Skip to content

Toda a La Liga na TV e stream para a temporada 2021/2022. A temporada 2020/21 foi iniciada em setembro e a última ronda foi disputada em maio de 2021. O Atlético de Madrid conquistou o título numa batalha renhida com o rival Real Madrid.

Hoje
Ao Vivo
29.01.2023
13:00
  • Eleven 1
15:15
  • Eleven 1
17:30
  • Eleven 1
20:00
  • Eleven 1

A La Liga é o maior torneio de futebol da Espanha, recebendo alguns dos melhores clubes profissionais masculinos do país. Oficialmente chamado de Campeonato Nacional de Liga de Primera División, e La Liga Santander, pelos seus arranjos de patrocínio, é mais conhecido em todo o mundo pelo seu nome encurtado. Sediado num país conhecido pelas suas grandes equipas de futebol, o torneio goza de um público mundial. Na verdade, milhões de pessoas sintonizam-se todos os anos para apanhar a La Liga na televisão e serem entretidos por alguns dos melhores futebolistas espanhóis da televisão.

Fundo histórico

A primeira La Liga foi disputada em 1929, dois anos depois de José María Acha ter surgido com a ideia. Como director do Arenas Club de Getxo, a Acha trabalhou de perto com a Real Federación Española de Fútbol para organizar o torneio anual. O seu nome agora conhecido era anteriormente conhecido como Primeira Divisão.

A competição da Primeira Divisão era composta por apenas 10 clubes, incluindo Barcelona, Real Madrid e Athletic Bilbao. De facto, as seis primeiras equipas foram seleccionadas com base em vencedores anteriores da Copa del Rey. Os três clubes seguintes qualificaram-se como vice-campeões na mesma competição. Finalmente, o Racing de Santander entrou numa competição eliminatória.

Ao longo das décadas, diferentes equipas parecem ter dominado em períodos particulares. A década de 1930, por exemplo, parece pertencer ao Athletic Bilbao , que venceu a competição por quatro vezes e foi vice-campeão duas vezes nessa década. A década de 1940, após o recomeço do torneio após a guerra civil, pertencia a Atlético de Madrid, Valência e Barcelona.

A década de 1950 permitiu que um número crescente de pessoas assistisse à La Liga na televisão. Durante esta década, estes adeptos assistiriam Barcelona e Real Madrid dominarem os jogos. Os próximos 20 anos seriam recordados como os anos do Real Madrid, enquanto os anos 90 receberam a equipa de sonho do Barcelona.

Formato e Qualificação da Liga

Como muitos que vêem o futebol espanhol na TV saberiam, a La Liga implementa um formato duplo-round-robin. A temporada é de agosto e termina em maio, à semelhança de outros grandes torneios europeus nacionais. Cada clube tem duas oportunidades para desafiar todos os outros clubes no torneio. As equipas recebem pontos com base em vitórias e empates, com a equipa com mais pontos a subir a Taça da Liga.

A entrada na Primeira Divisão vem através da promoção da Segunda Divisão nacional. As duas melhores equipas da Segunda Divisão recebem uma promoção automática na temporada seguinte. Da mesma forma, as três equipas que se saem pior durante o torneio de uma temporada são relegadas da Primeira para a Segunda Divisão. A terceira equipa a chegar à La Liga é decidida com uma série de play-offs entre equipas que estão do terceiro ao sexto lugar na Segunda Divisão.

Clubes e Estádios

Hoje a La Liga é composta por 20 equipas que proporcionam aos adeptos algumas das experiências mais emocionantes do futebol espanhol na TV e nos estádios. Muitas das equipas que dominaram o torneio no século passado ainda estão a ter um desempenho especialmente bom. De facto, três das equipas fundadoras, nomeadamente Real Madrid, Barcelona e Athletic Bilbao , nunca foram relegadas da Primeira Divisão do país.

Não é, portanto, surpreendente ver que duas destas três equipas possuem os maiores estádios por capacidade em Espanha. Camp Nou, do Barcelona, pode ter mais de 99.000 espectadores, enquanto o Santiago Bernabéu, do Real Madrid, pode ter pouco mais de 81.000. O terceiro maior estádio é o Wanda Metropolitano e é o lar dos rivais do Real Madrid, o Atlético Madrid. Este estádio pode ter mais de 67.000 adeptos.

Não obstante a capacidade impressionante do estádio, se enchesse cada um dos 20 melhores estádios com adeptos do torneio, ainda estaria a faltar alguns milhões de lugares. Na verdade, a maior percentagem de adeptos assiste ao futebol ao vivo na TV, ocasionalmente apanhando um jogo ao vivo num estádio. Enquanto uma parte destes fãs reside em Espanha, a competição da Primeira Divisão atrai públicos de todo o mundo, especialmente da América do Sul e do Norte de África.

Notáveis Estatísticas e Registos

A competição de 90 anos tem estatísticas verdadeiramente notáveis. O Real Madrid é o vencedor mais bem sucedido da competição, com 33 títulos em seu nome. Ao longo do quase século, a equipa somou mais de 4526 pontos, num total de 2.834 jogos. O Barcelona partilha este número de jogos, no entanto, os vencedores da temporada 2018-19 só venceram a competição 26 vezes.

Na verdade, estas duas equipas dominaram grande parte do torneio ao longo das décadas, o que mostra em vários outros registos. Ambas as equipas detêm um recorde conjunto de mais vitórias numa época, com um total de 32. Ambos também detêm o recorde de mais vitórias em casa numa época, com 18. O Real Madrid, no entanto, é a única equipa a ganhar 16 jogos fora de casa numa temporada.

Jogadores e Melhores Marcadores

Com tantos espectadores internacionais a ver o futebol espanhol na TELEVISÃO, os jogadores tornaram-se estrelas. O argentino Lionel Messi é considerado uma lenda tanto em Espanha como no seu país natal. Em 450 jogos, Messi marcou 417 golos e, como ainda está a jogar na La Liga, espera-se que o seu recorde aumente.

O português Cristiano Ronaldo é também uma celebridade internacional, com os fãs de futebol a reconhecerem o seu sorriso de assinatura. Ronaldo já jogou na La Liga 292 vezes, marcando um total de 311 golos, a maior proporção do torneio. Telmo Zarra, caseiro , é terceiro na maioria dos golos marcados, com 251 em 278 jogos.

O recorde de participações em La Liga é detido pelo espanhol Andoni Zubizarreta, com 622 jogos. De facto, a lista dos dez melhores para a maioria das participações é composta por jogadores espanhóis, incluindo Raúl com 550 e Eusébio Sacristán com 543.

Se quiser ver a mais recente acção da La Liga, tem várias opções disponíveis. O futebol ao vivo na TV pode ser apreciado com serviços pagos e gratuitos, enquanto a Internet é um excelente lugar para encontrar futebol gratuito na TV hoje. Com tantas equipas e jogadores a dominarem campeonatos europeus e mundiais, a La Liga é verdadeiramente o melhor local para desfrutar da melhor televisão de futebol.