Skip to content

O Olympique Gymnaste Club Nice Côte d'Azuré uma das equipas mais conhecidas e respeitadas do mundo e, em França, são consideradas uma das melhores equipas de todos os tempos. Como resultado, Listas de TV do Nice são reunidas por ambos os seus próprios fãs em Portugal e no estrangeiro. Com fãs em todo o mundo a aceder live stream  de Nice e ver o Nice na televisão. Apanhe todos e todos os jogos do Nice, mantendo os olhos abertos para todas as últimas actualizações aqui!

Events not available

Olympique Gymnaste Club Nice Côte d'Azur  comumente referido como OGC Nice ou simplesmente Nice , é um clube de futebol profissional francês com sede em Nice . O clube foi fundado em 1904 e atualmente joga na Ligue 1 , a primeira divisão do futebol francês . Nice joga seus jogos em casa no Allianz Riviera .

O Nice foi fundado sob o nome de Gymnaste Club de Nice e é um dos membros fundadores da primeira divisão do futebol francês. O clube venceu a Ligue 1 quatro vezes, o Trophee des Champions uma vez e a Coupe de France três vezes. Ele alcançou a maior parte de suas honras na década de 1950 com o clube sendo administrado por treinadores como Numa Andoire , o inglês William Berry e Jean Luciano . A última honra do clube foi vencer a Coupe de France em 1997, depois de derrotar o Guingamp por 4 a 3 nos pênaltis na final . As cores de Nice são vermelho e preto.

Durante a carreira de sucesso do clube na década de 1950, o Nice foi um dos primeiros clubes franceses a integrar com sucesso jogadores internacionais. Jogadores notáveis ​​​​incluem Héctor De Bourgoing , Pancho Gonzales , Victor Nurenberg e Joaquín Valle , sendo este último o maior artilheiro de todos os tempos do clube e sem dúvida o maior jogador.

História 

O Gymnaste Club 'Azur foi fundado no bairro residencial de Les Baumettes em 9 de julho de 1904 sob o nome de Gymnaste Club . O clube foi fundado pelo Marquês de Massingy d'Auzac, que atuou como presidente da Fédération Sportive des Alpes-Maritimes ( Federação Esportiva Alpes -Maritimes ). Semelhante ao seu nome, o clube se concentrou principalmente nos esportes de ginástica e atletismo. Em 6 de julho de 1908, em um esforço para permanecer afiliado à FSAM e também ingressar na federação amadora USFSA , a chefe do futebol francês na época, o Gymnaste Club de Nice se dividiu em duas seções, com a nova seção do clube sendo nomeada Gymnastes Amateurs Clube de Nice. A nova seção gerou um clube de futebol e, após duas temporadas, os dois clubes se fundiram. Em 20 de setembro de 1919, o Nice fundiu-se com o clube local Gallia Football Athlétic Club e, posteriormente, adotou a combinação vermelha e preta do clube. Em 1920, o clube jogava na Ligue du Sud-Est, uma liga regional sob a supervisão da Federação Francesa de Futebol . Enquanto jogava na liga, Nice desenvolveu rivalidades com Cannes e Marselha . Em 22 de dezembro de 1924, o clube mudou seu nome para Olympique Gymnaste Club de Nice .

Em julho de 1930, o Conselho Nacional da Federação Francesa de Futebol votou 128-20 em apoio ao profissionalismo no futebol francês. O Nice, juntamente com a maioria dos clubes do sul da França, estava entre os primeiros clubes a adotar o novo estatuto e, posteriormente, tornou-se profissional e foi membro fundador da nova liga. Na temporada inaugural da liga , o Nice terminou em sétimo em seu grupo. Na temporada seguinte , o Nice terminou em 13º e foi rebaixado da liga. O clube não jogou futebol da liga na temporada seguinte e retornou ao futebol francês em 1936, jogando na 2ª divisão. O Nice passou os três anos seguintes jogando na segunda divisão. Em 1939, o futebol profissional na França foi abolido devido à Segunda Guerra Mundial. No entanto, Nice continuou a jogar futebol da liga sob o status de amador com o clube participando da Ligue du Sud-Est em 1939 e da Ligue du Sud nas temporadas seguintes.

Após a Segunda Guerra Mundial, o Nice voltou ao status profissional e foi inserido novamente na segunda divisão. O clube conseguiu a promoção de volta à primeira divisão para a temporada 1948-49 sob a liderança do gerente austríaco Anton Marek . Depois de duas temporadas terminando entre os dez primeiros, o Nice, agora liderado pelo gerente Jean Lardi , alcançou sua primeira honra ao conquistar o título da liga na temporada 1950-51 . Liderados pelos internacionais franceses Marcel Domingo , Antoine Bonifaci , Abdelaziz Ben Tifour e Jean Courteaux, além da dupla argentina de Pancho Gonzales e Luis Carniglia e o suecoPär Bengtsson , o Nice venceu o campeonato apesar de terminar empatado em pontos com o Lille . O Nice foi declarado campeão por ter mais vitórias (18) do que o Lille (17).  Na temporada seguinte, sob o comando do novo técnico Numa Andoire , o Nice conquistou a dobradinha depois de vencer tanto o campeonato quanto a Copa da França. No campeonato, o clube defendeu seu título ao derrotar Bordeaux e Lille. Na final da Coupe de France, o Nice enfrentou o Bordeaux e derrotou o clube Aquitaine por 5-3, cortesia de gols de cinco jogadores diferentes.

