Saltar para conteúdo

RECAPITULAÇÃO DA TEMPORADA DA PREMIER LEAGUE: PRÉMIOS TVSPORTGUIDE

Que temporada tem sido a campanha 2021/22! Fomos abençoados por ver alguns jogadores incríveis a lutarem no maior palco do Futebol do Reino Unido. Da grande fuga do Everton para o Man City e da escandalosa corrida ao título do Liverpool. Mas como todas as coisas boas, a temporada chegou ao fim, e é hora de olhar para trás e relembrar. Bem-vindos à nossa análise da temporada da Premier League, como vos apresentamos os nossos próprios PRÉMIOS TVG.

Jogador da Época

Vencedor: Kevin de Bruyne do Manchester City

Fomos abençoados com uma incrível colheita de futebolistas da Premier League esta temporada e há muitos com um caso para ganhar o prémio. Após reflexão, reduzimos a três candidatos. Kevin de Bruyne, Mohamed Salah e Heung Min-Son.

O Son foi subestimado esta temporada. Com o mau início de campanha dos Spurs, nenhum dos seus jogadores estava a receber elogios da imprensa ou dos adeptos.

Isto é um pouco compreensível tendo em conta a forma da equipa naquela época. Mas agora, o Son levou os Spurs aos quatro primeiros, ganhando a Bota de Ouro no processo. Toda a conversa rodeia o treinador Conte, mas sem o seu super avançado não há como eles terem conseguido o que têm.

Mo Salah também tem sido sensacional, particularmente na primeira metade desta temporada. Os seus golos foram cruciais na perseguição ao título do Liverpool. Depois de um ano mais calmo na época passada, Salah estava determinado a reagir, e fê-lo. Terminou a temporada com 23 golos, ao nível de Son como vencedor da bota de ouro e também com 13 assistências, o que lhe valeu também o prémio de playmaker. O rei egípcio foi saudado por direito esta temporada.

No entanto, estes dois não se podem comparar ao nosso vencedor. Kevin de Bruyne, o belga sedoso tem sido absolutamente fenomenal esta temporada. Ele pode não ter as estatísticas de saída mais incríveis, mas quando o vês jogar, sabes porque é que ele é o POTS. Faz com que tudo pareça fácil e sem esforço. Tem sido a força motriz por detrás da incrível temporada do Man City, o coração e a alma. A qualidade que De Bruyne possui não é algo que se vê todos os dias. Seria preciso um jogador para derrotá-lo.

A sua influência durou até ao último dia, com o seu drible complicado combinado com uma grande entrega que criou Gundogan para um tap-in para ganhar o título ao City. Uma temporada imaculada para o playmaker, e um merecido título de Jogador da Temporada!

Golo da Época

Vencedor: Dominic Calvert-Lewin vs Crystal Palace (H)

O golo da época é um prémio muito subjectivo, há tantos por onde escolher ao longo da época que todos têm o seu próprio mérito. A forma como tomámos a nossa decisão é olhar não só para a qualidade do golo, mas para o impacto global do mesmo. O factor de importância, se quiser.

É por isso que o prémio de golo da temporada vai para Dominic Calvert-Lewin. O Everton estava numa posição horrível, a perder por 2-0 com o Crystal Palace em casa, resultado que os deixaria a precisar de vencer o Arsenal no último dia para sobreviver. Restavam apenas 35 minutos de jogo quando Michael Keane lhes deu uma tábua de salvação. Isto foi seguido por outro de Richarlison. Goodison Park estava a saltar enquanto os Toffees procuravam um golo que garantisse a sua sobrevivência.

Seamus Coleman estava a trabalhar no flanco direito para o Everton, à procura de criar e foi derrubado por Wilfred Zaha, resultando num livre do Everton. Demari Gray atirou a bola para um corredor de incerteza e o grande Calvert-Lewin encontrou-a brilhantemente. Um fantástico cabeceamento de mergulho de uma das maiores ameaças aéreas da liga. Não só foi um belo golo, como também garantiu a sobrevivência do Everton na Premier League . Foi um grande golo na sua história e que os adeptos do Everton vão assistir com alegria.

