Skip to content

O ténis é um desporto de raquete popular que pode ser jogado a dois ou quatro. O jogo joga-se num campo rectangular e os componentes básicos da modalidade, para além dos jogadores, são uma bola, uma rede e raquetes. Não importa se o ténis está a ser jogado entre amigos ou num ambiente profissional, o objectivo continua o mesmo: bater na bola de tal forma que aterra na área permitida do adversário, mas o adversário não pode devolvê-la a tempo. Os jogos de ténis podem ficar bastante excitantes e não é incomum que os membros do público na quadra consigam um pescoço duro. Uma aposta mais segura seria entrar em toda a acção e ver ténis na TV.

Events not available

História

Como a maioria do desporto, as origens exactas do ténis estão envoltas em mistério, mas a versão moderna pode ser dito com segurança ter nascido no final dos anos 1850. Harry Gem e Augurio Perera pegaram nos jogos de raquetes e pelota e criaram um novo desporto. Em 1872, eles passaram a criar o primeiro clube de ténis do mundo, que estava sediado em Birmingham, Reino Unido.

À medida que o desporto começava a ser jogado por mais ingleses, espalhou-se pelas colónias e para os Estados Unidos. No final do século XIX, campeonatos e competições de ténis foram organizados em todo o mundo, incluindo França, EUA e Austrália.

Em 1913, foi fundada a Federação Internacional de Ténis de Gramado. Além da criação de vários campeonatos, a Federação rapidamente começou a trabalhar na normalização das regras do ténis de relva. A maioria destas regras continua a ser usada nos jogos de ténis de hoje.

ATP

A Associação de Profissionais de Ténis é um organismo internacional de ténis masculino. Foi formada em 1972 e tem sede em Londres, Reino Unido. O ATP é mais conhecido por organizar um dos torneios de ténis mais populares, conhecido como ATP Tour. Estes eventos foram organizados pela primeira vez em 1990, e combinaram competições anteriores, incluindo os torneios de ténis do Grande Prémio e o Campeonato Mundial de Ténis.

O público que gosta de ver os emocionantes jogos de ténis na televisão tem uma grande variedade de eventos para escolher. O ATP Tour inclui competições bem conhecidas, como o Grand Slam e o ATP World Tour Masters 1000. Estes eventos atraem milhões de espectadores em todo o mundo, ansiosos por apanhar Wimbledon e o US Open na televisão.

WTA

A Associação de Ténis Feminino é a congénere feminina do ATP e é igualmente o principal órgão organizador do ténis profissional feminino. Foi criado em 1973 e tem sede na Florida, EUA. Um dos torneios anuais mais aguardados organizados pela WTA é o WTA Tour, que acolhe os melhores talentos femininos de ténis de todo o mundo.

No início, a WTA não teve tanta atenção como a ATP, no entanto, isso mudou quando, em 1975, assinou um acordo de radiodifusão com a CBS. Isto não só ajudou a posição financeira da organização, como também introduziu o ténis feminino a um público global que gosta de ver desporto ao vivo na televisão.

A WTA foi parcialmente responsável por conseguir que os torneios atribuíssem o mesmo prémio às mulheres como fizeram aos homens. Os defensores da igualdade salarial que assistem ao US Open na televisão ficariam felizes em saber que este foi o primeiro torneio a atribuir os mesmos prémios, em 1973. Muito poucos outros eventos desportivos podem orgulhar-se deste feito.

Principais jogadores masculinos e femininos

O ténis é um desporto emocionante que, ao longo dos anos, gerou alguns jogadores incríveis. O favorito entre os que assistem ténis na televisão é Roger Federer. O jogador suíço fez manchete quando, em 2001, com apenas 19 anos, bateu Pete Sampras e acabou por bater o seu recorde de vitórias no Grand Slam.

Outros jogadores muito populares incluem Steffi Graf e Serena Williams que, entre os dois, têm 43 títulos do Gram Slam. Bjorn Borg é outra lenda do ténis que jogou a sua primeira Taça Davis aos 15 anos e ganhou o seu primeiro Open de França aos 18 anos.

Torneios Memoráveis/Momentos televisivos

Naturalmente, num desporto tão cheio de talento, há muitos momentos memoráveis na televisão. Quem assistia ao ténis na televisão durante a final masculina de Wimbledon 2008 foi tratado com um regresso dramático de Rafael Nadal, que bateu Roger Federer durante uma partida interrompida pela chuva.

Outro jogo espectacular ocorreu em 1992 durante o Open de França Feminino. Steffi Graf e Monica Seles lutaram durante 90 minutos de pura adrenalina, que terminou com Seles a superar o titular e a ganhar o título.

O maior momento fora da quadra aconteceu em 2006, quando André Agassi, um tenista controverso, anunciou a sua demissão, para surpresa de quem assistia ao vivo nas notícias desportivas na televisão.

Nos seus 150 anos de história, o ténis rapidamente se tornou um grande desporto que atrai talentos fantásticos, patrocinadores lucrativos e milhões de fãs ansiosos que assistem a praticamente todos os jogos ao vivo na televisão. Com a maioria das suas lendas, ou recentemente reformadas ou ainda a jogar, o futuro parece muito emocionante para os fãs da modalidade. Para obter as últimas novidades sobre todos os eventos mais recentes, continue a verificar este espaço para o horário de jogo de ténis mais actualizado!