uma competição anual de futebol organizada pela UEFA (União das Associações Europeias de Futebol), onde os clubes europeus de primeira divisão competem entre si para conquistar o tão desejado título. Desfrute de um calendário completo da Liga dos Campeões, uma lista de jogos de todos os jogos da Liga dos Campeões para a temporada 2021/2022. Certifique-se de pegar todos os jogos mais recentes da Liga dos Campeões na TV aqui mesmo! Verifique a Liga dos Campeões na TV esta noite

Events not available

Fundo histórico

Como um dos torneios mais respeitados ao redor, bem como a mais prestigiada competição de clubes do futebol europeu, a Liga dos Campeões é disputada pelos campeões nacionais (e, para certos países, com um ou mais vice-campeões) dos mais fortes clubes nacionais da UEFA. Com a sua estreia em 1955, primeiramente cunhada como Taça dos Clubes Campeões Europeus, ou Taça europeia, a competição adquiriu o seu nome atual em 1992, adicionando uma fase de grupos à rivalidade e permitindo a vários participantes de países seleccionados.

Antes de 1992, a competição era originalmente um torneio completamente sensacionalista, aberto apenas ao clube campeão de cada nação. No entanto, durante a década de 1990, o formato passou por uma expansão, integrando uma fase de grupos de round-robin para acolher alguns clubes de alto nível da liga que terminaram em segundo lugar. Hoje em dia, não é de admirar como é que os fãs de desporto de todo o mundo se sintonizam para ver a Liga dos Campeões na TELEVISÃO.

Embora a maioria das ligas nacionais da Europa ainda só possa entrar no seu campeão nacional da liga, as ligas nacionais mais fortes da Europa agora concedem até cinco equipas para a competição. Os clubes que acabam por ser os próximos classificados na liga de nível superior de cada país, continuariam a qualificar-se para a segunda fase da UEFA Europa League.

A actual configuração da UEFA Champions League começa no final de junho, incluindo quatro eliminatórias e uma fase de "play-off". As seis restantes equipas avançam então para a fase de grupos, juntando-se a 26 equipas que se qualificariam antecipadamente. As 32 equipas são atraídas por oito grupos de quatro equipas e jogam entre si num sistema de duplo round-robin. Os oito vencedores do grupo e oito vice-campeões avançam para o segmento dos oitavos de final (oitavos-de-final, quartos-de-final, semi-finais) culminam com o derradeiro jogo em maio. O vencedor da UEFA Champions League qualifica-se para a Supertaça Europeia e para o Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA. E enquanto os seus dedos estão com vontade de pôr as mãos nas últimas Agenda da Liga dos Campeões, pensámos que faria sentido dar-lhe uma recapitulação rápida em alguns dos melhores clubes, desempenhos memoráveis e jogadores mais importantes que contribuíram para alguns dos mais históricos momentos de futebol tv.

Algumas estatísticas sobre os clubes mais bem sucedidos

Claro, ver desporto ao vivo na televisão vem com a sua quota-parte de excitação, mas vamos olhar para algumas estatísticas interessantes sobre alguns dos clubes mais bem sucedidos da história da Liga dos Campeões. Com 13 vitórias em torneios sob o seu cinto – incluindo as suas primeiras cinco temporadas – o Real Madrid é o clube mais bem sucedido da história da competição. Os clubes espanhóis somaram o maior número de triunfos (18 vitórias), seguidos por Inglaterra e Itália (12 vitórias cada). No que diz respeito ao maior número de equipas vencedoras, a Inglaterra faz este feito, com cinco clubes a terem conquistado o título.

O campeonato foi conquistado por 22 clubes – 12 dos quais venceram mais do que uma vez, com os principais campeões a serem o Real Madrid, tendo garantido o seu 13.º título na competição, depois de terem vencido o Liverpool por 3-1 na final de 2018. Esta vitória permitiu-lhes tornar-se a primeira equipa na época da UEFA Champions League a conquistar o título durante três anos consecutivos.

Performances por Clube

Seguir o desporto ao vivo na televisão vem com um grande elemento de excitação, por isso decidimos enumerar algumas das mais memoráveis performances das melhores equipas da Liga dos Campeões...

O Real Madrid FC – estimado em 3,47 mil milhões de euros (4,1 mil milhões de dólares) em 2018, o Real Madrid é classificado como o clube de futebol com mais ganhos a nível mundial. O Real Madrid galvanizou a sua reputação como uma força a ter em conta na década de 1950, tendo vencido cinco Taças da Europa consecutivas e chegado à final sete vezes.

A nível interno, o clube conquistou 64 troféus; um recorde de 33 títulos da La Liga, 19 Copa del Rey, 10 Supercopa de España, uma Copa Eva Duarte e uma Copa de la Liga. Nas competições europeias e mundiais, o clube conquistou uns fantásticos 26 troféus; 13 títulos da Taça dos Campeões Europeus/UEFA Champions League, duas Taças da UEFA e quatro Supertaças europeias. No futebol internacional, alcançaram um recorde de sete campeonatos mundiais de clubes.

