Skip to content

LIGA DAS NAÇÕES - Sucesso ou Fracasso?

A Liga das Nações é um top ou um flop? A Liga das Nações 2022/2023 entra em sua terceira rodada a partir de quarta-feira, 1º de junho. Razão suficiente para dar uma olhada detalhada em como este novo modo de torneio é recebido por fãs e associações. Afinal, a cada dois anos, com a Copa do Mundo e a Eurocopa, já é oferecido muito futebol aos torcedores, e é por isso que nos perguntamos com razão: precisamos mesmo de outra competição?

No artigo a seguir trataremos do modo em si, mas também trataremos do sucesso e das críticas. Afinal, nem todos estão tão convencidos da Liga das Nações quanto a UEFA gostaria.

Events not available

O que é a Liga das Nações 2022/2023?

A Liga das Nações foi introduzida pela primeira vez em 2018/2019, também para substituir os amistosos bastante chatos e, assim, proporcionar mais emoção. Todas as 55 equipes da Europa estão divididas em 4 ligas: A, B, C e D, cada uma formando 4 grupos com 4 equipes cada. O resto só pode ser encontrado na Liga D, incluindo grupos com 3 equipas.

As ligas funcionam de forma semelhante à Bundesliga, por exemplo. Existem promoções e rebaixamentos que se encontram mais tarde no rebaixamento. Os 4 vencedores dos grupos da Liga A, por outro lado, disputam a taça da Liga das Nações. Além disso, as equipes da Liga das Nações também podem se classificar para o próximo Campeonato Europeu, então para alguns é definitivamente algo.

Quais são as vozes positivas na Liga das Nações?

A Liga das Nações substitui principalmente os amistosos relativamente sem sentido que ocorrem durante esse período. É por isso que este modo de torneio oferece um pouco mais de emoção do que antes. No lado positivo, há encontros extras emocionantes sem aumentar o estresse geral.

Além disso, devido à próxima Copa do Mundo no inverno, as equipes têm a oportunidade de se familiarizar muito melhor. Nem sempre é o caso dos amistosos, pois muitas equipes não os levam a sério e viajam com um time B. É por isso que a Liga das Nações tem vantagens claras aqui quando se trata de se preparar para a Copa do Mundo.

O que dizem os críticos do novo modo de torneio?

Embora a Liga das Nações não aumente a carga geral como substituto dos amistosos, essa é uma vantagem mais teórica. Porque em termos práticos, muitas federações descansam os seus jogadores nacionais nestes encontros. Assim, os melhores desempenhos muitas vezes recebiam uma pausa para salvá-los para outras competições. Ou eles jogaram apenas uma metade antes de serem substituídos para manter o estresse baixo.

Na Liga das Nações, no entanto, as apostas são muito mais altas, trata-se também de prestígio. É por isso que as federações e os treinadores querem naturalmente ver o sucesso e recorrer aos melhores jogadores, que já estão fortemente sobrecarregados por ligas, Campeonatos do Mundo e Campeonatos da Europa. Portanto, há definitivamente um fardo adicional, e é por isso que Jürgen Klopp tem criticado com veemência a Liga das Nações da UEFA.

Como a Liga das Nações é recebida pelos torcedores e associações?

A nova liga não está indo muito bem com os fãs no momento. Se isso se deve ao fraco desempenho da equipe alemã até agora , ou se você já está saturado em geral, não pode ser dito exatamente. Assim, de acordo com a pesquisa Kicker, uma estreita maioria de 52% não está ansiosa para a Liga das Nações, e a tendência está aumentando.

As classificações aqui na Alemanha também foram bastante ruins nos últimos torneios. A última final entre França e Espanha foi assistida por apenas 3,25 milhões de telespectadores no horário nobre. A final do Campeonato Europeu, alguns meses antes, entre Itália e Inglaterra, por outro lado, atraiu um total de 20,9 milhões de espectadores. Um resultado claro com o qual os adeptos castigaram o novo formato da UEFA.

A nova Liga das Nações também só é recebida com cautela pelas associações e jogadores. Depois que a França venceu a última final, os jogadores se cumprimentaram em vez de se abraçarem emocionalmente. Muitos clubes, treinadores e jogadores criticam abertamente que a UEFA só parece se importar com dinheiro.

A Liga das Nações será diferente na temporada 2022/2023?

Com a próxima Copa do Mundo no inverno, a Liga das Nações pode ganhar significativamente em importância. Tanto as equipes quanto os torcedores poderiam estar mais animados desta vez, dada a forma da equipe logo à frente do torneio mais importante. É por isso que o diretor-gerente da seleção alemã, Oliver Bierhoff, anunciou que desta vez se trata de muito mais.

A Liga das Nações deve servir para dar um passo à frente com a equipe e ganhar autoconfiança. Os adversários são Itália, Inglaterra e Hungria na fase de grupos, por isso certamente serão jogos emocionantes. Alguns meses depois, no final de novembro, haverá o primeiro jogo da Copa do Mundo contra o Japão, no Catar. Então você quer se preparar o melhor possível e ver a Liga das Nações como a ferramenta certa para isso.

Conclusão: a temporada 2022/2023 pode se beneficiar da Copa do Mundo

Até agora, a Liga das Nações tem sido tudo menos uma história de sucesso. Tanto adeptos como jogadores e associações/clubes estão a recebê-los com moderação. Atualmente, apenas a UEFA parece convencida da Liga das Nações, mas tem fortes incentivos financeiros para mantê-la. Afinal, mesmo uma Liga das Nações 2022/2023 com funcionamento moderado traz significativamente mais dinheiro para os cofres do que puros amistosos.

Mas alguns também veem a Liga das Nações como uma boa oportunidade para se preparar para a Copa do Mundo, que acontecerá excepcionalmente no inverno de 2022. Então, definitivamente, pode ser mais emocionante do que tem sido até agora. Porque para muitas equipes, a competição pode ser uma boa referência para a próxima Copa do Mundo no inverno de 2022.