Skip to content

O LOSC Lille  é uma das equipas mais conhecidas e respeitadas do mundo e, em França, são consideradas uma das melhores equipas de todos os tempos. Como resultado, Listas de TV do Lille  são reunidas por ambos os seus próprios fãs em França e no estrangeiro. Com fãs em todo o mundo a aceder live stream Lille  e ver o Lille  na televisão. Apanhe todos e todos os jogos do Lille , mantendo os olhos abertos para todas as últimas actualizações aqui!

Events not available

Lille Olympique Sporting Club, comumente chamado de LOSC , LOSC Lille , ou simplesmente Lille , é um clube de futebol profissional francês com sede em Lille , Hauts-de-France que compete na Ligue 1 , a primeira divisão do futebol francês . O Lille joga seus jogos em casa desde 2012 no Stade Pierre-Mauroy , um estádio com tecto retrátil de 50.186 lugares que substituiu a casa anterior do clube, o Stadium Lille-Metropole .

O Lille foi fundado como resultado de uma fusão entre o Olympique Lillois e o SC Fives em 1944. Ambos os clubes foram membros fundadores da 1ª Divisão Francesa e o Olympique Lillois foi o campeão inaugural da liga . Sob o emblema do Lille, o clube conquistou quatro títulos da liga (em 1946 , 1954 , 2011 e 2021 ) e seis títulos da Coupe de France . O período de maior sucesso do Lille foi a década de 1946 a 1956, quando a equipe foi liderada pelos gerentes George Berry e André Cheuva .

O Lille tem uma rivalidade de longa data com o clube vizinho RC Lens , com quem disputa o Derby du Nord . O clube, atualmente propriedade do fundo de investimento Merlyn Partners SCSp, com sede em Luxemburgo, lidera o recorde de confrontos diretos entre os dois rivais e em termos de troféus conquistados.

História 

Antes da Segunda Guerra Mundial , a cidade de Lille tinha dois clubes de alto nível; Olympique Lillois e SC Fives . O Olympique Lillois foi coroado campeão nacional em 1932-33 , os primeiros na história do campeonato que foi criado em 1932, e foi vice-campeão em 1935-36 .  Eles também ganharam o título do Campeonato de Futebol da USFSA em 1914 , a primeira divisão do futebol francês antes da criação da Divisão 1 francesa, e foram para a final da Copa da França em 1939 . Seus vizinhos, SC Fives, ficaram em segundo lugar em 1933-34 .Eles também foram para a final da Coupe de France, sendo derrotados pelo Girondins AS Port em 1941 .

Enfraquecidos pela guerra, os dois clubes decidiram se fundir no outono de 1944, em 23 de setembro, dando origem ao Stade Lillois, renomeado Lille Olympique Sporting Club algumas semanas depois. Em 25 de novembro de 1944, o clube é oficialmente registado com seu novo nome.

Em sua primeira temporada, o clube recém-nascido chegou à final da Coupe de France de 1945 , com um elenco composto pelos melhores jogadores de ambas as equipes de fusão, que são principalmente nativos do departamento Nord . Na temporada seguinte, o Lille ganhou a dobradinha , derrotando o Estrela Vermelha na final da Coupe de France de 1946 e terminando em primeiro lugar da 1ª divisão francesa à frente de Saint-Étienne e Roubaix-Tourcoing . Em 1947, o Lille terminou em quarto lugar, mas voltou à final da Coupe de France e manteve o troféu, derrotando o Strasbourg . O clube voltou a ganhar a taça em 1948 derrotando os principais rivais Lens , seu terceiro consecutivo, e foi vice-campeão da liga no mesmo ano, atrás do Marselha , que se tornou campeão após uma forte temporada de 1947-48 .

Eles também foram vice-campeões em 1948-49 , 1949-50 e 1950-51 . Em 24 de junho de 1951, um Lille exausto chegou à final da Copa Latina e perdeu para o Milan do Gre-No-Li depois de ter jogado 250 minutos em dois dias.

Em 31 de maio de 1953, eles voltaram a vencer e conquistaram seu quarto troféu Coupe de France em uma vitória final por 2 a 1 contra o FC Nancy , diante de 60.000 espectadores. O clube então conquistou seu segundo título nacional em 1953-54 , tendo sofrido apenas 22 golos em 34 jogos. Após esta temporada, o Lille é elogiado por sua proficiência defensiva e adquiriu uma reputação como uma defesa sólida.  Um ano depois, Les Dogues conquistou sua quinta Copa da França em uma vitória por 5-2 sobre o Bordeaux na final .

