Saltar para conteúdo

ERLING HAALAND: COMO SE VAI COMPORTAR NA SUA TEMPORADA DE ESTREIA?

Erling Braut Haaland. Um dos jovens futebolistas mais quentes do jogo de hoje, é, e tem sido, procurado por muitos dos melhores clubes europeus e um deles conseguiu contrata-lo. O Manchester City activou a sua cláusula de rescisão e convenceu o norueguês a assinar. É oficial, Haaland é jogador do Manchester City.

Guardiola e City procuram um avançado há muito, muito tempo. Tem sido a peça final do puzzle por algumas temporadas. No verão passado tentaram contratar Harry Kane, Cristiano Ronaldo e o próprio homem, Erling Haaland. Falharam, com Kane e Haaland a serem postos de parte e Ronaldo a juntar-se ao United. Foi amargo aceitar isto na na altura para o City, mas agora têm o seu homem.

Uma ascensão meteórica

A ascensão de Erling Haaland à fama e ao sucesso no mundo do futebol começou em 2019, enquanto jogava no RB Salzburgo, na Áustria. O avançado disparou sobre todos os cilindros da liga e da Liga dos Campeões. Marcou em todos os jogos da UCL, incluindo um impressionante hat-trick contra o Genk e um jogo contra o Nápoles. Também marcou contra o Liverpool em Anfield, o que chamou a atenção de Jurgen Klopp. Que, como todos sabemos, ama um jogador que jogou bem contra o seu lado.

O brilhante início de temporada de Haaland, que incluiu 31 golos e assistências em apenas 20 jogos, valeu-lhe uma transferência. Pensava-se que ficaria na Áustria pelo menos até ao final da época, mas depois de terem caído da Liga dos Campeões, só havia uma coisa na cabeça do jovem. Futebol da Liga dos Campeões.

Estava fortemente ligado a uma mudança para o Manchester United e Old Trafford, que estavam felizes em pagar a pequena taxa. Então o treinador, Ole Gunnar Solskjaer tinha trabalhado com Erling no Molde e foi capaz de convencê-lo facilmente a juntar-se ao seu lado, mas foi o falecido agente Mino Raiola que interrompeu o negócio. Raiola exigiu uma cláusula de libertação no contrato no valor de 51 milhões de libras. O United recusou isso, deixando o Borussia Dortmund como líder para garantir os seus serviços.

Eles fizeram isso, aceitaram a cláusula de rescisão e assinaram o rapaz.

Dias de Dortmund

Haaland não podia ter chegado ao Dortmund de uma maneira melhor, marcando um hat-trick saindo do banco em apenas 34 minutos de jogo. Foi incrível de ver, ficou claro que o miúdo tinha um dom louco para a baliza. Marcou pelo Dortmund na sua primeira temporada, 13 em 15 jogos na Bundesliga e 2 em 2 na UCL. O mais icónico é um raio contra o PSG nos últimos 16, se já viu o golo sabe do que estamos a falar. Quase quebrou a rede!

O avançado encontrou um lugar de positividade e amor na Alemanha, e todos o adoravam. Incluindo os seus colegas de equipa, uma vez que fez uma ligação particular com Jadon Sancho. A dupla foi mortífera junta, combinando tantos golos. Sancho fez 17 assistências nessa temporada e muitas delas foram graças a Erling Haaland.

Os números de Haaland de 2019 a 2022 em Salzburgo e Dortmund não foram nada menos que imaculados.

  • 2019/20- 40 jogos, 44 golos, 10 assistências
  • 2020/21- 41 jogos, 41 golos, 12 assistências
  • 2021/22- 30 jogos, 29 golos, 8 assistências
  • Total de 111 jogos, 114 golos, 28 assistências

Números absolutamente absurdos, especialmente tendo em conta que fez isto dos 18 aos 21 anos.

Um sonho “mancuniano”

Com o City a assinar o norueguês, cumpriu o seu sonho de seguir as pisadas do pai (Alfie Haaland) e de jogar pelo Manchester City. Era um adepto do City quando era miúdo e agora vai representar o seu clube de infância.

A ligação com o pai tem sido uma grande ajuda para o City em assegurar os seus serviços. Muitos clubes queriam Haaland e teriam todo o gosto em contratá-lo, mas só um poderia tê-lo.

