Saltar para conteúdo

QUEM VAI GANHAR A PREMIER LEAGUE 2022/23?

O primeiro jogo da temporada da Premier League está quase entre nós, a pouco mais de um mês do primeiro apito e da corrida. Até lá, podemos especular, debater e discutir como pensamos que vai ser a temporada 2022/23 .

Novas contratações e treinadores vão desempenhar um papel massivo, as equipas que estavam a milhas de distância na época passada podem ter oportunidades para se manifestarem numa corrida pelo título. Quando uma nova temporada começa, é o título de qualquer um. Todos vimos o que aconteceu em 2016 com o Leicester!

Manchester City

É claro que os campeões Man City são favoritos a manter o título e tornar-se apenas a segunda equipa na história da Premier League a três vezes na Premier League, depois do Manchester United que o fez entre 2007 e 2009. O domínio da equipa de Pep Guardiola traçou muitas comparações com a da famosa máquina Man Utd de Sir Alex Ferguson, que foi dominante durante tantos anos.

Tiveram mais uma época excecional na Liga, acumulando mais uma vez mais de 90 pontos para bater o Liverpool. Também chegaram à meia-final da Liga dos Campeões, mas não conseguiram avançar para uma segunda final consecutiva, depois da heroísmo tardia do Real Madrid no Bernabéu. O Man City tem um plantel enorme, cheio de jogadores talentosos, e acrescentaram-no ainda este verão com as aquisições de dois avançados. Erling Haaland e Julian Alvarez.

A dupla nunca jogou futebol na Premier League, mas os seus registos de golos nas respetivas ligas falam por si. Aqui estão as estatísticas da dupla da temporada passada:

  • Julian Alvarez: 17 golos em 22 jogos
  • Erling Haaland: 27 golos em 29 jogos

O Man City passou rapidamente de jogar em grande parte sem um avançado, para ter dois dos melhores no negócio à sua disposição. Isto veio depois de uma longa caçada por um avançado. No verão passado, estavam atrás de Harry Kane e Cristiano Ronaldo, mas os dois movimentos nunca se concretizaram. Com o número de golos e a profundidade do plantel que trouxeram, não há dúvida de que o City voltará a ser uma força a ter em conta.

Posição prevista– 1º

Liverpool Football Club

O Liverpool teve uma temporada fantástica, mas extremamente decepcionante ao mesmo tempo. Saíram da campanha 21/22 com um troféu da Fa Cup, bem como a Taça da Liga. Embora isto deva ser considerado um sucesso, às vezes é a esperança que te mata. E no futebol, este é um tema muito comum. O Liverpool procurava conquistar os quatro troféus de que dispo se encontravam. Isto teria sido um feito recorde, mas caíram no obstáculo final. Duas vezes.

No último dia da temporada da Liga, precisavam que o City baixasse pontos. Em vez disso, voltaram do 2-0 para baixo, num regresso dramático. Pouco menos de uma semana depois, sofreu a derrota em Paris na final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid.

Na próxima temporada, Jurgen Klopp estará atrás do seu próximo triunfo na Premier League. O alemão venceu a competição apenas uma vez na carreira, se não fosse Pep e City, pode ter tido três em seu nome! A sua equipa tem dado sinais reais de intenção de avançar ainda mais na próxima temporada, contratando dois jogadores para a profundidade do plantel e o futuro em Fábio Carvalho e Calvin Ramsay, bem como garantindo um dos jovens avançados mais quentes de Darwin Nunez por €100m.

Perderam Sadio Mané, mas trazer Nunez irá certamente suavizar um pouco o golpe. Com a sua chegada, o Liverpool terá uma nova frente três para os inspirar a troféus. Mas será que Nunez, Diaz e Salah serão tão bem sucedidos como Mané, Firmino e Salah?

Posição prevista: 2º

Chelsea Football Club

O Chelsea é um osso duro de roer neste momento, já que, ao contrário de Liverpool e City, ainda não assinaram novos jogadores. Por isso, continuamos a julgá-los com base no plantel deles da época passada. O único negócio que tem sido feito é o avançado Romelu Lukaku, de 100 milhões de libras, regressando ao antigo clube Internazionale. Vai juntar-se ao milanês num contrato de empréstimo no valor de cerca de 8 milhões de libras + addons. Uma grande perda para o Chelsea, mas se o belga voltar a provar a si mesmo no Inter, o Chelsea poderá exigir mais perto da sua taxa original por uma mudança permanente.

