Saltar para conteúdo

PREVISÕES DA PREMIER LEAGUE 2022/23

Em breve será o início da 30ª campanha da Premier League. É seguro dizer que estamos todos a contar os dias até que a liga volte e não resta muito tempo.

Falta menos de um mês para o dia 5 de agosto e o primeiro jogo da liga da nova temporada onde o Crystal Palace vai receber o Arsenal. Antes disso, temos um mês para especular como pensamos que a próxima Premier League vai ser abaixo.

Começando com a estrela da temporada!

Estrela da Temporada

Há muitos jovens jogadores emocionantes na corrida para fazer a sua estreia na Liga.

Os jovens jogadores que saem e asseguram lugares na primeira equipa é sempre fantástico de se ver. Quer continuem a chegar ao topo ou a vacilar para carreiras menos importantes.

Na próxima temporada, acho que a maior estrela de fuga virá do Manchester United e do seu prodígio avançado Alejandro Garnacho. O argentino tem sido fenomenal para o United na equipa de juniores, foi o melhor jogador do United ao vencer a Fa Youth Cup.

É um dribbler rápido e dinâmico, com um excelente olho para a baliza. Tem aquela paixão sul-americana e desejo de ir ao topo. Já recebeu uma chamada sénior da selecção argentina, mas ainda não saiu a nível de clubes sénior, apresentando apenas 12 minutos na Premier League até agora na sua carreira.

Tudo isto mudará na próxima temporada, o novo treinador Erik ten Hag já confirmou que Garnacho faz parte dos seus planos e será um jogador de primeira na próxima temporada. São tempos emocionantes para o próprio Garnacho e para o Manchester United.

Equipa mais surpreendente da época

Todas as temporadas, temos uma equipa que está completamente fora de série, que cumpre as suas expectativas. Vimos o Leicester City ganhar o campeonato depois de quase ter sido relegado em 2016, vimos o recém-promovido Sheffield United como grandes favoritos a ser relegado e a terminar a primeira metade. Na temporada passada, o Brentford foi o melhor artista.

Esta temporada, posso ver Nottingham Forest sobre a performance e evitar a despromoção. São uma equipa com grande história que, sem dúvida, merece estar no topo. Mas o legado não é suficiente para te manter numa liga, precisas de um bom plantel de jogadores. Infelizmente perderam James Garner e Djed Spence, que regressaram aos seus clubes pais após o fim dos seus períodos de empréstimo.

Recrutaram bem para substituir estes jogadores e acrescentaram ainda mais qualidade e profundidade. Contrataram Dean Henderson por empréstimo do Man United, o lateral-direito Julian Biancone e o neco Williams do Liverpool para citar alguns. Vão ter fome de ficar na Premier League e construir uma equipa ainda mais forte nos anos vindouros. O seu plano final e o seu sonho seria ver o troféu da Liga dos Campeões regressar ao Terreno da Cidade.

Vencedor de Luva de Ouro

O prémio de luva de ouro vai para o guarda-redes com os lençóis mais limpos. Normalmente, o guarda-redes dos campeões ganha o prémio, já que essa equipa costuma ter defendido o melhor. Na temporada passada foi uma ligeira excepção a isso, Ederson e Alisson partilharam o prémio depois de ambos terem acumulado 20 fichas limpas.

Esta temporada posso ver ser muito semelhante. Man City e Liverpool continuarão a estar dentro e à volta do topo da tabela e os seus guarda-redes vão ancinho nos lençóis limpos. Edouard Mendy, do Chelsea, também pode ter um caso, dependendo de quem mais o Chelsea assinar pela sua defesa depois de ter chegado a acordo para assinar kalidou Koulibaly do Nápoles.

Com tudo considerado, a nossa escolha para vencedor da luva dourada na próxima temporada é Ederson. A sua defesa do Man City , combinada com a sua própria qualidade, dá-lhe uma hipótese real de reter o prémio e de o ganhar pela quarta vez consecutiva.

O Playmaker da Temporada

O prémio de playmaker vai para o jogador com mais assistências numa temporada. Foi Mohamed Salah quem ganhou o prémio da última vez, e foi um ano e tanto para ele, já que também ganhou a bota de ouro.

Esta temporada, acho que o prémio vai para um jogador do Manchester City que se chama Kevin de Bruyne. O belga ganhou o prémio mais vezes desde que começou em 2018. Também detém o recorde conjunto de mais assistências numa temporada com 20. Com os novos avançados Erling Haaland e Julian Alvarez a apontarem os seus cruzamentos, de Bruyne está pronto para uma temporada inovadora.

A Bota de Ouro

Temos novos candidatos ao prémio de bota de ouro que chegam na temporada 22/23. Algumas caras goleadores recentes que vão tentar deixar a sua marca na história da Premier League, reclamando um prémio de bota de ouro.

Erling Haaland estará lá em cima, assinou pelo Manchester City depois de ter sido ativada a cláusula de compra do Dortmund.

É um dos jovens avançados mais quentes da Europa com um fantástico recorde de golos. Adicionar um jogador desta natureza a uma equipa que cria o que parece ser milhares de oportunidades, é um pensamento assustador. Se o norueguês pode ficar livre de lesões, tem um grande potencial para ganhar a bota de ouro.

