Saltar para conteúdo
Saturday 06 Sunday 07 Ontem Hoje Amanhã Thursday 11 Friday 12
Date range selector
Live events icon

Desfrute da programação completa de todos os jogos de basquetebol transmitidos na televisão para a temporada 2022/2023. O basquetebol é um desporto popular jogado em todo o mundo. Milhões de adeptos sintonizam-se regularmente para ver basquetebol na televisão ou ao vivo nos estádios. Os jogadores de basquetebol são atletas de alta competição, devido à combinação de velocidade, força e estratégia que necessitam para vencer a equipa adversária. Todos os jogos de basquetebol prometem experiências emocionantes, resultados imprevisíveis e surpresa. Não admira, portanto, que seja um dos desportos mais populares na televisão.

Eventos não disponíveis

Basquetebol

Sem dúvida um dos desportos mais conhecidos do mundo, o basquetebol é um dos desportos mais agradáveis da TV de hoje! Um jogo de grande habilidade, o basquetebol deve estar na lista de todos os fãs de desporto! Continue a ler para ver o que queremos dizer!

História

O basquetebol foi inventado em 1891 pelo instrutor de ginástica e professor de educação física James Naismith, no que hoje é conhecido como Springfield College, Massachusetts. Curiosamente, no entanto, Naismith não inventou o nome do jogo.

Em vez disso, Frank Mahan, um dos primeiros jogadores de basquetebol, questionou Naismith sobre o que pretendia chamá-lo e sugeriu "Bola de Naismith". Naismith riu-se em resposta, dizendo que um nome assim significaria a morte de qualquer jogo.

Então, Mahan sugeriu "basquetebol", ao que Naismith concordou. Finalmente, algum tempo depois da invenção do basquetebol, veio o passo mais importante na sua evolução: o drible. Naismith nunca mencionou nada como o drible nas suas regras, em vez de dizer que passar a bola é a única maneira de avançar.

O drible parece ter surgiu como uma invenção inteligente por parte dos jogadores, argumentando que estavam a "passar a bola para si mesmos". Isto provou ser muito eficaz, e o próprio Naismith aprovou-o. O primeiro caso conhecido de drible foi em 1897 na Universidade de Yale.

Regras

Há várias regras a considerar no basquetebol, mas a mais importante é definitivamente a necessidade de drible. Há algumas regras que tornam obrigatório driblar e quebrar qualquer uma das quais resultará numa perda da bola. Mas, não importa as regras chatas, vamos ao que é divertido: marcar.

A pontuação é feita através golos de campo, passando a bola através do cesto do adversário, quer por saltos (onde os jogadores saltam e jogam a bola), lay-ups (onde os jogadores saltam de baixo do cesto e saltam a bola para fora da placa) ou afunda (onde os jogadores saltam e 'batem' a bola no cesto).

Os golos de campo valem geralmente 2 pontos, a menos que sejam feitos a partir da linha de três pontos, onde valeria 3 pontos. Caso contrário, os jogadores podem marcar 1 ponto através do que são conhecidos como lances livres ou lances de falta, que são remates incontestados concedidos a uma equipa depois de estarem na parte recetora de uma falta.

NBA

A Associação Nacional de Basquetebol é a liga profissional de basquetebol mais proeminente do mundo. A liga, originalmente chamada de Associação de Basquetebol da América, foi criada a 6 de junho de 1946. Adotou o nome atual em 3 de agosto de 1949, depois de se fundir com os seus rivais, a Liga Nacional de Basquetebol.

A NBA é composta por 30 equipas, e é responsável pela introdução da linha de três pontos. Além disso, também acolhe um campeonato anual conhecido como AS Finais da NBA, que é o evento de basquetebol mais significativo do mundo, tornando-o uma excelente e emocionante escolha para o desporto ao vivo na TV!

Equipas de sonho e melhores jogadores

É impossível falar de basquetebol e não falar do Michael Jordan, que é provavelmente o jogador de basquetebol mais famoso de sempre. Jordan, que jogou nos Chicago Bulls, é um dos três jogadores que são considerados responsáveis pelo aumento do basquetebol para uma popularidade sem precedentes nos anos 80 e 90.

Os outros dois jogadores são Larry Bird, que jogou nos Boston Celtics, e Magic Johnson, que jogou nos Los Angeles Lakers. Há demasiados grandes jogadores para mencionar, mas seria uma injustiça não mencionar alguns outros: em primeiro lugar, Bill Russell dos Boston Celtics.

Segue-se Wilt Chamberlain dos Golden State Warriors, o Philadelphia 76ers, e os Lakers; por último, mas não menos importante é Kareem Abdul-Jabbar dos Lakers e os Milwaukee Bucks. Estes são alguns dos melhores jogadores de sempre a agraciar o court e estão listados no Top 50 da NBA.

Quanto às equipas de sonho, os Boston Celtics, os Los Angeles Lakers, os Chicago Bulls e os Golden State Warriors, que são os atuais campeões da NBA, levam o bolo por serem os melhores dos melhores, especialmente porque todos ganharam as finais da NBA várias vezes cada!