Saltar para conteúdo

VENCEDORES RECORDE da BALLON D’OR – O QUE É E QUEM SÃO OS VENCEDORES Recordistas?

Para qualquer futebolista profissional, o Ballon d’Or é um dos mais cobiçados prémios individuais. Leia este artigo e saiba tudo sobre os vencedores da Bola de Ouro.

Como o futebol é um desporto de equipa, os troféus que recompensam o clube ou a selecção nacional são os mais procurados. Ganhar um campeonato nacional, a Liga dos Campeões ou o Campeonato do Mundo é algo especial. Mas também há prémios individuais para jogadores que, durante o ano civil, se distinguiram através de conquistas das suas equipas e desempenhos acima do normal.

A história da Bola de Ouro

O prémio Ballon d’Or foi criado em 1956 pela revista francesa France Football. A história deste troféu é longa e conturbada e tem sofrido muitas mudanças ao longo dos anos. A base para o prémio é uma votação de jornalistas desportivos de vários países. No início estava reservado para os jogadores europeus. Só em 1994 é que o prémio abriu as suas portas a jogadores de outros continentes. Isto resultou na ausência de jogadores como Pelé e Maradona, para os quais a France Football reservou um reconhecimento especial, entre os premiados. De 2010 a 2015 houve então uma fusão temporária do prémio com o Jogador Mundial da FIFA com diferentes métodos de votação, mas desde 2016 voltou à fórmula original.

Apenas 10 vencedores múltiplos

É claro que há muitos jogadores que receberam este importante prémio. Apenas 10 conseguiram ganhar mais do que uma vez. Vamos ver o top 10 dos vencedores da Ballon d’Or. Podem ser considerados alguns dos futebolistas mais importantes da história do futebol.

10. Alfredo Di Stefano

O jogador espanhol nascido na Argentina, mas naturalizado, é um dos avançados mais prolíficos e versáteis dos anos 50 e 60. Depois de uma carreira inicial na América do Sul, na Argentina e na Colômbia, para ser exacto, Di Stefano juntou-se ao Real Madrid. Posteriormente, marcou mais de 300 golos pelos Blancos e conquistou a Taça dos Campeões Europeus cinco vezes seguidas. Juntamente com Cristiano Ronaldo, ainda detém o recorde de 18 golos marcados contra o Barcelona. Ganhou a Bola de Ouro em 1957 e 1959.

9. Kevin Keegan

Este lateral direito deixou uma marca importante no futebol inglês e europeu durante a década de 1970. A sua carreira aconteceu principalmente em Inglaterra com o Liverpool, onde conquistou três títulos de campeão, uma Taça dos Campeões e duas Taças da UEFA. No entanto, é muito peculiar que tenha ganho duas bolas de ouro em 1978 e 1979 durante a sua estadia na equipa alemã de Hamburgo. O resultado mais significativo foi chegar à final da Liga dos Campeões, onde os alemães do Norte perderam com o Nottingham Forest.

8. Karl Heinz Rummenigge

Por falar na Alemanha, Ssrely um dos maiores avançados da história do futebol alemão, juntamente com Gerd Muller, é Karl Heinz Rummenigge. A carreira de Rummenigge está inevitavelmente ligada ao seu tempo no Bayern de Munique, onde jogou durante 11 anos. Dois campeonatos, duas taças de campeão e a copa do mundo estavam entre os troféus conquistados. Durante esse período, foi três vezes melhor marcador da Bundesliga e ganhou a Bola de Ouro em 1980 e 1981. Com a selecção alemã conquistou o título europeu em 1980.

7. Ronaldo

Há Cristiano Ronaldo e Ronaldinho, mas Ronaldo ‘o fenómeno’ há apenas um. Certamente um dos jogadores mais extraordinários de sempre, apesar de todas as lesões que sofreu. Desde cedo que o seu grande talento era evidente, tanto que deixou o Brasil aos 17 anos para jogar no PSV Eindhoven. A sua extraordinária velocidade e toque eram uma mistura explosiva. A sua carreira levou-o a muitas camisolas de equipas rivais como Barcelona e Real Madrid, bem como Inter e Milão. Marcou mais de 400 golos na sua carreira e venceu a Bola de Ouro em 1997 e 2002, quando encontrou o fundo das redes duas vezes na final do Mundial contra a Alemanha.

