Skip to content

O Vitória de Guimarães  é uma das equipas mais do norte de Portugal. Como resultado, Listas de TV do Vitória de Guimarães são reunidos por ambos os seus próprios fãs em Portugal e mais longe. Com fãs em todo o mundo a aceder live stream do Vitória de Guimarães e ver o Vitória de Guimarães na televisão. Apanhe todos e todos os jogos do Vitória de Guimarães, mantendo os olhos abertos para todas as últimas actualizações aqui!

Events not available

Vitória Sport Clube, conhecido pelo acrónimo VSC, trata-se de um clube multidesportivo  português fundado a uma Sexta-Feira, 22 de Setembro de 1922 e sediado na cidade de Guimarães no norte de Portugal.

Tem como modalidade principal o futebol, distinguindo-se também em modalidades como o voleibol, o basquetebol, o futebol de praia, a natação, o pólo aquático, o jiu-jitsu, o taekwondo o kickboxing, entre outros.

O Vitória Sport Clube actualmente milita na Primeira Liga, onde é o 5° clube com mais presenças no maior escalão do futebol Português, contabilizando 77 participações na Primeira Liga.

Tem no seu Palmarés a nível de Futebol Sénior, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira.

O acesso às provas europeias é norma para a equipa vimaranense, tendo já disputado eliminatórias da Liga dos Campeões da UEFA, fases de grupos da Liga Europa e, na próxima época, a Liga Conferência Europa da UEFA. Ocupa atualmente a 121ª posição do ranking de clubes da UEFA e o 154º lugar no ranking IFFHS.

Pelo clube, passaram alguns dos jogadores mais talentosos que actuaram no futebol português, tais como Damas, Neno, Nuno Espírito Santo, José Carlos, Costeado, Dimas, Fernando Meira, Geromel, Tapsoba, Quim Berto, Paulo Bento, N´Dinga, Pedro Martins, Zahovic, Capucho, Vítor Paneira, Pedro Mendes, Nuno Assis, Ademir, Roldão, Ricardo Pereira, Raphinha, Hernâni, Edmur, Paulinho Cascavel, Soudani, Tiquinho Soares, Ricardo Quaresma, entre muitos outros.

Ao longo da sua existência, várias figuras marcaram a história do clube, com Presidentes como Pimenta Machado e Júlio Mendes a figurar como individualidades marcantes. Ao nível de treinadores, Jorge Vieira, José Maria Pedroto, Raymond Goethlas, António Morais, Marinho Peres, Paulo Autuori, Manuel José, João Alves, Jaime Pacheco, Augusto Inácio, Quinito, Manuel Cajuda, Rui Vitória, Sérgio Conceição e Pedro Martins deixaram a sua marca no clube Vimaranense.

História

Fundação (1913–1922)

O Vitória Sport Clube deve as suas origens a um grupo de jovens estudantes que constituiu um grupo de futebol em 1913, data que alguns investigadores apontam como a verdadeira data de fundação do clube, ao qual em 1918 deram o actual nome, Vitória.

Em 22 de Setembro de 1922, data oficial da fundação, o clube é filiado na Associação de Futebol de Braga, exactamente no primeiro ano de funcionamento daquela associação. Areferência mais antiga do Vitória é na edição do "Norte Desportivo" de 6 de fevereiro de 1938.

Novo Milénio (2001–presente)

Após o virar do milénio, Pimenta Machado saiu em 2004 ( 24 anos após ter sido nomeado Presidente pela primeira vez), e seguiram-se Presidentes como Vítor Magalhães e Emílio Macedo da Silva.

Apesar de ter alcançado a fase de grupos da Taça UEFA em 2005–06 após derrotar o Wisła Kraków, acabaria por ser eliminado sem nenhum triunfo. Além disso, uma pobre performance a nível nacional apenas permitiu a equipa alcançar o 17º lugar no campeonato, acabando por descer à Segunda Liga pela segunda vez na sua história.

Em 2006–07, o Vitória ficou em 2º lugar no segundo escalão do futebol português, permitindo subir de volta à Primeira Liga, acabando por disputar o segundo lugar e, consequentemente, o acesso directo à Fase de Grupos da Liga dos Campeões da UEFA de 2008–09 com o Sporting Clube de Portugal. Acabou por ficar em terceiro lugar, garantindo o acesso à 3ª Pré-Eliminatória, onde viria a ser afastado pelo Basileia.

Nessa mesma época, o voleibol do Vitória Sport Clube afirmava-se como uma das grandes equipas portuguesas, sagrando-se campeã nacional, e o basquetebol conquistava a sua primeira Taça. Em 2008–09, o Vitória também conquistaria a sua primeira e única Taça de Portugal de Voleibol.