MilãoA.C. Milan é a quarta maior de qualquer clube e a maior de qualquer clube italiano. O Milan conquistou um recorde conjunto de três Taças Intercontinentais e uma Taça do Mundo de Clubes da FIFA, sete títulos da Liga dos Campeões/Liga dos Campeões, a Supertaça Europeia por cinco vezes e a Taça dos Vencedores das Taças duas vezes. Com 18 títulos de campeão, o Milan é também o segundo clube com mais sucesso na Serie A, juntamente com os rivais locais Internazionale e atrás da Juventus (34 títulos da liga).

Club Bayern Munique – no seu conjunto, o Bayern chegou a dez finais da Taça dos Campeões Europeus/UEFA Champions League, conquistando o seu quinto título em 2013 , como parte de um triplo continental. O Bayern conquistou ainda uma Taça UEFA, uma Taça dos Vencedores das Taças europeias, uma Supertaça Europeia, uma Taça do Mundo de Clubes da FIFA e duas Taças Intercontinentais, tornando-se um dos clubes europeus mais bem sucedidos a nível internacional e o único clube alemão a conquistar os dois títulos internacionais. Desde a formação da Bundesliga, o Bayern tem sido o principal clube do futebol alemão com 28 títulos e ganhou 10 dos últimos 14 títulos.

Liverpool Football Club – este clube de futebol conquistou 5 Taças da Europa, mais do que qualquer outro clube inglês, 3 Taças da UEFA, 3 Supertaças da UEFA, 18 títulos da Liga, 7 Taças da FA, um recorde de 8 Taças da Liga e 15 Escudos Comunitários da FA. O Liverpool estabeleceu-se como uma grande força no futebol inglês e europeu nas décadas de 70 e 80, quando Bill Shankly e Bob Paisley lideraram o clube com 11 títulos da Liga e sete troféus europeus. Sob a direcção de Rafael Benítez e capitaneado por Steven Gerrard, o Liverpool sagrou-se campeão europeu pela quinta vez em 2005. O Liverpool foi o9.º clube de futebol com mais ganhos do mundo em 2016-17, com uma receita anual de 424,2 milhões de euros, e o clube de futebol mais valioso do mundo em 2018, avaliado em 1,944 mil milhões de dólares. O clube é uma das equipas mais apoiadas do mundo.

Futbol Club Barcelona – ao contrário de outros clubes de futebol, este clube é propriedade e operado por adeptos. É a quarta equipa desportiva mais valiosa do mundo, no valor de 4,06 mil milhões de dólares, e o segundo clube de futebol mais rico do mundo em termos de receitas, com um volume de negócios anual de 690,4 milhões de euros.

A nível interno, o Barcelona conquistou 25 La Liga, 30 Copa del Rey, 13 Supercopa de Espanha, 3 Copa Eva Duarte e 2 Troféus da Copa de la Liga, além de ser o recordista das últimas quatro competições. Internacionalmente, o Barcelona conquistou 20 títulos europeus e mundiais: 5 títulos da UEFA Champions League, um recorde de 4 Taças de Vencedores da Taça UEFA, um recorde conjunto de 5 Supertaças europeias, um recorde de 3 Taças inter-cidades e um recorde conjunto de 3 Taças do Mundo de Clubes da FIFA.

Jogadores-chave

Cristiano Ronaldo – ao jogar pelo Real Madrid, Ronaldo conquistou 15 troféus, incluindo dois títulos da La Liga, duas Copas del Rey, quatro títulos da UEFA Champions League, duas Supertaças da UEFA e três Taças do Mundo de Clubes da FIFA. Considerado o melhor marcador do Real Madrid, Ronaldo apontou um recorde de 34 hat-tricks na La Liga, incluindo um recorde de oito hat-tricks na temporada 2014-15. É também o único jogador a marcar 30 golos em seis temporadas consecutivas na La Liga.

Lionel Messi – Messi conquistou um recorde de cinco prémios Ballon d'Or, quatro dos quais ganhos consecutivamente, e um recorde de cinco Prémios De Ouro Europeus. Depois de ter passado toda a sua carreira profissional no Barcelona, conquistou um recorde de 32 troféus, incluindo nove títulos da La Liga, quatro títulos da UEFA Champions League e seis Copas del Rey.

Ambos um fantástico goleador e um jogador inventivo, Messi detém os recordes de mais golos marcados na La Liga, uma temporada de La Liga, uma temporada de futebol de clubes na Europa, um ano civil, El Clásico, a maioria dos hat-tricks na UEFA Champions League, juntamente com os que mais assistências na La Liga e na Copa