Skip to content

O Racing Club de Strasbourg Alsace  é uma das equipas mais conhecidas e respeitadas do mundo e, em França, são consideradas uma das melhores equipas de todos os tempos. Como resultado, Listas de TV do Strasbourg são reunidas por ambos os seus próprios fãs em Portugal e no estrangeiro. Com fãs em todo o mundo a aceder live stream  de Strasbourg e ver o Strasbourg na televisão. Apanhe todos e todos os jogos do Strasbourg, mantendo os olhos abertos para todas as últimas actualizações aqui!

29.01.2023
14:00

Racing Club de Strasbourg Alsace ou simplesmente Strasbourg é um clube de futebol francês fundado em 1906, com sede na cidade de Estrasburgo , Alsácia . Possui status profissional desde 1933 e atualmente está jogando na Ligue 1 , a primeira divisão do futebol francês , desde que venceu o campeonato da Ligue 2 de 2016-17 . Isso ocorre depois que o clube foi rebaixado para a quinta divisão do futebol francês na conclusão da2010-11 Championnat National temporada depois de entrar em liquidação financeira. Renomeado RC Strasbourg Alsace, eles venceram o campeonato CFA em 2012–13 e, eventualmente, se tornaram campeões nacionais do Championnat em 2015–16. O estádio do clube, desde 1914, é o Stade de la Meinau .

O clube é um dos seis clubes que conquistou os três principais troféus franceses: o Campeonato em 1979 , a Coupe de France em 1951 , 1966 e 2001 e a Coupe de la Ligue em 1964, 1997 , 2005 e 2019 . O Strasbourg também está entre as seis equipes que jogaram mais de 2.000 jogos na primeira divisão da França (com 56 temporadas) e participou de 52 jogos europeus desde 1961. Apesar dessas conquistas, o clube nunca conseguiu se estabelecer como um dos principais clubes da França, experimentando o rebaixamento pelo menos uma vez por década desde o início dos anos 1950. O Racing mudou de treinador 52 vezes em 75 anos de jogo profissional, muitas vezes sob pressão dos fãs.

Fundação e primeiros anos (1906-1945) 

O clube foi fundado em 1906 por um grupo de jovens no bairro Neudorf do que era então Straßburg , Elsaß-Lothringen , no Império Alemão , mas hoje é Strasbourg , Alsace, na França. Com a ajuda de seu professor da escola primária, eles formaram uma equipe chamada "Erster Fußball Club Neudorf", comumente chamada de "FC Neudorf". Naquela época, o novo 1. FCN era um clube menor em uma parte sul então remota da área de Estrasburgo. O futebol local era dominado desde a década de 1890 pelo mais central e elitista Straßburger Fußball Verein . Segundo o historiador do clube Pierre Perny, o estabelecimento oficial do FC Neudorf em 1907 pode ter sido acelerado pela mudança planejada do FC Frankoniaao Haemmerle Garten, um grande parque no sul de Estrasburgo, perto do Neudorf. Como o próprio nome diz, o FC Frankonia era composto principalmente por imigrantes nascidos na Alemanha da região da Francônia , no sudoeste da Alemanha – alguns deles soldados – que viviam no centro e no norte de Estrasburgo, enquanto o FC Neudorf tinha claramente raízes populares alsacianas.  O FC Neudorf ingressou na liga do sul da Alemanha em 1909, começando em seu nível mais baixo, a Divisão C. Eles conquistaram o campeonato da Divisão C três anos depois, ganhando a promoção para a Divisão B. Em 1914, o FC Neudorf conseguiu expulsar os rivais Frankonia de o Haemmerle Garten por um aluguel de 300 marcos por ano. Este local mais tarde se tornaria o local do Stade de la Meinau, onde o clube ainda joga hoje. No rescaldo da Primeira Guerra Mundial , o território da Alsácia-Lorena voltou para a França e, em 11 de janeiro de 1919, o clube adotou o nome "Racing-Club Strasbourg-Neudorf" até se tornar simplesmente "Racing Club de Strasbourg" mais tarde no ano. O uso da palavra "Racing" não denota qualquer associação com corridas de cavalos ou carros ; em vez disso, é um anglicismo que era comum na França na época, como exemplificado pelo caso do então famoso Racing Club de France , que foi uma inspiração simbólica para o Racing de Estrasburgo quando a Alsácia foi reintegrada na França. A palavra é geralmente pronunciada em francês ("Le Racing"("D'Racing") sem qualquer acentuação em inglês. Racing rapidamente se juntou às competições francesas e venceu o campeonato da Alsácia em 1923, 1924 e 1927. Eles também participaram da Coupe de France , a única competição nacional na época. Em 1925, chegaram aos últimos dezesseis, onde caíram para o Lille depois de eliminar o então dominante Red Star Paris .

