Saltar para conteúdo

OS 5 MELHORES JOGADORES QUE NUNCA GANHARAM A PREMIER LEAGUE

Por muito que tentem, há muitos jogadores famosos que nunca poderiam tornar-se vencedores da Premier League. As razões são numerosas: jogar na mesma época que os clubes mais bem sucedidos, não ter os companheiros de equipa ou treinador certos para corresponder ao seu talento, ou simplesmente má sorte ou timing desfavorável.

Eles têm a aptidão e a força de vontade, mas às vezes isso não te dá o título no final. É claro que os jogadores desta lista tiveram todo o tipo de sucesso noutras competições e ganharam o respeito dos seus adeptos e rivais em todo o mundo. Podem nunca ter vencido a Premier League, mas têm inúmeras conquistas a acrescentar aos seus nomes.

Aqui estão cinco dos melhores jogadores para nunca ganhar um título da Premier League em todas as suas temporadas de futebol profissional em Inglaterra.

Xabi Alonso

Xabi Alonso seria a ideia de qualquer clube de um médio perfeito, pois tinha uma presença calma sob pressão e tipicamente fazia o remate certo ou passe na hora certa. Alonso ingressou no Liverpool em 2004 e permaneceu lá por cinco temporadas, mas teve um enorme impacto logo de seguida ao ajudar o clube a levantar um troféu da Liga dos Campeões em 2005 (até marcando um golo crucial na final) e um título da Fa Cup em 2006.

Apesar de Alonso ter terminado com 18 golos e 16 assistências durante o seu mandato no Liverpool, foi ainda com pesar que se mudou para o novo clube do Real Madrid em 2009, sem um título da Premier League. Alonso, no entanto, pode não ter permanecido muito tempo neste pensamento, uma vez que o bem sucedido espanhol ainda conquistou um título de La Liga e outro troféu da Liga dos Campeões com o Real Madrid, bem como três títulos da Bundesliga com o Bayern Munique.

Além disso, há também algumas adições decentes na forma de uma vitória no Campeonato do Mundo em 2010 e dois Campeonatos da Europa em 2008 e 2012 para a Espanha. No fim de contas, Alonso ainda pode ser considerado um campeão, mesmo sem ser um vencedor da Premier League.

Gareth Bale

Sem dúvida o futebolista galês mais talentoso de todos os tempos, Gareth Bale tem tido muito sucesso durante o seu tempo como jogador profissional… mas a maioria esteve longe da Premier League.

Bale passou seis temporadas no Tottenham entre 2007 e 2013, onde rapidamente se tornou um dos avançados mais emocionantes de ver jogar o jogo. Bale teve todas as oportunidades para ajudar o Tottenham a vencer a Premier League com os seus requintados remates e um controlo incrível, mas não foi suficiente no final. Bale marcou 72 golos e 61 assistências durante o seu tempo no clube.

Depois de uma enorme transferência de 85,3 milhões de libras para o Real Madrid em 2013, Bale acabou por reforçar a sua habilidade com o hardware necessário, ao conquistar quatro troféus da Liga dos Campeões e dois títulos da La Liga com os gigantes espanhóis. Curiosamente, Bale regressou ao Tottenham por empréstimo de uma temporada em 2020, mas o clube terminou apenas em 7º lugar da tabela.

Bale jogou apenas três jogos pelo Real Madrid na temporada 2021-22, o que significa que os rumores estão a circular que a equipa espanhola procurará descarregar o galês durante a actual janela de transferências de janeiro. Mais do que provável, o Real Madrid espera juntar a estrela francesa, Kylian Mbappe, ao seu ilustre plantel. Bale poderia muito bem acabar por jogar por outro clube da EPL e talvez ter outra oportunidade de adicionar um título da Premier League ao seu já impressionante CV.

Luis Suarez

Não há dúvida de que Luis Suárez foi um prolífico goleador e uma fonte constante de destaques durante as suas quatro temporadas no Liverpool. O uruguaio marcou 82 golos e fez 47 assistências ao longo do seu mandato no Liverpool, mas todo esse talento não o conseguiu fazer um vencedor da Premier League. Suárez, como a maioria dos adeptos assinala, também foi uma figura controversa nos seus anos na Premier League.

Não só Suárez era famoso pelas suas tácticas de mergulho e vários incidentes envolvendo morder adversários (sim, mordeduras reais), como a FA também entregou ao talentoso avançado uma proibição de oito jogos e uma multa de 40.000 libras por abusar racialmente do jogador do Manchester United, Patrice Evra, durante um jogo em 2011.