Em 2010–11, o Vitória voltava ao Estádio Nacional do Jamor para disputar a final da Taça de Portugal frente ao Futebol Clube do Porto. Porém, foi derrotado por expressivos 6–2 e a seca de títulos nacionais de futebol continuou desde 1988.

Em 2012, Júlio Mendes assume a presidência do Clube, e cria uma SAD. Logo na primeira época no Clube (2012–13), o Vitória chegava a uma nova final da Taça, desta vez frente ao Sport Lisboa e Benfica. Apesar de se ter encontrado a perder por 0–1, a equipa vitoriana acabaria por dar a volta ao marcador nos últimos dez minutos com golos de Soudani e Ricardo Pereira e conquistar a sua primeira Taça de Portugal. Nesse mesmo ano, o Vitória alcançou as finais da Taça de Portugal em voleibol e basquetebol, acabando por vencer esta última, a segunda do seu palmarés.

Em Abril de 2015, segundo dados do clube, tinha 21 mil sócios registados, marco histórico no clube.

Em 2016–17, o Vitória acabaria por alcançar o 4º lugar na classificação e a final da Taça de Portugal mais uma vez, o que bastou para garantir o acesso à fase de grupos da Liga Europa da UEFA de 2017–18. Porém, acabou por perder a final no Jamor e a Supertaça (ambas com o Benfica 2-1 e 3-1 respectivamente), ao qual garantiu o direito de jogar como finalista vencido da Taça de Portugal.

A 15 de Setembro de 2017, num jogo contra o Salzburgo, a contar para a Liga Europa da UEFA, o Vitória deixou a sua marca nas competições da UEFA ao ser a primeira equipa a iniciar um jogo sem um único jogador europeu no onze inicial.

Em 2019-20, a presença nas competições europeias na Liga Europa da UEFA do Vitória SC fica essencialmente marcada pela vitória em Frankfurt (2-3) sobre o Eintracht e um empate (1-1) frente ao Arsenal Football Club, em Guimarães.

Símbolos

Emblemas

O primeiro emblema do Vitória Sport Clube foi criado nos finais da década de 20 e desenhado pelo Capitão Mário Cardoso, personalidade importante na sociedade vimaranense e que, durante muitas décadas, foi o Presidente da Sociedade Martins SarmentoMH IH.

O emblema é claramente inspirado na estátua de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal e figura importante na sociedade portuguesa. Quanto às cores, preto e branco, deve-se a admissão no clube de todos sem distinção de raças ou estatutos sociais.

O emblema surgiu várias vezes em jornais e outros escritos da época, folhas do clube ou cartões de associados. Porém, só no final da década de 40 é que começou a usar-se o símbolo nas camisolas do Vitória. Até essa altura, apenas era utilizado um V, fechado, com as cores branca e preta. O primeiro emblema é muito semelhante ao actual, apenas com uma excepçãoː além das letras "S" e "C" que se encontram ao lado de D. Afonso Henriques existia também a letra "V".

Um emblema com uma coroa aparece a partir de meados da década de 50, numa alusão ao facto de Guimarães ser uma terra real, acabando por desaparecer nos finais dessa mesma década, reaparecendo no emblema na década de 80, voltando a desaparecer mais tarde nessa mesma década.

Cores e Equipamentos

O Vitória, desde a sua formação, é associado à cor branca, que se verifica na cor do seu emblema e do seu equipamento principal. O preto é uma cor recorrente, devido à sua presença no emblema do clube e ao uso da cor nos equipamentos alternativos do clube.

Rivalidade

O principal rival do Vitória Sport Clube é o Sporting Clube de Braga, clube vizinho de distrito, com quem protagoniza o Dérbi do Minho. Este desentendimento, já vem da rivalidade histórica e com quase mil anos entre as cidades de Guimarães de Braga.

Outro rival do Vitória Sport Club é o Boavista Futebol Club, com os jogos entre os dois clubes a ser sempre marcado por grande emotividade e fervor.

Estádio

O Estádio D. Afonso Henriques com capacidade para 30000 lugares sentados, é a casa do Vitória Sport Clube. Localizado na cidade de Guimarães, Portugal, foi inaugurado a 3 de janeiro de 1965 e foi renovado e expandido em 2003 para o Campeonato Europeu de Futebol de 2004 pelo arquitecto Eduardo Guimarães.

A inauguração do Estádio Municipal de Guimarães, nome que lhe foi dado aquando da sua inauguração, foi marcado pelo embate entre o Belenenses e o Vitória, que saiu vitorioso por 2-1.

Em 25 de Julho de 2003, perante 30000 espectadores, a cerimónia inaugural do remodelado estádio tomou lugar, momento em que a Câmara Municipal de Guimarães entregou o Estádio D. Afonso Henriques. Após um espectáculo multimédia, seguiu-se um jogo entre o Vitória e o FC Kaiserslautern, que os vimaranenses ganharam por 4-1.