Skip to content

A Primeira Liga , também conhecida como Liga Portugal Bwin por motivos de patrocínio, é o mais alto nível do sistema da Liga Portuguesa de Futebol. Organizado e supervisionado pela Liga Portugal, é disputado por 18 equipas desde a época 2014-15, com as três equipas mais baixas relegadas para a Liga Portugal 2 e substituídas pelas três melhores equipas não-reserva desta divisão

09.02.2023

Fundada em 1934 como uma liga experimental chamada Campeonato da Liga da Primeira Divisão, foi nomeada Campeonato Nacional da Primeira Divisão de 1938 a 1999, quando foi alterada para o seu actual nome. Mais de 70 equipas já competiram na Primeira Liga, mas apenas cinco foram coroadas campeãs. Entre elas, as equipas dos "Três Grandes" – Benfica (37 vitórias), Porto (30 vitórias) e Sporting CP (19 vitórias) – venceram todos, menos dois títulos da Primeira Liga; os outros vencedores são Belenenses (1945-46) e Boavista (2000-01).

A Primeira Liga aumentou a sua reputação nos últimos anos, ocupando o sexto lugar do ranking nacional da UEFA, a partir de 2021. Entrou no top 5 pela primeira vez na temporada 2011-12, passando pela Ligue 1 francesa, uma das históricas "cinco grandes" ligas europeias, pela primeira vez desde 1990. A Primeira Liga também alcançou o quarto lugar do ranking mundial, de acordo com o ranking de 2011 do IFFHS.

História

Antes da reforma do futebol português de 1938, já se realizava uma competição experimental em forma de ronda – a Primeira Liga (Premier League) e os vencedores dessa competição foram nomeados "campeões da Liga". Apesar disso, um Campeonato de Portugal em formato de eliminatória da Taça foi o mais popular e definiu o campeão português, embora os vencedores desta competição já não contam como campeões do futebol português.

Depois, com a reforma, foi implementado um concurso de base de rodapé como o mais importante do calendário e começou a definir o campeão português. De 1938 a 1999, foi utilizado o nome Campeonato Nacional da Primeira Divisão ou apenas Primeira Divisão .

O Porto venceu a edição inaugural do campeonato da Nova Liga e defendeu com sucesso o título na época seguinte. Em 1939-40 o torneio foi alargado de oito para dez clubes, devido a uma batalha administrativa entre o Porto e a Académica do Porto, a propósito de um jogo do Campeonato Regional que terminou com apenas 43 minutos após o início, e mais tarde repetido (que o FC Porto venceu) de acordo com a decisão da FA do Porto. A FPF saiu com a decisão de satisfazer os dois clubes, alargando o campeonato a 10 equipas (mais uma do Porto FA e outra de Setúbal FA) e anulando o resultado do jogo de repetição. Com esta decisão, o FC Porto perdeu o título regional e terminou em 3º, o Leixões SC tornou-se o novo campeão regional, enquanto o Académico foi 2º classificado. Todas as 3 equipas qualificaram-se para a Primeira Divisão 1939-40.

Após a temporada de 1945-46, o sistema de qualificação baseado em campeonatos regionais foi abandonado e adoptado um sistema de pirâmide, com despromoções e promoções entre os 3 escalões. Os clubes da Primeira Divisão, Segunda Divisão e Terceira Divisão já não tinham de disputar os seus campeonatos distritais na mesma época que faziam desde as primeiras épocas da Liga. Quando a Liga Portuguesa de Futebol Profissional assumiu o controlo das duas ligas nacionais em 1999, foi renomeado "Primeira Liga" (Premier League).

Três Grandes

"Os Três Grandes" é uma alcunha para os três clubes desportivos mais poderosos de Portugal. Com excepção do Belenenses em 1945-46 e do Boavista em 2000-01, apenas três clubes venceram o título da Primeira Liga – Benfica (37 vezes), Porto (29) e Sporting CP (19). Estes três clubes geralmente acabam por partilhar as três primeiras posições (portanto, aparecendo com mais frequência nas competições da UEFA) e são os únicos clubes que já jogaram em todas as temporadas da competição.

Estes clubes dominam o futebol português, e tornou-se típico para os adeptos apoiar qualquer uma destas equipas como um "primeiro clube", com uma equipa local provavelmente vindo depois, se é que é. Os "Big Three" têm a média de atendimento mais alta todas as temporadas em Portugal, enquanto muitas outras equipas, sem o apoio dos locais, têm sofrido com pouca afluência. A falta de apoio às equipas locais é considerada uma das principais razões pelas quais o Futebol Português regista uma das piores classificações de presenças nos melhores campeonatos do Futebol Europeu, a par da transmissão de quase todos os jogos na televisão. Noutros desportos, a rivalidade entre os grandes clubes também é considerável e geralmente leva a discussões entre os adeptos e os jogadores.

O Benfica é o clube com mais títulos de liga, taça e taça da Liga, bem como os títulos nacionais mais nacionais (81) e títulos globais conquistados (83 ou 84, se a Taça Latina for tida em conta), incluindo troféus consecutivos da Taça dos Campeões Europeus. O Porto é o clube com mais Supertaças portuguesas e títulos internacionais conquistados .

O Sporting CP ocupa o terceiro lugar no que diz respeito aos mais títulos da Liga e da Taça. O Benfica é o único clube português a conquistar dois títulos consecutivos de Taças da Europa/UEFA Champions League, tendo atingido dez finais europeias: sete Taças da Europa e três Taças da Europa/Liga Europa, e foi vice-campeão em duas Taças do Intercontinental. O Porto é o único clube português desde 1987 a vencer qualquer competição internacional (excluindo a Taça Intertoto da UEFA), reunindo um total de duas Taças da Europa/Ligas dos Campeões, duas Taças/Ligas Europa, uma Supertaça Europeia e duas Taças Intercontinental e terminou em segundo lugar numa Taça dos Campeões Europeus e três Supertaças europeias. O Sporting conquistou uma Taça dos Campeões Europeus e foi vice-campeão numa Taça UEFA. Para além dos três grandes, o Braga conquistou a última Taça Intertoto da UEFA e foi vice-campeão numa UEFA Europa League