Suárez é ainda, no entanto, recordado como uma força da natureza com a bola quando jogava no Liverpool, como fez o máximo que pôde para trazer ao clube um título da Premier League, tendo mesmo marcado 31 golos em 33 jogos durante a temporada 2013-14. Longe do EPL, Suárez conquistou um título de campeão holandês com o Ajax, troféu da Liga dos Campeões com o Barcelona, e já conquistou a liga espanhola um total de cinco vezes (uma com o Atlético de Madrid e quatro com o Barcelona).

Gianfranco Zola

Se não escolheres Frank Lampard, então o próximo melhor Chelsea pode certamente ser o italiano Gianfranco Zola. Apesar de nunca ter sido o jogador mais alto em campo, Zola era um avançado com força e era rápido como um relâmpago, mas mais do que isso, as suas habilidades deslumbrantes tornaram-no um pesadelo de um defensor. Zola era um jogador muito popular na década de 90 para o Chelsea, mas também era apreciado em toda a Premier League pela sua competitividade e paixão pelo jogo.

Zola viria a ganhar duas Fa Cups para o Chelsea em 1997 e 2000, mas esse título da Premier League simplesmente o iludiu, principalmente porque ele por acaso jogava na mesma época que clubes de enorme sucesso como Manchester United e Arsenal. Antes de Zola deixar o Chelsea para o Cagliari em 2003, jogou sete temporadas maravilhosas com os Blues e fez um total de 76 golos e 22 assistências.

Depois de se retirar como jogador em 2005, Zola mudou para a gestão e liderou vários clubes da EPL, incluindo West Ham e Watford, bem como um lugar de director adjunto no Chelsea. É uma pena que Zola e o Chelsea nunca tenham vencido a Premier League no auge do seu poder, mas depois da sua partida, o clube viria a ganhar cinco títulos EPL, cinco Taças de Inglaterra e dois troféus da Liga dos Campeões, por isso não nos podemos sentir muito mal por eles, pois não?

Steven Gerrard

Se há um jogador contra o qual os adeptos do Liverpool nunca vão ter uma palavra má, então tem de ser o Steven Gerrard. O “liverpudlian” nascido e criado era um grande médio como eles vêm, possuindo fantásticas habilidades de passe e QI de futebol insuperável, mas também a capacidade de defender, atacar e marcar golos duros quando importava. Gerrard foi também um genuíno líder e inspirou grande confiança nos seus companheiros de equipa, o que o ajudou a ganhar o cargo de capitão de Inglaterra de 2010 a 2014.

No final, Gerrard jogou umas surpreendentes 17 temporadas com o Liverpool, o que torna tão doloroso o facto de que o título da Premier League lhe tenha escapado todos estes anos. Gerrard e o clube tiveram uma quota-parte de sucesso, claro, ganhando um troféu da Liga dos Campeões e duas Taças de Inglaterra, mas nem podemos imaginar o quanto ele perdeu aquele troféu EPL todas essas temporadas.

O Liverpool esteve muito perto de ser vencedor da Premier League na temporada 2013-14, terminando em segundo lugar da tabela, com 84 pontos, atrás do Manchester City, com 86. O Liverpool parecia tudo menos certo para ganhar tudo esta temporada, mas uma derrota por 2-0 para o Chelsea e o empate 3-3 com o Crystal Palace nos últimos três jogos abrandaram o seu ímpeto. Gerrard deslizou infamemente durante a derrota do Chelsea, o que permitiu aos blues marcar o primeiro golo e acabar por fazer a partida. O momento ainda é dito para agravar Gerrard muitos anos depois.

Todo o tipo de nomes atuais e aposentados no mundo do futebol sempre tiveram enormes elogios para Gerrard e as suas habilidades em campo, com nada menos que o ex-treinador do Manchester United, Sir Alex Ferguson, elogiando a lenda do Liverpool com algumas das palavras mais simpáticas que alguma vez ouvirão: “Ele tornou-se no jogador mais influente de Inglaterra, bar nenhum”, disse Ferguson. “Tenho-o observado bastante. Em todos os lugares onde a bola está, parece estar lá. Tem um motor, desejo e determinação inacreditáveis. Qualquer um adoraria ter Gerrard na sua equipa.”

Gerrard disputou um total de 710 jogos pelo Liverpool e somou 186 golos e 150 assistências antes de mudar para os LA Galaxy por duas temporadas. Depois de se retirar em 2016, Gerrard teve uma passagem pelo Glasgow Rangers e é agora o atual treinador do clube EPL, o Aston Villa. Gerrard é um ícone do futebol independentemente do seu currículo, e é visto como um profissional absoluto pela sua ética de trabalho e dedicação ao Liverpool durante tantos anos.