Skip to content

O Futebol Clube Paços de Ferreira  é uma das equipas mais do norte de Portugal. Como resultado, Listas de TV do Futebol Clube Paços de Ferreira  são reunidos por ambos os seus próprios fãs em Portugal e mais longe. Com fãs em todo o mundo a aceder live stream do Futebol Clube Paços de Ferreira  e ver o Futebol Clube Paços de Ferreira  na televisão. Apanhe todos e todos os jogos do Futebol Clube Paços de Ferreira , mantendo os olhos abertos para todas as últimas actualizações aqui!

Events not available

Futebol Clube Paços de Ferreira é um clube de futebol português sediado em Paços de Ferreira. Fundado numa Quarta-Feira, 5 de abril de 1950, conta com 20 participações na Primeira Divisão Nacional.

Foi finalista da Taça de Portugal em 2008/09 e da Taça da Liga em 2010/11. Participou por uma vez na Liga dos Campeões (2013/2014) e por três vezes na Liga Europa da UEFA (2007/08, 2009/10 e 2013/14). Conseguiu um terceiro lugar na Primeira Liga em 2012/13 e venceu o Campeonato Nacional da Segunda Divisão de Honra/Segunda Liga por quatro vezes (1990/91, 1999/00, 2004/05, 2018–19).

Efectua os seus jogos em casa no Estádio da Mata Real, actualmente denominado Estádio da Capital do Móvel. Possui também uma uma secção de Futsal.

História

O «Vasquinho»

A origem do futebol em Paços de Ferreira remonta à década de 1930, quando a modalidade começou a ser praticada pelo Sport Club Pacense, coletcividade sediada em Meixomil (uma das freguesias do concelho).

Foram duas décadas de futebol popular e sem expressão oficial, até que uma reorganização competitiva e o aparecimento do velho Campo da Cavada, motivou a fundação – em 5 de abril de 1950, do Futebol Clube Vasco da Gama, colectividade que está na génese do actual Futebol Clube Paços de Ferreira. A estreia oficial do novo clube ocorreu a 19 de novembro de 1950, com o "Vasquinho" (designação carinhosa pela qual era tratado entre os seus adeptos) a vencer em Lousada a equipa do Tapada, por 2 a 1. Agostinho Alves foi o marcador do primeiro golo vitorioso na história dos pacenses. O clube manteve-se na III Divisão Regional da AF Porto até à temporada 1956/57, altura em que alcançou a primeira subida do seu historial. Após uma dramática final em quatro jogos, o Vasco da Gama derrotou o Sporting da Cruz por 3 a 1 no Estádio do Bessa e fez uma festa de arromba do Porto até ao centro da Vila.

Apuramento para a Liga dos Campeões

A época de 2012/2013 foi uma época que para sempre irá ficar marcada na memória da família pacense. A equipa liderada pelo treinador Paulo Fonseca I Liga classificou-se em 3º lugar, conseguindo o respectivo apuramento para o Play-off da Liga dos Campeões da UEFA, sendo o 6º clube português a conseguir-lo. Foi relegado para a fase de grupos da Liga Europa da UEFA após perder a eliminatória com o Zenit St. Petersburg, equipa recheada de estrelas onde figuravam vários internacionais russos (como Alexander Kerjakov ou Andrey Arshavin), portugueses (como Neto e Danny) ou Hulk.

Equipamentos

O Paços já equipou de diversas maneiras. O primeiro equipamento do "Paços", envergado entre 1950/51 e 1962/63, era igual ao do primitivo GD Vasco da Gama, que deu origem ao clube: camisola amarela e calções azuis. Os equipamentos alternativos eram oferecidos pelo Boavista FC: camisola axadrezada preta e branca e calções brancos. Entre 1963/64 e 1980/81, o "Paços" equipou com camisola às riscas verticais azuis e brancas, e calções azuis, devido à filiação que uniu, em tempos, o clube ao FC Porto.

O equipamento actual, amarelo e verde, é utilizado desde a época 1981/82, quando, numa das Assembleias Gerais mais participadas e polémicas da história do clube, se votaram as cores do novo traje pacense. De entre duas propostas, saiu vencedora a de Carlos Rodrigues: equipamento principal constituído por camisola amarela e calções verdes, em homenagem às cores da então vila de Paços de Ferreira, e equipamento alternativo constituído por camisola branca e calções pretos, tal como o primitivo equipamento do SC Pacense, colectividade dos anos 1930 que daria origem ao FC Paços de Ferreira.

Após a segunda subida à 1ª Liga, os calções verdes foram abandonados, passando o equipamento a ser predominantemente amarelo. A partir de 2016/2017, os calções voltaram a ser desta cor, embora num tom de verde muito mais escuro que o original.

Estádio

A equipa utiliza para jogos oficiais o Estádio da Mata Real, com 9 077 lugares sentados, localizado no lugar de Calquim, próximo do centro da cidade. Tem como medidas 105 por 64 m.

Em 2013, por razões comerciais, o estádio passou-se a designar Estádio da Capital do Móvel, embora a actual direcção tenha prometido retomar o nome original.