Uma narrativa de falso nove

O City não lutou nem um pouco esta temporada, simplesmente não o fizeram. Ganharam o título pelo segundo ano consecutivo e chegaram às meias-finais da Liga dos Campeões. Embora a temporada pudesse ter corrido melhor, ainda assim foi um grande sucesso. Mas o City quer mais, querem a Liga dos Campeões e o Erling Haaland também.

Tacticamente, o Pep já fez muitos jogos sem um avançado reconhecido. Utilizando outros atacantes como Phil Foden, Bernardo Silva, Raheem Sterling e Kevin de Bruyne em nove papéis falsos. Isto funcionou um mimo, o Pep é um treinador fantástico e pode claramente fazer o melhor de qualquer situação. Com a qualidade geral que o seu plantel tem, não precisou de um avançado, mas já quis um.

O único avançado nas suas fileiras antes de Erling foi Gabriel Jesus. Desempenhou papéis significativos em muitas histórias de sucesso do City, mas não é o avançado de classe mundial de que uma equipa como o City precisa. Não é suficientemente fiável. Ele não marca golos suficientes e não oferece algo diferente o suficiente das nove opções falsas.

A peça final do puzzle de Pep

Haaland trará tudo o que Jesus não tem e mais. Tem uma estatura enorme com uma altura de 195,2 cm, uma grande presença física e uma incrível velocidade máxima. Isto combinado com a marreta de um pé esquerdo faz dele um dos futebolistas mais assustadores por aqui.

A forma como o City joga é bastante majestosa, eles controlam a bola por grandes períodos, geralmente com mais de 70% de posse. Também não seguram a bola, usam-na. A dar oportunidades a cada dois minutos, constantemente a ter a bola dentro e à volta da área. Quer se trate de cruzamentos ou passes delicados, eles encontram sempre um caminho dentro da área do adversário.

Com os cruzamentos de De Bruyne, Cancelo e Silva a voarem para a caixa, Haaland terá muito o que fazer por cima. Normalmente, têm dependido de Sterling e Jesus nos cruzamentos, mas com Haaland tudo mudará. É quase como ter um código de batota num jogo de computador. O melhor cruzador do futebol combinado com um dos melhores avançados.

‘Imposto da Bundesliga’?

Ao longo dos últimos anos, vimos muitos jogadores mudarem-se para a Premier League da Bundesliga e lutarem para se adaptarem ao estilo. Foi de lá que surgiu o termo “imposto da Bundesliga”.

Por exemplo, Timo Werner atirou para o RB Leipzig, marcando, assistindo e atraindo o interesse de muitos clubes de topo. Extremamente semelhante a Haaland. Ganhou uma transferência de 50 milhões de libras para o Chelsea e era esperado que competisse pela bota de ouro e melhorasse maciçamente a sua nova equipa. Simplesmente não resultou. Na sua época de estreia marcou apenas 6 golos no campeonato e na segunda conseguiu apenas 4!

Um declínio maciço na sua última temporada com o Leipzig, onde apontou 28 golos no campeonato. Outros jogadores sofreram o mesmo destino, incluindo Henrikh Mkhitaryan, e Jadon Sancho, só para citar alguns. Este último ainda tem hipóteses de provar que a liga está errada, mas o início da sua carreira na Premier League tem sido bastante lamentável.

Isto atrai pontos de interrogação sobre o desempenho de Erling Haaland na Premier League. É mesmo um jogador de primeira ou será mais um sofredor de “imposto da Bundesliga”?

Como é que o Erling Haaland se vai safar na sua época de estreia na Premier League?

Vejo o Haaland a bater no terreno a correr para o City, a marcar golo após golo por Pep. A forma como ele é construído é perfeito para a Premier League, tem o poder físico e o talento para a baliza que discutimos anteriormente.

Acho que vai marcar mais de 20 pontos no campeonato e dois dígitos na Liga dos Campeões, ajudando o City a chegar à segunda final da Liga dos Campeões na sua história.

Como acha que Erling Haaland se sairá na Premier League? Será que vai rivalizar com Ronaldo, Son e Salah pela bota de ouro? Ou vai lutar para se adaptar, deixando os fãs desiludidos? Não falta muito até descobrirmos!