6. Franz Beckenbauer

É considerado por muitos o primeiro defesa que interpretou o seu papel de forma moderna e está à frente do seu tempo. O Bayern Munique foi o clube de todos os seus sucessos, apesar das aparições com Nova Iorque e Hamburgo no final da carreira. Relativamente ao seu palmarés com o Bayern não lhe faltava nada, desde cinco campeonatos alemães a todas as taças europeias e a cereja no topo do bolo: a copa do mundo. Ganhou a Bola de Ouro em 1972 e 1975.

Ballon d’Or recorde vencedores: os cinco melhores jogadores

5. Marco Van Basten

O ‘cisne’ de Utrecht é um dos futebolistas mais talentosos e azarados da história. Apesar de ter deixado de jogar quando tinha apenas 28 anos, Van Basten conseguiu deixar uma marca indelével no grande livro dos campeões da modalidade. Depois de ter passado pelo Ajax, em Amesterdão, ingressou no AC Milan, onde ganhou tudo o que havia para ganhar. Com a selecção holandesa, no Campeonato Da Europa de 1988, marcou um dos mais belos golos de sempre contra a URSS. Foi premiado com a Bola de Ouro em 1988, 1989 e 1992.

4. Johan Cruyff

É extremamente difícil definir o papel de Joan Cruyff em campo. Durante a sua passagem pelo Ajax, foi o homem certo para tudo: o primeiro defesa, o melhor médio, o avançado mais perigoso. Com o clube holandês conquistou 6 campeonatos nacionais, 3 Taças da Europa e 1 Taça do Mundo de Clubes. Recebeu a Bola de Ouro em 1971, 1973 e 1974. Posteriormente, mudou-se para o Barcelona, onde continuou a sua série de vitórias. Cruyff continuou a marcar golos antes de terminar a carreira nos Estados Unidos.

3. Michel Platini

Aqui está outro jogador que pode ser encontrado em todas as áreas do campo, mas ainda assim marcou um número impressionante de golos. Na sua carreira, Michel Platini jogou apenas por três equipas: Nancy, Saint Étienne e Juventus. Com este último, Platini conquistou dois títulos de campeão, uma Taça dos Campeões e a Taça do Mundo de Clubes. Venceu a Bola de Ouro três vezes (1983, 1984, 1985) e foi campeão europeu pela selecção nacional em 1984.

2. Cristiano Ronaldo

O protótipo do futebolista moderno. Potência, velocidade e talento ao mais alto nível. Um avançado praticamente imparável com um número surpreendente de golos. Trocou o Sporting de Lisboa pelo Manchester para substituir David Beckham como lateral direito. Logo ficou claro que ele jogava na direita, mas marcou mais golos do que qualquer outro. Uma enorme oferta do Real Madrid levou-o para Espanha, onde se seguiram golos e troféus. Ronaldo venceu o prémio Ballon d’Or por cinco vezes (2008, 2013, 2014, 2016, 2017). Conquistou também o título de Campeão da Europa com Portugal em 2016.

1. Lionel Messi

“La Pulga” é o jogador que tem sido o alter ego de Cristiano Ronaldo nos últimos 15 anos. Com diferentes atributos físicos, são igualmente indomáveis e incansáveis produtores de golos e títulos. O Barcelona comprou-o quando tinha apenas 13 anos e trouxe toda a sua família para a Europa. Todos dizem que é pequeno e frágil, mas não para de marcar golos e de ficar maior. Quanto aos troféus conquistados, vamos limitar-nos aos 6 Ballon d’Or (2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019), porque a lista das suas conquistas com o Barcelona é verdadeiramente interminável. Portanto, Messi é o melhor entre os vencedores da Bola de Ouro. Um jogador com um pé esquerdo excepcional, sempre capaz de mudar um jogo com um movimento imprevisível.