Saltar para conteúdo

Grande Prémio da Áustria de F1 de 2022: A Grande Antevisão

A F1 regressa ao popular circuito Red Bull Ring, nas colinas da Estíria, este fim de semana para o Grande Prémio da Áustria de 2022.

Esta é uma pista com a qual o líder do campeonato, Max Verstappen, está demasiado confortável, tendo vencido três dos quatro Grandes Prémios anteriores em solo austríaco. O holandês espera conseguir quatro de cinco depois de um turbulento fim de semana do Grande Prémio britânico .

Grande Prémio Britânico

Silverstone foi o anfitrião da corrida mais emocionante da temporada de 2022 até ao fim de semana passado, quando Carlos Sainz conquistou a sua primeira vitória na F1 . Sergio Perez recuperou do último lugar para arrebatar o P2, enquanto o lendário Lewis Hamilton se fixou num lugar no pódio depois de lutar pela vitória na corrida.

O drama começou na curva um, pois o contacto entre Pierre Gasly e George Russell resultou na viragem do Alfa Romeo de Zhou Guanyu. O piloto chinês foi lançado para a esgrima depois de uma viagem pelo cascalho da Abadia, mas foi felizmente ileso do incidente.

Sainz, que tinha perdido P1 para Verstappen no início da corrida, defendeu bem no recomeço, enquanto Leclerc e Perez se juntaram na primeira volta, causando danos nos dois carros.

A liderança do espanhol não durou muito tempo. Ele correu largo em direção ao Hanger Straight na Volta 10, permitindo que Verstappen apertasse por fora. Verstappen teve o ritmo para fugir com a corrida, mas o holandês sofreu danos consideráveis depois de ter atropelado alguns destroços do AlphaTauri, o que lhe custou uma oportunidade de vitória e libertou ambos os Ferraris.

A Scuderia foi o seu próprio inimigo nas próximas 30 voltas, disputando a posição de pista enquanto Lewis Hamilton cresceu na mistura na estratégia alternativa.

Um problema mecânico para Esteban Ocon trouxe o carro de segurança na Volta 39, permitindo que os corredores da frente lutassem por borracha fresca, mas a Ferrari deixou Leclerc de fora com os seus pneus compostos duros desgastados, muito para consternação do piloto monegasco. Perez, que corria em último após a primeira volta, tinha recuperado para o P4.

As dez voltas finais produziram uma incrível ação roda-a-roda quando Sainz saltou o seu companheiro de equipa para assumir a liderança, deixando Leclerc nas garras de Pérez e Hamilton. O espanhol levou a bandeira axadrezada para conquistar a sua primeira vitória na F1, mas nem tudo está bem com a Scuderia.

O Campeonato

A Classificação dos Pilotos parece um pouco mais competitiva depois do Grande Prémio da Grã-Bretanha, com Sergio Perez, Charles Leclerc e Carlos Sainz a fecharem a diferença para o líder do campeonato.

A liderança de Verstappen está agora a 34 pontos do seu companheiro de equipa na Red Bull, enquanto Leclerc está agora a 43 pontos do holandês. As impressionantes exibições de Sainz no Canadá e Silverstone colocaram-no a 11 pontos do seu companheiro de equipa na Ferrari.

A Red Bull continua bem clara no topo do Campeonato de Construtores, mas a diferença para a Ferrari fechou desde o fim de semana do Grande Prémio do Canadá. A Scuderia segue agora a Red Bull com 63 pontos, enquanto as equipas seguem para as montanhas Sílias.

A Alpine está a fechar a lacuna na McLaren na batalha pelo P4. A equipa de Otmar Szafnauer segue agora a equipa papaia com seis pontos. Um final de dois pontos para a Haas viu-os saltar para o P8.

Histórias e Previsões

A segunda Corrida sprint da temporada de F1 de 2022 terá lugar no sábado, com a Qualificação adiada para sexta-feira à noite. Com mais pontos em oferta este fim de semana, a Ferrari tem uma oportunidade inestimável de fechar a diferença para a Red Bull em ambos os campeonatos.

Mas nem tudo está bem com a Scuderia. Carlos Sainz pode ter conquistado a sua primeira vitória na F1 em Silverstone da última vez, mas o candidato ao Campeonato de Pilotos, Charles Leclerc, foi deixado a fumegar depois de a Ferrari ter optado por não o afastar da liderança da corrida em condições de segurança.

A Áustria será provavelmente uma corrida de “make-or-break” para o campeonato de Leclerc, com o piloto monegasco a precisar de fazer mossa na liderança do piloto de Verstappen nas duas corridas.

Muitos olhos estarão nos progressos da Mercedes rumo ao fim de semana do Grande Prémio da Áustria também. As Setas de Prata têm muita performance em torno de pistas com muitos cantos de alta velocidade, e a Áustria encaixa nessa conta. Lewis Hamilton podia ter vencido o Grande Prémio da última vez, e pode estar na mistura aqui no domingo.

As nossas previsões do Grande Prémio da Áustria

Pole Position: Max Verstappen (Red Bull)

Pódio: P1: Max Verstappen (Red Bull), P2: Charles Leclerc (Ferrari), P3: Lewis Hamilton (Mercedes)

Horário de fim de semana

A tabela para o Grande Prémio da Áustria deste fim de semana está listada abaixo:

FP1: sexta-feira, 8 de julho (12.30pm BST)

Qualificação: sexta-feira, 8 de julho (16hBST)

FP2: Sábado, 9 de julho (11h30 BST)

Sprint Race: sábado, 9 de julho (15h30 BST)

Corrida: Domingo, 10 de julho (14hBST)