Saltar para conteúdo

DARWIN NUNEZ: SERÁ QUE O HOMEM DE €100M DO LIVERPOOL TERÁ SUCESSO?

O Liverpool concluiu a contratação do avançado uruguaio Darwin Nunez , num negócio que equivale a 100 milhões de euros. Será a transferência recorde do Liverpool, batendo Virgil van Dijk, que assinou pelos reds por 75 milhões de libras do Southampton em 2018. O avançado terá muita pressão sobre os ombros, algo que faz parte e parte de ser o número nove do Liverpool. Quando adicionas uma taxa de transferência massiva por cima, só aumenta a pressão.

Nunez é uma das três contratações do Liverpool, sendo as outras duas Calvin Ramsay, de Aberdeen, e Fábio Carvalho, do Fulham. Ambos os jogadores com enorme potencial que precisam de baixar a cabeça e trabalhar sob Jurgen Klopp, se quiserem alcançar as coisas no Liverpool.

Seguindo os passos de Suarez?

O Liverpool tem um historial de recrutamento de talentos sul-americanos, especialmente nos últimos tempos. Uma das melhores peças de negócio que fizeram foi contratar Luis Suarez em 2011. É também do país do Uruguai, assinou também por uma equipa fora das cinco principais ligas e tinha a mesma idade que Darwin quando assinou.

Muito semelhante, e se Nunez conseguir replicar algum dos sucessos de Suarez, o Liverpool ficará muito contente. Suárez foi absolutamente fenomenal para os reds, marcou golos por diversão e alguns golos fantásticos também. O avançado liderou o ataque do Liverpool na temporada 2013/14, tendo terminado a apenas dois pontos do título, naquele que era o mais próximo que o clube tinha chegado a um título de PL na época. Suárez detinha então o recorde de mais golos numa temporada de PL, tendo marcado 31. Foi preciso mais um jogador do Liverpool em Mo Salah para bater o recorde, marcando 32 na temporada 17/18.

Jurgen Klopp seria definitivamente um homem feliz se supervisionasse um segundo jogador que batesse o recorde de golos. Darwin Nunez pode chegar a essas alturas para Liverpool?

Liverpool ou nada!

Muitos clubes abordaram o agente do Benfica e de Nunez quando a janela de transferências abriu, incluindo PSG, Manchester United e Newcastle. Depois da sua prolífica temporada no Benfica, Nunez era uma propriedade quente e procurado por muitos dos melhores clubes europeus. Parecia que tinha recusado o Manchester United e o Newcastle United logo no início da janela de transferências, ao declarar que o futebol da UEFA Champions League era uma obrigação para ele.

Man Utd ainda queria contratá-lo e se o Liverpool não estivesse lá, provavelmente. No final, foi fácil para Nunez. Uma vez que o Benfica aceitou a proposta do Liverpool, só havia um clube na cabeça. Voou directamente para Inglaterra para o seu médico e para assinar o contrato. Ficou claro desde o início que a sua prioridade era o Liverpool.

Mané para o Bayern

Sadio Mané, extremo do Liverpool, deixou o clube após 6 temporadas fantásticas. Ingressou no Southampton em 2016 e foi uma das primeiras contratações de Jurgen Klopp no Liverpool. Esperava-se que fosse um bom jogador, mas acho que ninguém esperava que ele se tornasse num dos melhores jogadores do mundo. O extremo senegalês chocou-nos a todos com o seu imenso talento, ganhou tudo o que há para ganhar em Liverpool, bar da Liga Europa.

Após a final da Liga dos Campeões, Mané expressou o desejo de deixar o Liverpool para pastos novos. O destino é Munique. Com apenas um ano de contrato, o Bayern conseguiu uma pechincha. Um negócio no valor de 35 milhões de libras, que ainda é muito dinheiro, mas no mercado de hoje, para um jogador da qualidade de Mané, é uma pechincha enorme. Ele vai se juntar a um clube de elite que já abriga alguns alas fantásticos, incluindo Serge Gnabry, Leroy Sané, Kingsley Coman e o jovem Jamal Musiala.

A contratação do avançado foi uma obrigação para o Bayern, uma vez que parece provável que o avançado Robert Lewandowski deixe o clube para ingressar no Barcelona este verão. Ainda estão um pouco aquém das opções marcantes, mas Mané mostrou que pode jogar pelo meio, tal como Thomas Müller.

