Saltar para conteúdo

PREVIEW DO GRANDE PRÉMIO DA BÉLGICA 2022

Pode parecer que faz um ano desde a última corrida de F1 em 2022, mas na realidade, foi apenas um mês!

Todos mereciam uma pausa bem merecida desde a última corrida na Hungria, mas enquanto os líderes da F1, como Max Verstappen e Charles Leclerc, sem dúvida estavam relaxando em uma praia em algum lugar, outros pilotos estiveram activos.

Além da aposentadoria anunciada de Sebastian Vettel, há também a notícia de que Daniel Ricciardo e McLaren se separarão no final desta temporada. O talentoso piloto australiano ainda não garantiu uma vaga e não descartou uma pausa no desporto se nada acontecer.

Além disso, há uma actualização de que o ex-campeão, Fernando Alonso, deixará a Alpine pela Aston Martin na próxima temporada, agora que há um espaço vago com a saída de Vettel da F1 .

Há muitas boas cervejas e chocolates para desfrutar na Bélgica, mas qual piloto terá seu quinhão quando a corrida acabar?

Os fãs da Red Bull ficaram mais uma vez eufóricos com Max Verstappen conquistando o primeiro lugar na corrida de F1 na Hungria. Esta é uma performance especialmente fantástica de Verstappen, já que ele largou em 10º lugar no grid. Esta foi a oitava vitória do Holandês Voador na temporada.

As posições seguintes pertenciam à Mercedes, que continua a melhorar desde o seu lento início de ano. Lewis Hamilton ficou em segundo (seu quinto pódio consecutivo) e George Russell ficou em terceiro

Embora não tenha sido muito chocante ver Carlos Sainz, da Ferrari, em quarto, ou Sergio Perez, da Red Bull, em quinto, foi uma surpresa descobrir que o piloto número 1 da Ferrari, Charles Leclerc, teve que se contentar com o sexto lugar. Isso se deveu principalmente a uma má decisão de usar pneus duros, o que forçou Leclerc a parar um tempo extra para trocar e prejudicar suas chances no campeonato de F1.

Local, horário e onde assistir ao GP da Bélgica de F1

A corrida belga de F1 em 2022 acontecerá no Circuito de Spa-Francorchamps no domingo, 28 de agosto. Os espectadores do Reino Unido poderão assistir à corrida às 14h na Sky Sports F1. 

O Circuito de Spa-Francorchamps é uma pista lendária no calendário da F1, com a primeira corrida datada de 1950. A corrida consiste em 44 voltas com uma extensão de pista de 7.004 km. Isso faz uma forte mudança em relação a muitos outros circuitos mais curtos com mais voltas, já que a pista da Bélgica é a mais longa do calendário de corridas. O recorde de volta actual é de 1:46.286 de Valtteri Bottas em 2018.

A pista de Spa é adorada por fãs e pilotos de F1, com uma bela mistura de longas rectas e curvas difíceis e rápidas que o pegarão desprevenido se você não for cuidadoso. A corrida é muitas vezes prejudicada pelo tempo chuvoso, mas quando seca, é uma pista que contém a grande Eau Rouge-Raidillon, que é uma emocionante combinação de curvas que vão para a esquerda, para a direita e depois sobem uma colina.

Estranhamente, a pista ainda não garantiu um retorno confirmado ao cronograma da F1 em 2023, apesar de uma grande reforma alguns anos antes, mas esperamos que um acordo seja fechado, pois não há nada como Spa.

Principais pontos de discussão da F1

Aqui estão algumas das principais discussões antes do Grande Prémio da Bélgica de F1 em 2022.

A Ferrari precisava dessa pausa…

A Ferrari parecia estar praticamente lançando seus carros com fita adesiva no final da Hungria, já que nada parecia estar dando certo. Tanto o carro quanto o piloto Leclerc não conseguiram manter um fluxo constante de performances que podem rivalizar com Verstappen na liderança.

Com apenas nove corridas restantes no calendário, o Grande Prémio da Bélgica de F1 será um teste interessante para ver se a Ferrari pode conseguir um retorno notável no segundo semestre, ou simplesmente mancar até a linha de chegada e se concentrar no próximo ano (que é basicamente todas as equipes, excepto a Red Bull).

Não há dúvida de que Leclerc é o homem para o trabalho e mostrou que pode realmente se destacar quando recebe um óptimo carro, mas também é muito tímido em vários momentos ou excessivamente agressivo quando não há necessidade. Se ele puder pilotar de maneira equilibrada pelo resto da temporada – e Verstappen não tem seu próprio caminho em todas as corridas – então um retorno da Ferrari não é impossível.

Cuidado com Mercedes e Red Bull

Hamilton e Russell estão se preparando para se tornar uma das melhores duplas do mundo da F1. Os companheiros de equipe da Mercedes estão finalmente dirigindo um carro confiável e com a velocidade e manuseio necessários para derrotar Ferrari e Red Bull. Enquanto Russell tem os ingredientes de uma futura estrela, ele já mostrou que pode subir continuamente ao pódio e manter a calma durante toda a corrida.

Hamilton é sete vezes campeão e não precisa provar nada para ninguém, mas há muitos por aí que ainda adorariam vê-lo conquistar mais um título para o recorde de todos os tempos. Certamente não será nesta temporada, mas a Mercedes corrigiu os erros do início do ano e procurará 2023 para tentar novamente.

A Red Bull não precisa de mais holofotes, pois já sabemos o quão poderoso Verstappen e até Perez se tornaram. A equipe é uma máquina bem oleada que continuamente lança estratégias perfeitas em todas as corridas, mas tudo se deve à determinação e habilidade de Verstappen, que quase certamente obterá seu segundo campeonato de Fórmula 1 este ano.

Classificação dos pilotos

É assim que o top 10 aparece na classificação de pilotos agora.

1. Max Verstappen (Red Bull) 258 pontos

2. Charles Leclerc (Ferrari) 178 pontos

3. Sergio Perez (Red Bull) 173 pontos

4. George Russell (Mercedes) 158 pontos

5. Carlos Sainz (Ferrari) 156 pontos

6. Lewis Hamilton (Mercedes) 146 pontos

7. Lando Norris (McLaren) 76 pontos

8. Esteban Ocon (Alpino) 58 pontos

9. Valtteri Bottas (Alfa Romeo) 46 pontos

10. Fernando Alonso (Alpino) 41 pontos

Resultado previsto para o Grande Prémio da Bélgica em 2022

Spa é incrivelmente emocionante devido às mudanças de elevação, curvas intrincadas e longas rectas, então, independentemente de quem vencer, será electrizante. Felizmente, também, as condições de sol foram previstas para domingo, com uma temperatura máxima de 25°C esperada para a corrida.

Verstappen, Leclerc e Hamilton já venceram na Bélgica antes, então ter essa conquista marcada remove alguns nervos antes de uma corrida tão grande como Spa.

Verstappen está 80 pontos à frente de Leclerc na classificação do campeonato, e há uma confiança inabalável no acampamento da Red Bull que apenas faz as coisas parecerem que Spa é outra vitória de Verstappen.

A verdadeira batalha será pelo segundo e terceiro, e a melhoria contínua da Mercedes significa que Hamilton é quase um bloqueio para o segundo lugar. O terceiro é um tipo de cara ou coroa entre Leclerc, Perez ou Russell, mas teríamos que ir com Leclerc para pelo menos manter a disputa pelo título interessante.