Depois desta horrível transferência, o Chelsea terá de ser muito mais experiente na janela. Estão atrás de um novo ou dois defesas-centrais, bem como de outro avançado. Dois dos nomes ligados ao clube são Jules Koundé, do Sevilha, e Raphinha, do Leeds United.

Os relatórios mais recentes indicam que o Chelsea precisaria de arrecadar mais de 65 milhões de libras para garantir Raphinha e uma taxa semelhante para o Koundé. Vão enfrentar a concorrência de Barcelona e Arsenal para estas duas contratações, e resta saber se Tuchel conseguirá os seus alvos. Outro nome na lista é Raheem Sterling, extremo do Manchester City, que está ‘aberto’ a deixar Manchester este verão.

O Chelsea vai tentar entrar numa corrida pelo título depois de mais uma temporada dececionante na Liga.

Posição prevista: 4º

Tottenham Hotspur

Os Spurs já têm estado muito ativos na janela de transferências, reforçando o seu lado de forma importante. Contrataram Ivan Perisic do Inter, que já trabalhou sob o comando de Conte. Garantiram o médio-defensivo Yves Bissouma ao Brighton, num negócio no valor de 25 milhões de libras, e também apanharam o Fraser Forster como guarda-redes.

Também não há sinais de que tenham parado, ainda estão no mercado para assinar uma defesa completa e outro jogador atacante. Djed Spence foi discutido para a posição de lateral direito, mas Chris Wilder e Middlesbrough estão a fazer um acordo difícil. Parece que querem algum talento brasileiro no ataque, uma vez que estão ligados a Raphinha, Richarlison e António.

Se conseguirem garantir mais algumas contratações e manter os seus melhores jogadores, então podemos ver uma surpreendente cobrança ao título do Tottenham Hotspur. Algo para lembrar, porém, os Spurs têm futebol da UCL para jogar na próxima temporada, o que terá um enorme impacto na forma física do lateral.

Acabamento previsto: 6º

Arsenal Football Club

O lado vermelho do Norte de Londres estava a dar pontapés por ter perdido um lugar entre os quatro primeiros esta temporada. Tinham todos os seus ovos nos quatro primeiros cestos depois de terem perdido no futebol europeu na época anterior. Tinham uma competição em que se concentrar. Isto acabou mal para eles, pois perderam com Spurs e Newcastle, perdendo os seus quatro primeiros lugares para os seus rivais do Norte de Londres.

Contrataram Fábio Vieira do Porto e garantiram o prospeto Marquinhos do São Paulo. Além disso, trouxeram um guarda-costas em Matt Turner. Estão também ligados a uma mudança para Raphinha, mas, como já foi discutido, custará 65 milhões de libras. A última vez que o Arsenal gastou muito num ala, não resultou para eles. Nicolas Pepé tem sido nada menos que um fracasso e eles têm razão em ter reservas sobre gastar grande novamente.

Com o futebol da Liga Europa a jogar, o Arsenal com dificuldades físicas e um pouco vacilante.

Posição prevista: 5º

Manchester United

Man Utd é um enigma enorme no momento, um lado tão difícil de prever. Erik Ten Hag é um treinador não provado da Premier League, e o clube ainda não fez nenhum negócio real este verão, além de ver os jogadores sair. Paul Pogba é a maior partida, embora nunca tenha correspondia verdadeiramente às expectativas, nunca houve dúvidas na sua capacidade. Ter este tipo de jogador é apenas um positivo e perdê-lo vai bater forte no United a menos que eles encontrem o substituto certo.

Ainda estão em processo de contratar Frenkie de Jong do Barcelona, mas ninguém sabe se esta transferência vai passar. As exigências de preço elevado do Barça assustam o United e as reservas dos médios holandeses sobre a saída da Catalunha são também um bloqueio. Ten Hag deixou claro que De Jong é o seu alvo nº 1. O United também está a abrir conversações com o Ajax para o extremo António e os defesas-centrais Jurrien Timber e Lisandro Martinez. Resta saber se o United assinou algum destes jogadores, mas se Erik ten Hag conseguir assinar os seus alvos, o United poderá tornar-se uma força reanimada.

Estou optimista em relação aos Red Devils e embora não os veja a ganhar o título, vejo-os a terminar confortavelmente nos quatro primeiros, bem como a ganhar a Liga Europa.

Posição prevista: 3º

Quem achas que vai ganhar o título na próxima temporada? Os suspeitos do costume estarão à altura dos seus velhos truques? Ou veremos city destronado? Mal podemos esperar pelo que a nova temporada tem para oferecer.