O destino do clube sempre esteve ligado à história da Alsácia . Assim como a região, o Racing já mudou de nacionalidade três vezes e tem uma história conturbada. Fundado no que era então parte do Império Alemão , o clube desde o início insistiu em suas raízes alsacianas e populares, em oposição aos primeiros clubes sediados em Estrasburgo que vieram da burguesia nascida na Alemanha. Quando a Alsácia foi devolvida à França em 1919, o clube mudou seu nome de "1. FC Neudorf" para o atual "Racing Club de Strasbourg", imitando o Racing Club de France de Pierre de Coubertin , um gesto claro de francofilia . Jogadores de corrida viveram a Segunda Guerra Mundialcomo a maioria dos alsacianos fez: evacuado em 1939, anexado em 1940 e lutando para evitar a nazificação e incorporação na Wehrmacht entre 1942 e 1944. Quando a Alsácia foi definitivamente devolvida à França, a identidade do Racing mudou para o jacobinismo com, por exemplo, vitórias emocionais na copa em 1951 e 1966 em meio a controvérsias franco-alsacianas. Mais recentemente, o clube está ansioso para promover sua vocação europeia junto com seus fortes laços locais.

Em abril de 2021, o clube fez uma parceria com a organização francesa de esports Team Vitality para o FIFA eLigui 1, marcando seu primeiro passo no esports competitivo .

Regresso às ligas Profissionais

Em 27 de maio de 2016, o Estrasburgo empatou em 0 a 0 em Belfort para se tornar campeão do Nacional e garantir a promoção à Ligue 2, marcando seu retorno ao nível profissional da pirâmide do futebol francês após uma ausência de seis anos.

Em 19 de maio de 2017, o Estrasburgo selou seu retorno à Ligue 1 após uma ausência de nove anos da primeira divisão francesa após uma vitória por 2 a 1 em casa sobre o Bourg-Péronnas para conquistar o campeonato da Ligue 2 de 2016-17 . Em 2 de dezembro de 2017, o Estrasburgo conquistou uma vitória notável sobre o Paris Saint-Germain, vencendo por 2 a 1. Esta foi a primeira derrota para o PSG na temporada, já que estava invicto na Ligue 1 e na Liga dos Campeões . No final da temporada 2017/2018 da Ligue 1, o Strasbourg terminou em 15º na tabela garantindo sua sobrevivência na primeira divisão para a próxima temporada.

Em 30 de março de 2019, o Strasbourg conquistou seu quarto título da Coupe de la Ligue ao derrotar o Guingamp por 4 a 1 nos pênaltis após um empate em 0 a 0 após a prorrogação. O Strasbourg chegou à sua quarta final de sempre ao vencer o Lille na terceira rodada, seguido por vencer o Marselha , Lyon e Bordeaux nas oitavas de final, quartas de final e semifinal, respectivamente. A final foi disputada no Stade Pierre-Mauroy de Lille . O guarda-redes do Estrasburgo, Bingourou Kamara , foi nomeado o Homem do Jogo.

Na temporada 2020-21 da Ligue 1 , o Strasbourg lutou durante a maior parte da campanha, mas conseguiu terminar em 15º na tabela.  No verão seguinte, Estrasburgo contratou Julien Stéphan , que levou o Stade Rennais ao seu primeiro grande troféu em décadas.  Durante a primeira temporada de Stephan no comando , o Estrasburgo disputou as vagas de qualificação europeias e terminou em sexto no final do ano.