Melhor Momento da Época

Vencedor: O Regresso de Cristiano Ronaldo

Houve alguns momentos incríveis esta temporada. Tem sido uma das batalhas mais apertadas e competitivas em todos os aspectos que vimos em anos, com o título, os quatro primeiros e a despromoção a serem decididos no último dia. A sobrevivência do Everton foi um momento massivo, como já foi referido, o vencedor de Gundogan para o City no último dia foi outro.

No entanto, houve um momento que fez todo o mundo desportivo ficar parado de susto e foi esse o regresso de Cristiano Ronaldo. Após a notícia do seu regresso, os bilhetes para o próximo jogo do United tornaram-se como bilhetes de loteria vencedores. Todos queriam apanhar um. O impacto deste homem não pode ser igualado por nenhum no futebol. Ele comemorou o momento ao marcar dois golos e deixar cair a sua notória celebração diante do icónico Stretford End. Foi uma visão a contemplar.

Melhor Equipa

Vencedor: Manchester City (1º)

Havia alguma dúvida sobre quem iria reclamar este prémio depois da exibição de domingo? Os campeões Manchester City, têm sido dominantes ao longo desta temporada e quase foram subestimados. Isto deve-se, em grande parte, às suas desilusões na Taça, Pep é quase uma vítima do seu próprio sucesso nesse sentido. As expectativas que as pessoas têm dele são loucas, a sua temporada tem sido um grande sucesso e continua a ser uma das suas piores temporadas de sempre como treinador…

O Manchester City estabeleceu um padrão notável não só para si, mas para todos os outros clubes ingleses.

Pior Equipa

Vencedor: Everton (16º)

Apesar de evitar a despromoção, o Everton é uma escolha fácil para este prémio. Não deviam estar perto da zona de despromoção com a qualidade nas suas fileiras e Rafa Benitez como treinador. Muitos, incluindo eu, pensavam que seriam um desafio para a Europa! Fizeram o oposto completo e foram terríveis para grandes porções da temporada. Escaparam por pouco à queda com alguma forma de última hora, vitórias surpresa contra United, Chelsea e Palace sendo os catalisadores da sua sobrevivência.

No geral, foram massivamente avassaladores e, com a qualidade do seu plantel, são, sem dúvida, a equipa com pior desempenho. Desculpem, evertonianos!

Treinador da Temporada

Vencedor: Antonio Conte do Tottenham Hotspur

Uma escolha impopular, talvez, mas o trabalho de Antonio Conte simplesmente não pode ser ignorado. Assumiu o lugar de Nuno Espírito Santo, que foi despedido após apenas 10 jogos no campeonato, tendo os Spurs sido nono, com 5 pontos, separando-os dos quatro primeiros. Com a concorrência de Arsenal e Manchester United parecia missão impossível colocar a equipa desmotivada entre os quatro primeiros. Mas se há alguém para fazer esse trabalho, é Conte.

Após 35 jogos, os Spurs estavam a perder o Arsenal por quatro pontos, o que significa que precisariam de vencer os restantes três jogos para garantir o quarto lugar. Um desses jogos foi contra os seus rivais amargos, o Arsenal. Nessa altura, o Arsenal era um dos grandes favoritos aos quatro primeiros lugares. Conte treinou uma bela vitória por 3-0 e depois passou pelo Burnley para deixar tudo para o último dia. O Norwich foi o último a chegar à final, vencendo por 5-0 e qualificando-se para a UCL pela primeira vez desde que chegaram à final em 2019.

