Skip to content

O Toulouse Football Club é uma das equipas mais conhecidas e respeitadas do mundo e, em França, são consideradas uma das melhores equipas de todos os tempos. Como resultado, Listas de TV do Toulouse são reunidas por ambos os seus próprios fãs em Portugal e no estrangeiro. Com fãs em todo o mundo a aceder live stream  de Toulouse e ver o Toulouse na televisão. Apanhe todos e todos os jogos do Toulouse, mantendo os olhos abertos para todas as últimas actualizações aqui!

No events for today

O Toulouse Football Club é um clube de futebol profissional francês com sede em Toulouse . O clube foi fundado em 1970 e actualmente joga na Ligue 1 , a primeira divisão do futebol francês . Toulouse joga seus jogos em casa no Stadium de Toulouse localizado dentro da cidade.

Les Pitchouns venceram a Ligue 2 em três ocasiões.  O Toulouse participou em cinco competições europeias , incluindo em 2007, quando se classificou pela primeira vez para a UEFA Champions League .

O presidente do Toulouse FC é Damien Comolli , que sucedeu ao empresário francês Olivier Sadran , que assumiu o clube após a sua falência em 2001 , que resultou no rebaixamento para o Championnat National . O clube serviu de trampolim para vários jogadores, com destaque para o guarda redes vencedor da Copa do Mundo Fabien Barthez e o atacante internacional André-Pierre Gignac

História 

A cidade ficou sem um grande time em 1967, quando o Toulouse FC vendeu seus jogadores e uma vaga na primeira divisão francesa para o time do Paris Red Star , mas três anos depois um novo clube, o Union Sportive Toulouse, renasceu das cinzas. Adotando camisas vermelhas e amarelas, o clube começou na Ligue 2 e em 1979 recuperou o nome Toulouse FC. Agora vestindo roxo e branco, Les Pitchouns ganhou a promoção à primeira divisão em 1982. Um time contendo Jacques Santini e o atacante suíço Daniel Jeandupeux conquistou uma vitória nos pênaltis contra o Napoli de Diego Maradona na Copa da UEFA de 1986-87 , a estreia do Toulouse nas competições europeias. campanha.

Depois que o goleiro Fabien Barthez fez sua estreia e seguiu em frente, o Toulouse foi rebaixado em 1994. Eles posteriormente se recuperaram entre as Ligue 1 e 2 antes de cair para a terceira divisão em 2001 após problemas financeiros. O Toulouse estava de volta à primeira divisão duas temporadas depois e, em 2007, terminou em terceiro para ganhar um lugar na terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League de 2007-08 . Lá, o Liverpool os derrotou por 5-0 no agregado.

Em 2008-09, o Toulouse terminou em quarto lugar na Ligue 1 com 64 pontos e garantiu uma vaga na nova Liga Europa, enquanto André-Pierre Gignac liderou todos os artilheiros da Ligue 1 com 24 gols e foi convocado para o seleção francesa.

Na temporada 2015-16 da Ligue 1 , o Toulouse evitou o rebaixamento para a Ligue 2 no último jogo da temporada. Com 12 minutos para o final, o Toulouse estava atrás do Angers por 2–1 e precisava de uma vitória para sobreviver, e marcou dois gols no final e venceu a partida por 3–2.  Dois anos depois, eles terminaram em 18º e venceram o playoff de promoção/rebaixamento por 4 a 0 no total contra o AC Ajaccio da Ligue 2 .

Em 6 de janeiro de 2020, o Toulouse demitiu o técnico Antoine Kombouaré após a derrota do clube por 1 a 0 para o Saint- Pryvé Saint-Hilaire , do Championnat National 2 , na Coupe de France . Sob o comando de Kombouaré, o clube havia perdido dez partidas seguidas, levando-o a ser demitido e substituído por Denis Zanko . Em 30 de abril daquele ano, o Toulouse foi rebaixado para a Ligue 2 depois que a LFP decidiu encerrar a temporada mais cedo devido à pandemia de coronavírus .

Em 21 de julho de 2020, a RedBird Capital Partners adquiriu uma participação de 85% no Toulouse FC.  O clube conseguiu a promoção de volta à Ligue 1 em 2022.

Mudanças de nome

  • União Desportiva Toulouse (1970-1979)
  • Toulouse Football Club (1979–atual)

Estádio 

Toulouse joga seus jogos em casa no Stadium de Toulouse. Construído em 1937, o estádio atualmente tem capacidade para 33.150 pessoas. O estádio foi usado como sede da Copa do Mundo FIFA de 1998 , Copa do Mundo de Rugby Union de 2007 e UEFA Euro 2016 .

Cores 

O violeta é uma referência a um dos dois apelidos de Toulouse: la Cité des violettes (a cidade das violetas), sendo o segundo la Ville rose (a cidade rosa), o que explica a cor das antigas camisas alternativas.  O logotipo da equipe exibe a cruz occitana dourada e vermelho-sangue , o símbolo da Occitânia , da qual Toulouse é uma capital histórica.

Rivalidades do clube

Derby de la Garonne 

O Derby de la Garonne é um jogo de derby entre Girondins de Bordeaux e Toulouse. O derby deriva do fato de que Bordeaux e Toulouse são as duas principais cidades do sudoeste da França, ambas situadas no rio Garonne . A consistência e competitividade da rivalidade se desenvolveram após o retorno do Toulouse à Ligue 1 depois de ser rebaixado administrativamente ao Championnat National em 2001