Saltar para conteúdo
Saturday 06 Sunday 07 Ontem Hoje Amanhã Thursday 11 Friday 12
Date range selector
Live events icon

Desfrute de uma lista completa de jogos da Serie A transmitidos e televisivos para a temporada 2022/2023. Certifique-se de ver todos os jogos mais recentes aqui!

Os actuais campeões são o AC Milan que conquistou o título pela 19ª vez.

Eventos não disponíveis

Fundo histórico

A Serie A é a liga de futebol mais prestigiada e famosa da Itália, e é amplamente considerada uma das melhores ligas do mundo. Com as suas raízes em competições regionais que foram realizadas de 1898 a 1922, várias mudanças ocorreram entre 1922 e 1928, levando à adopção do actual formato da Serie A em 1929. O formato da competição em si permaneceu em grande parte inalterado desde então, embora um tremor em 2009 tenha visto a Serie A separar-se da Serie B devido a um desacordo sobre os direitos de transmissão televisiva.

O Formato Serie A

A temporada de futebol da Serie A começa geralmente em agosto e termina em maio do ano seguinte, e vê vinte clubes de futebol profissional a competir pelo título de campeão. Durante a primeira metade da temporada, todos os clubes jogam um jogo contra todos os outros. Depois, durante a segunda metade da temporada, todas as equipas voltam a jogar os mesmos adversários, na mesma ordem que antes, mas com os seus papéis em casa e fora a serem invertidos. Isto significa que todas as equipas jogam entre si duas vezes – uma em casa e outra fora.

As equipas ganham pontos de acordo com o seu desempenho em cada jogo. Uma vitória vale três pontos, um empate vale um ponto e uma derrota não ganha pontos. A equipa com maior número de pontos no final da época é declarada vencedora.

Se duas ou mais equipas empatarem em pontos após o último jogo da temporada, o desempenho frente a frente é utilizado para determinar o vencedor, com a diferença de golos e o número de golos marcados na temporada servindo como desempate adicional, se necessário.

Independentemente de o sucesso ser alcançado de forma definitiva ou graças à implementação de uma regra de tie-break, a equipa vencedora recebe o Coppa Campioni d'Italia, que se traduz aproximadamente como a Taça dos Campeões de Itália.

Clubes e Equipas De destaque

Embora todas as equipas que participam na competição de futebol da Serie A devam ser consideradas de primeira divisão, há um punhado de equipas que são particularmente notáveis graças ao seu desempenho consistentemente impressionante ao mais alto nível. Alguns dos principais são:

Juventus - Com sede em Turim, a Juventus venceu a Serie A por 36 vezes. O seu primeiro sucesso foi alcançado na temporada 1930/31, e o mais recente foi na temporada 2019/20, o que os torna os actuais campeões.

A.C. Milan - partilha o segundo lugar com o Internazionale para o maior número de vitórias no campeonato da Serie A, tendo erguido a taça 18 vezes, mais recentemente em 2010/11.

Inter de Milão - esta equipa é mais formalmente conhecida como Internazionale Milano, mas simplesmente como Inter de Milão para a maioria fora de Itália. Actualmente, têm 18 vitórias na Serie A, com a sua última vitória no campeonato a ser assegurada em 2009/10.

Roma - fundada em 1927, esta equipa foi campeã da Serie A em pelo menos três ocasiões. A primeira vitória no título aconteceu em 1941/42, e a mais recente foi em 2000/01.

Lazio - com sede em Roma, a Lazio venceu a competição da Serie A duas vezes. Estas vitórias foram alcançadas em 1973/74 e em 1999/2000.

Nápoles - tal como os seus rivais Lazio, o Nápoles levantou a Taça A duas vezes. O seu primeiro sucesso nesta competição foi alcançado em 1986/87, e o segundo em 1989/90.

Direitos televisivos

Os clubes de futebol da Serie A costumavam vender direitos de transmissão televisiva aos seus jogos directamente aos canais desportivos em causa, mas também negociaram direitos como colectivos. Foi essa abordagem colectiva que ajudou os clubes da Serie A a garantir um famoso acordo com a Sky Italia para a transmissão da Serie A na TV para as temporadas de 2010/11 e 2011/12, por um valor de 1,149 mil milhões de euros.

Fora de Itália, os jogos da Serie A são transmitidos por várias empresas, com acordos a serem negociados e renegociados para o futebol ao vivo na TV com organizações de radiodifusão em cada país. No Reino Unido, por exemplo, os direitos televisivos dos jogos da Serie A foram comprados pela Premier Sports, que opera fora da Irlanda. Este acordo, anunciado no início de 2019, permite à Premier Sports transmitir futebol ao vivo na TV durante pelo menos seis jogos de cada ronda da Serie A até 2021.

Momentos memoráveis da TV

Embora as empresas que têm o direito de transmitir futebol ao vivo na TV possam variar de época para estação, os jogos da Serie A têm encantado os espectadores há muitas décadas. Por isso, não é de estranhar que também tenham havido alguns momentos memoráveis que os fãs vão ter dificuldade em esquecer. Alguns dos favoritos notáveis incluem:

  • Diego Maradona ajudou o Nápoles a conquistar o seu primeiro campeonato da Serie A em 1986/87.
  • C. Milan acumulando uma surpreendente sequência de 58 jogos sem perder antes de perder com o Parma em 1993.
  • Gonzalo Higuain e Ciro Immobile marcaram 36 golos pelo Nápoles na temporada 2015/16 e pela Lazio Rom na temporada 2019/20.
  • A Juventus venceu o nono campeonato consecutivo em 2019/20.
  • A primeira vez que o mundo viu Alejandro 'Papu' Gomez a interpretar a sua agora famosa 'dança Papu'.

Jogadores-chave

A Liga De Futebol da Serie A é considerada uma das melhores do mundo porque apresenta consistentemente as melhores equipas e tem mostrado os talentos de muitos dos melhores jogadores. Alguns dos actuais jogadores-chave são os seguintes:

Cristiano Ronaldo - precisa de pouca introdução, sendo uma das estrelas do futebol moderno e capitão da selecção nacional para Portugal. O jogador de 35 anos joga actualmente como avançado na Juventus.

Zlatan Ibrahimovic - é um jogador de quase 40 anos da Suécia que actualmente joga como avançado no Milan. O antigo jogador do Manchester United desempenhou um papel crucial na temporada deste ano do AC Milan.

Fabio Quagliarella - jogou em várias equipas da Serie A, incluindo Nápoles, Juventus e Torino. O avançado italiano joga actualmente na Sampdoria.

Arkadiusz Milik nasceu na Polónia e joga na sua selecção. O jogador de 26 anos já jogou no Ajax holandês e actualmente joga como avançado no Nápoles.

Alejandro 'Papu' Gomez - é um jogador versátil e parece igualmente confortável quer servindo como avançado, ala ou médio ofensivo. O inventor da "dança Papu" toca actualmente para a Atalanta.

Suso - é um ala, e às vezes um médio ofensivo, para o Milan. Nascido em Espanha, também joga na selecção espanhola.