Contratação da Temporada

Vencedor: Dejan Kulusevski, do Tottenham Hotspur. (Contrato de empréstimo com opção de compra)

Houve muitas contratações massivas nas janelas de transferência de verão e inverno esta temporada. Desde exportações de alto nível como Cristiano Ronaldo a jogadores que mudam de uma equipa pl para outra como Jack Grealish. Eram nomes como estes que esperávamos estar à altura deste prémio, mas em vez disso o prémio vai para uma assinatura de janeiro de perfil mais baixo.

Dejan Kulusevski tinha lutado um pouco na Juventus, apesar do seu grande potencial. No entanto, o Spurs apanhou-o em grande parte, um empréstimo com opção de comprar por uma taxa decente. Kulusevski tem sido nada menos que brilhante para os Spurs, marcando, assistindo e apenas reforçando o seu jogo ofensivo geral. Ele tem sido fundamental para garantir o regresso da UCL dos Spurs. Estamos entusiasmados para ver o que ele vai fazer na próxima temporada.

Pior Contratação

Vencedor: Romelu Lukaku do Chelsea FC (£101 milhões)

É um prémio duro e que nenhum jogador vai querer ver ligado ao seu nome, mas se há o melhor tem de haver um pior. Há alguns nomes que vêm à mente quando se fala de transferências falhadas, Grealish tem sido um pouco estranho, Sancho demorou a resolver, mas nem comparado com a terrível transferência de Lukaku para o Chelsea.

O avançado belga regressou ao seu antigo clube depois de ter sido letal na Serie A para o Inter, todos esperávamos que ele despedisse o Chelsea na corrida pelo título e competisse pela bota de ouro. Não fez nenhum dos dois, Lukaku marcou apenas 8 golos no campeonato em 26 jogos e o Chelsea esteve bem fora, terminando com 19 pontos fora do topo. Lukaku não trabalhou no sistema de Tuchel e Kai Havertz parece muito melhor no papel número 9. Mais uma grande história de terror da Premier League para o belga.

Equipa da Temporada da TVG

Finalmente, temos a nossa equipa da época, os xi melhores jogadores do campeonato na sua posição nesta campanha. Esta tem sido difícil de escolher, mas conseguimos reduzi-la.

  • GK – Alisson Becker – Qualidade para o Liverpool ao longo da temporada, pouco ou nenhum erro e muitas paragens de vitórias.
  • RB – Trent Alexander-Arnold – Mais uma vez, mostrou a sua classe e provou ser um dos melhores de sempre da liga.
  • CB – Ruben Diaz – Tem sido um verdadeiro líder nas costas do City e desde a sua chegada conquistou títulos consecutivos.
  • CB – Virgin van Dijk – Regressou de uma lesão sofrida anteriormente para separar as fragilidades defensivas do Liverpool e solidificar as parcerias com Konate e Matip.
  • LB – João Cancelo – A jogar fora do seu papel de lateral-direito, Cancelo tem sido de classe diferente. Brilhante na frente de ataque e igualmente boa defensivamente.
  • CM – Rodri – O metrónomo da Champions. Assumiu o cargo de Fernandinho e não teve problemas. Marcou um golo vital no último dia.
  • CM – Kevin de Bruyne – O jogador da época, um dos melhores que alguma vez veremos.
  • CM – Bernardo Silva – Com a sua difícil drible e capacidade de trazer jogadores para o jogo, Silva tem sido um herói não cantado para o City.
  • RW – Mo Salah – Mais uma grande temporada para Salah que termina a temporada com o prémio de bota de ouro e playmaker.
  • ST – Cristiano Ronaldo, 37 anos, e ainda assim terminou como segundo melhor marcador, um jogador inacreditável. Sem ele, quem sabe onde estaria o United.
  • LW- Heung-Min Son- Melhor marcador do campeonato e tem sido fantástico no jogo com Kane e Kulusevski.

À espera de 2022/23

É triste ver esta época fantástica chegar ao fim. Só podemos esperar que a próxima temporada proporcione o mesmo drama clássico da Premier League e momentos icónicos. Temos uma longa espera até 6 de agosto, quando começarmos a fazer tudo de novo.