Semelhante pode ser dito para o novo homem do Liverpool, Darwin Nunez. Marcou muito pelo Benfica na época passada e provavelmente terá um lugar no topo do XI do Liverpool na maioria dos jogos. Ainda estamos para ver um avançado fora e fora de casa ser a principal fonte de golos do Liverpool na era Klopp, eles, em vez disso, confiaram na qualidade dos seus alas. Mas com Mané fora de portas, vão precisar de mais golos.

Apesar das chegadas destes dois avançados talentosos, acho que a bota de ouro vai ficar em mãos familiares. A proeza goleadora de Mo Salah é algo que não pode ser subestimado, e estará determinado a garantir mais uma bota de ouro e mostrar ao Liverpool por que razão prolongaram o seu contrato.

Treinador da Temporada

O prémio de treinador da época é muito difícil de chamar, já vimos muitos treinadores vencedores da Liga ganharem o prémio, mas nem sempre. Às vezes é um treinador que se apresentou descontroladamente com o seu plantel que leva para casa o prémio. Nas últimas 5 temporadas, o prémio de treinador foi passado entre Pep Guardiola e Jurgen Klopp, mas esta temporada pode haver uma mudança na maré.

O novo patrão do Manchester United, Erik ten Hag, estará faminto pelo sucesso da Premier League e trabalhará muito para chegar ao seu lado onde deveria estar. Se conseguir que o United volte a competir, vai estar lá em cima.

O treinador dos Spurs, Antonio Conte, tem as suas próprias ambições de título. O italiano construiu um fantástico plantel dos Spurs e vai procurar levá-los ao título e um segundo treinador do prémio da temporada para si próprio.

Posso ver o prémio a ir para Erik ten Hag, acredito firmemente que o United vai melhorar massivamente e mesmo que não ganhem o campeonato, a melhoria vista fará do holandês um vencedor digno.

Jogador da Época

O prémio de jogador da Premier League é um dos mais prestigiados da região. Na temporada passada, o prémio foi para Mohamed Salah. O que foi extremamente merecido depois de ganhar o prémio Bota de Ouro e Playmaker da Temporada. Ele vai querer manter o prémio na próxima temporada. Kevin de Bruyne também vai tentar voltar a pôr as mãos no prémio. Aqueles dois são definitivamente os favoritos.

Surpreendentemente, acho que o prémio vai acabar nas mãos do avançado dos Spurs, Harry Kane. Consigo vê-lo explodir na sua primeira temporada inteira sob a direção de Antonio Conte. O seu jogo de ligação com Son e Kulusevski continuará a ser um agrafo e liderará os Spurs à medida que procuram voltar a ficar entre os quatro primeiros.

Os Sete Primeiros

Os 7 primeiros lugares da tabela da Premier League garantem um lugar europeu, seja o futebol da Europa Conference, a Liga Europa ou a Liga dos Campeões. Acho que vamos ver uma lista semelhante de equipas a competir por estes lugares.

UEFA Europa Conference League

Penso que será o West Ham United a terminar em 7º lugar e a recuperar um lugar na UECL. Os Irons têm sido uma equipa fantástica para ver sob o comando de David Moyes, que chegou às meias-finais da Liga Europa na época passada, batendo equipas como Sevilha e Lyon. É justo dizer que o Moyes tem o seu lado a bater bem acima do seu peso e vai continuar a fazê-lo.

UEFA Europa League

Acho que as duas equipas que se qualificarem para a Liga Europa serão Arsenal e Tottenham. Na época passada, ambas as equipas jogaram pouco a nenhum futebol europeu, o que os ajudou a melhorar os seus desempenhos na Liga. Pareciam mais aptos e em melhor forma do que as temporadas anteriores, razão pela qual ambos estavam a competir pelos quatro primeiros lugares.

Na próxima época, o Arsenal vai jogar a Liga Europa de futebol e os Spurs vão jogar futebol na Liga dos Campeões. Os jogos adicionais farão com que as equipas desçam em comparação com a época passada e se afastem dos quatro primeiros.

Os Quatro Primeiros

Um dos temas mais debatidos durante todo o ano é o top 4. Com a Premier League tão competitiva como é, é muito difícil de prever. Mas conseguimos reduzir as nossas escolhas.

  • 4º- Manchester United
  • 3º- Liverpool
  • 2º- Chelsea
  • 1º- Manchester City

Acredito que o Man United vai reentrar nos quatro primeiros sob o comando de Erik ten Hag, terminando em quarto. Também os vejo a ganhar a Liga Europa.

O Liverpool vai cair ligeiramente, a perda de Sadio Mané será notória, e eles vão lutar para chegar a alturas anteriores.

O Chelsea será desbloqueado depois de contratar Raheem Sterling e Kalidou Koulibaly. Serão revitalizados e, finalmente, competirão pelo título sob o comando de Tuchel.

Os avanços do Chelsea não serão suficientes e o Man City com Erling Haaland vai conquistar o terceiro título consecutivo, igualando o recorde estabelecido pelo Man Utd em 2009.

Claro que podemos estar completamente enganados…