Cores e escudo

Enquanto as cores da cidade são o vermelho e o branco, o Racing sempre jogou em uma combinação de azul e branco. A origem exacta dessa escolha de cores é desconhecida. Ao longo dos anos, o uniforme mais comum foi composto por uma camisa azul média, calção branco e meias azuis médias. Durante os últimos dez anos, no entanto, a equipe alternou regularmente entre azul médio, azul escuro, azul céu e branco como a cor principal de sua camisa principal. Desde 2007, a bandeira da Alsácia é destaque na parte de trás da camisa do clube. Hummel é o atual designer de kits. Anteriormente (1973–2000; 2004–2007), o Racing foi equipado pela Adidas , que tem sede francesa em Landersheim , entre Estrasburgo e Saverne. A ASICS também forneceu o clube (2000-03).

O atual escudo do time está em uso – com interrupções – desde 1976 e é geralmente considerado o mais legítimo.  Inclui uma cegonha estilizada (símbolo da Alsácia ), uma faixa diagonal vermelha do brasão da cidade e uma representação da Catedral juntamente com as iniciais do clube: RCS. Entre 1997 e 2006, o clube usou outro logotipo, introduzido por Patrick Proisy . Este brasão foi então considerado mais "moderno" e deveria representar ao mesmo tempo a Catedral e uma cegonha. A semelhança, no entanto, estava longe de ser óbvia para todos e o design foi rapidamente apelidado de forma pejorativa de " Pac-Man "." devido a alguns traços comuns com o famoso videogame. Em 2006, a nova direção do clube, atendendo a uma demanda dos torcedores, reinstalou o escudo de 1976.

Estádio

As corridas jogam no Stade de la Meinau , no sul de Estrasburgo, desde 1914. O estádio sediou a Copa do Mundo de 1938 e a Euro 1984 . Sua capacidade máxima foi reduzida de 45.000 para 29.000 durante a década de 1990 para atender aos novos padrões de segurança.

Apoiantes e rivalidades

Historicamente, o Racing tem suas raízes no sul de Estrasburgo, nos bairros operários de Neudorf, Meinau e Polygone. Na década de 1930, o time foi o único da região a saltar para o profissional e, com a ajuda dos bons resultados dessa década, conquistou apoio em toda a cidade. Em Estrasburgo, como no resto da França, há apenas um clube de futebol profissional em cada cidade e, portanto, não há rivalidade na cidade, fato que contrasta fortemente com a situação na Grã-Bretanha, Itália ou Espanha. Atualmente, como o único clube de futebol profissional da Alsácia , o Racing atrai uma grande base de fãs que abrange os departamentos do Baixo Reno e do Alto Reno , bem como a parte oriental do Mosela .. A base de fãs fora desta área é essencialmente limitada a pessoas que, por uma razão ou outra, têm uma ligação pessoal com a Alsácia. O clube também tem laços com o outro lado do Reno , especialmente através de uma amizade de torcedor com o Karlsruher SC  e jogos amistosos regulares durante o verão.

Em média, o público na Ligue 1 foi de cerca de 20.000 para uma capacidade do estádio de 29.000.  Os grupos de torcedores incluem o "Ultra Boys 90", o "Kop Ciel et Blanc" e o "Club central des supporters".  A maioria dos grupos de torcedores e os fãs mais vocais em geral elegeram a localização no Kop no "Quart de Virage Nord-Ouest" (quarto noroeste). Os torcedores de Estrasburgo têm a reputação de serem fiéis, mas críticos. O ex-capitão Corentin Martins afirmou uma vez que o público de Estrasburgo é "exigente, mas justo". A corrida é sempre um tema emocional na Alsácia. Costuma-se dizer que alguns podem amá-lo ou odiá-lo, ou mesmo os dois ao mesmo tempo, mas que não deixa ninguém indiferente.

O principal rival do Racing Strasbourg é o Metz . Os clubes competem é o que geralmente é chamado de "Derby de l'Est" ("o derby oriental ") na França, um termo bastante inadequado, já que as duas cidades estão separadas por 150 quilômetros. Há, no entanto, um grau significativo de rivalidade inter-regional entre a Alsácia e a Lorena, levando a alguma hostilidade entre os torcedores de ambos os lados. Os dois clubes encontraram-se nos quartos-de-final da Taça Intertoto de 1995, naquele que foi o primeiro jogo de sempre entre duas equipas francesas numa competição europeia. Estrasburgo venceu o jogo por 2-0 . Quando Mulhouse foi profissional, as duas equipas alimentaram também uma rivalidade que persiste nas camadas jovens.