Uma Nova Era

Desde 2017, o Liverpool joga com três frentes compostas por Mo Salah, Roberto Firmino e Sadio Mané. O trio tornou-se icónico na Premier League. Marcando montes e montes de golos e fazendo com que qualquer defesa que os enfrentasse tremesse nas suas botas. Os três inspiraram o Liverpool a um triunfo maciço na UEFA Champions League em 2019 e a um título de campeão na temporada seguinte. Mas estas não são as únicas honras conquistas durante a era de Salah, Firmino e Mané:

  • Liga dos Campeões de 2019
  • Supertaça Europeia 2019
  • Copa do Mundo de Clubes de 2020
  • 2020- Premier League
  • Taça da Liga de 2022
  • 2022- Fa Cup

Chegaram a mais duas finais da Liga dos Campeões nesta época e estavam a apenas um ponto de vencer a Premier League por mais duas vezes. Este trio foi metade da razão pela qual Jurgen Klopp tem sido tão bem sucedido em reacender o gigante adormecido que era o Liverpool. Perder Mané será uma grande falta e parece que é o início do fim para aquele emblemático lado do Liverpool.

O Liverpool já tem um substituto direto de Mané nas suas fileiras. Chama-se Luis Diaz. Assinou pelo Liverpool em janeiro e já demonstrou sinais massivos de promessa para os reds, ele e Nunez vão começar uma nova era para o Liverpool que, com sorte, trará muitos troféus e sucesso, se for fã do Liverpool, claro!

Como é que o Darwin Nunez se vai adaptar ao sistema do Klopp?

O estilo tático de Jurgen Klopp é uma variante da gegenpress de Ralf Rangnick. Isto envolve pressionar a bola assim que a posse é perdida e não se preocupar em manter a forma no topo do campo. Quando a oposição detém a posse, os três da frente vão pressionar as costas quatro persistentemente para tentar recuperar a bola. É por isso que Jurgen Klopp perfis jogadores que têm grandes quantidades de energia e aptidão. Se não o fizerem, ele mesram.

Um excelente exemplo disso foi Thiago, que brincou que Jurgen Klopp o ensinou a correr! Se um jogador não se encaixar no sistema do Klopp, vai fazê-los caber. Darwin Nunez, por acaso, encaixa-se muito bem no sistema, tem muita energia e está constantemente a fazer corridas para a frente no ataque e a pressionar os defensores quando está fora de posse. Tem aquele coração sul-americano, mas nunca cede. Mesmo quando olharam para baixo e para fora contra o Liverpool na época passada, Nunez manteve a cabeça erguida e marcou duas vezes em Anfield.

Nunez vai encontrar-se na parte recetora de muitos passes de Thiago por trás. Uma das coisas que Nunez faz melhor é jogar nas costas dos defensores, e perseguir todas as bolas, mesmo que seja uma causa perdida. Vai ligar-se bem com Diaz, que também é uma exportação da Liga Portuguesa. Ambos têm uma enorme fome de sucesso.

Como é que o Darwin Nunez se vai apresentar estatisticamente?

Estatisticamente, Nunez terá de causar impacto. Se quer estar do lado certo dos media ingleses. As estatísticas são algo muito lido na era moderna do futebol. As estatísticas do Nunez estarão sob um microscópio até que ele se instale no clube. Acho que ele se vai adaptar muito rapidamente à Premier League, jogadores da liga portuguesa parecem fazê-lo, já vimos isso de bruno Fernandes e Luis Diaz do Liverpool.

Com uma equipa sólida e um projeto atrás dele no Liverpool e jurgen Klopp como seu treinador, ele está num bom lugar para se desenvolver. O ambiente em Liverpool é muito positivo e, a menos que algo grande mude, as hipóteses são.

Acho que Nunez vai competir pelo melhor marcador do Liverpool na sua primeira temporada, rivalizando com Mo Salah, que já ganhou o prémio confortavelmente muitas vezes. Consigo vê-lo a marcar mais de 15 golos no campeonato, mais 10 em outras competições. No total, certamente marcará mais de 25 em todas as competições que jogam na frente do Liverpool.

Esta é uma que não vai querer perder! Darwin Nunez tornar-se-á no novo Suarez?