Nice continuou sua carreira sólida na década ao vencer a Coupe de France pela segunda vez em 1954. O clube, agora liderado por um jovem e desconhecido Just Fontaine , enfrentou o rival do sul Marselha e conquistou uma vitória por 2 a 1 com Victor Nuremberg e Carniglia marcando os gols. Carniglia se aposentou do futebol após a temporada e começou a treinar o Nice. Em sua primeira temporada no comando , o Nice venceu o campeonato pela terceira vez depois de ser perseguido durante toda a temporada pelos rivais Marselha e Mônaco, além de Lens e Saint-Étienne . Após a campanha, Fontaine deixou o clube para o Stade de Reims. Três temporadas depois, o Nice conquistou o último título da década em 1959. O clube terminou a década (1950-1959) com quatro títulos da liga e dois troféus da Coupe de France. Nice também apareceu na competição europeia pela primeira vez na temporada 1956-57 , perdendo para o Real Madrid nas quartas-de-final.

Nas décadas seguintes, o Nice lutou para igualar o sucesso da década de 1950 com o Reims e, mais tarde, o Saint-Étienne eclipsando o clube nas décadas de 1960 e 1970. Durante esse período, o Nice competiu regularmente na 1ª divisão, com exceção de duas temporadas na 2ª divisão em 1965 e 1970. Em 1973 e 1976, o Nice alcançou o segundo lugar na liga, seu melhor resultado desde que venceu a liga em 1959. No entanto, após o último final, o clube terminou em posições mais baixas nas próximas seis temporadas e foi rebaixado na temporada 1981-82 depois de terminar em 19º. Nice jogou três temporadas na segunda divisão antes de retornar à primeira divisão em 1985. Depois de seis temporadas no meio da tabela, o Nice estava de volta à segunda divisão.

Em 1997, o Nice, agora de volta à primeira divisão, surpreendeu muitos ao vencer a Coupe de France. No entanto, a vitória não chocou a maioria dos entusiastas do futebol francês principalmente devido à competição do clube no período que antecedeu a final em que o Nice enfrentou apenas clubes da segunda divisão, exceto o Bastia , clube da primeira divisão . Na final , Nice derrotou o Guingamp por 5 a 4 nos pênaltis para conquistar o sucesso na copa. Em uma nota mais azeda, o Nice foi rebaixado da primeira divisão apenas alguns dias depois de vencer a Coupe de France em último lugar no campeonato. O clube passou cinco temporadas na Ligue 2 e retornou à Ligue 1 na temporada 2001-02 . Na preparação para a temporada, o Nice não cumpriu os requisitos financeiros estabelecidos pelo DNCG e posteriormente foi rebaixado para o Championnat National , o terceiro nível do futebol francês. No entanto, depois de alcançar a estabilidade, principalmente devido à venda de alguns jogadores, o Nice foi autorizado na Ligue 1 após apelar com sucesso. Na temporada 2005-06 , o Nice chegou à final da Coupe de la Ligue em 2006 , perdendo para o Nancy por 2-1.

Em 2016, um consórcio chinês e americano liderado por Chien Lee e Alex Zheng comprou 80% do clube.  Na temporada 2016-17 da Ligue 1 , o Nice terminou em terceiro na classificação final e se classificou para a terceira rodada da Liga dos Campeões da UEFA .

Em 11 de junho de 2018, Patrick Vieira foi anunciado como gerente do Nice, substituindo Lucien Favre .  Na temporada 2018-19, o Nice terminou em 7º lugar na tabela.

Em julho de 2019, foi anunciado que Jim Ratcliffe adquiriu o clube francês por 100 milhões de euros.

Depois de uma sequência de má forma, o Nice ficou em 11º lugar na Ligue 1 e foi eliminado da Liga Europa, o técnico Patrick Vieira foi demitido. O assistente de Vieira, Adrian Ursea, assumiu como zelador. Nice terminaria a temporada 2020-21 da Ligue 1 em nono lugar na tabela.

Em 28 de junho de 2021, Christophe Galtier foi nomeado o novo treinador principal.  Em 27 de junho de 2022, Lucien Favre retornou ao Nice como técnico.

Estádio da casa 

De 1927 a 2013, o Nice jogou em casa no Stade Municipal du Ray , geralmente abreviado para simplesmente Stade du Ray. O estádio é, no entanto, oficialmente conhecido como Stade Léo-Lagrange, em homenagem a um político francês que teve uma passagem pela política como secretário de Estado adjunto do esporte. O Stade du Ray passou por muitas reformas, sendo a mais recente em 1997 e tem capacidade para 17.415 pessoas. O estádio era popular entre os torcedores por estar localizado no centro da cidade, mas sofria com sua estrutura antiga e pequena capacidade, já que a região metropolitana de Nice tem mais de um milhão de habitantes.

O Nice começou a tentar construir um novo estádio em 2002. Em sua primeira tentativa, o clube foi fortemente criticado por políticos locais que questionaram a utilidade e o formato do estádio. Apesar das críticas, no entanto, a proposta do clube foi aprovada e a escavação do local na planície de Var , em Nice-Lingostière, começou em julho de 2006. A administração do Tribunal de Nice cancelou o projeto por irregularidades cometidas na fixação do preço dos ingressos . Em outubro de 2008, o novo vice-prefeito de Nice, Christian Estrosi, declarou que Nice teria um novo estádio "o mais tardar em 2013". O novo estádio deveria ser construído no mesmo local de antes, em Nice-Lingostière.

Em 22 de setembro de 2009, o jornal francês L'Équipe informou que o Grand Stade Nice havia sido selecionado pela Federação Francesa de Futebol (FFF) como 1 dos 12 estádios a serem usados ​​na candidatura do país para sediar a UEFA Euro 2016 . A FFF fez suas seleções oficialmente em 11 de novembro de 2009, e a cidade de Nice foi selecionada como local para sediar partidas durante o torneio. A construção do Allianz Riviera começou em 2011 e foi concluída em setembro de 2013.