Este período de glória e hegemonia, ocorrido após a guerra e a ocupação alemã da França , deu origem a um dos apelidos do clube: La Machine de Guerre ( francês para "A Máquina de Guerra").  Em sua primeira década de existência, o clube conquistou a grande maioria de seus principais troféus, conquistando dois títulos da liga e alcançando o segundo lugar por quatro temporadas consecutivas. O Lille, conhecido como o melhor clube francês do pós-guerra, acumulou cinco vitórias na Copa da França em sete finais, incluindo cinco finais consecutivas e conquistando o troféu três vezes seguidas, uma das melhores actuações da história do torneio

Brasão e apelidos 

O brasão do Lille mudou muitas vezes. O primeiro brasão do clube recém-nascido era simplesmente o escudo da cidade de Lille, datado de 1235 , que mostra a flor-de-lis refere-se ao nome e à insularidade da cidade. " Lille ", ou " Lile " e " Lysle " dependendo das formas passadas, é foneticamente próximo de " Lisle ", uma antiga grafia de " Lys ". O lis também faz referência às bandeiras de água , que se espalhavam pelos pântanos . circundando a cidade. As cores da heráldica, argento (branco) e gules (vermelho), encarnam sabedoria e riqueza para o primeiro, e paixão e fidelidade para o segundo.

Branco e vermelho eram as cores do Olympique Lillois enquanto o azul, cor tradicional do short do time, remete ao SC Fives e também está presente no primeiro escudo do clube de 1946. O vermelho continua sendo a principal cor utilizada pelo clube em suas imagens, em seu site ou em suas redes sociais.

O clube adotou as cores de seus pais fundadores e fundadores, e o símbolo da flor-de-lis que pode ser visto nos primeiros escudos. Em 1981, o mastim apareceu pela primeira vez no escudo do clube e nunca mais saiu. O apelido, Les Dogues ( francês para "Os Mastiffs"), evoca e enfatiza a agressividade e dedicação da equipe, e foi usado pela primeira vez na década de 1920 para os jogadores do Olympique Lillois. Outros apelidos ou designações são frequentemente usados, como Les Nordistes (francês para "Os Homens do Norte") ou Les Lillois , o demônimo correspondente a Lille.

Em 1989, foi revelado um novo brasão que combina a flor-de-lis e um mastim que parece saltar da flor. A sigla " LOSC " é complementada pelo termo " Lille Métropole " para melhorar a Métropole Européenne de Lilletamanho e importância na Europa Ocidental. Os dirigentes do clube naquela época queriam entrincheirar o clube em sua região, não apenas na cidade, mas em uma área de 1.000.000 de habitantes para onde o clube mudou algumas instalações. Este emblema foi ligeiramente revisto em 1997, mas foi substituído em 2002 por um mais elegante, onde o cão e a sigla são proeminentes. Em 2012, a flor-de-lis voltou a ser um elemento central no logotipo. O formato do emblema lembra a heráldica anterior, e apenas o nome da cidade e do clube aparecem na parte superior do logotipo como uma coroa.

O mais recente escudo, que foi revelado em 2018, usa todos os símbolos do clube (as iniciais do clube, o mastim, a flor-de-lis e as três cores) dentro de uma forma regular de pentágono , forma do coração da Cidadela de Lille

Kits e patrocinadores 

Nascido da união de duas equipes, o Lille OSC abraçou diferentes elementos de camisas e símbolos de ambos os clubes fundadores. O uniforme do primeiro clube era branco e azul. A camisa branca, com um grande "V" ou chevron vermelho no pescoço e nas extremidades das mangas vermelhas, é inspirada na camisa do Olympique Lillois , enquanto a forma em "V" vem dos kits SC Fives , bem como calções e meias azuis. O branco era a cor primária da camisa com pequenos tons de vermelho. O chevron vermelho fazia parte de cada camisa até 1964, quando desapareceu para dar lugar a uma camisa branca imaculada que mantinha apenas gola e mangas vermelhas. Esta versão em jersey, branca com apenas alguns tons de vermelho na gola e nas mangas, permanece substancialmente a mesma há décadas.

Na década de 1990, os diferentes fabricantes de kits adicionaram sucessivamente diferentes formas vermelhas ao redor dos ombros, como um padrão xadrez vermelho , um grande logotipo da Reebok que reveste a parte superior da camisa ou um padrão vermelho liso, permitindo a presença de um chevron branco com bordas vermelhas. A temporada 1992-93 marcou o rápido retorno do chevron vermelho. 1999 marcou um momento significativo na história dos kits LOSC. No início desta temporada, o clube optou por trocar a cor principal dos uniformes. As camisas de casa agora são dominadas pelo vermelho, enquanto as de fora são brancas no geral.  O clube excepcionalmente retorna a um uniforme branco para a temporada 2016-17 da Ligue 1 para comemorar a liga e a copaduplo aniversário de 70 anos.

Terceiros kits são tradicionalmente usados ​​para jogos europeus. Sendo inicialmente azul no início dos anos 2000, os terceiros kits então usaram e incorporaram as cores da bandeira de Flandres : preto e amarelo.  Desde o início do século XXI, o clube lançou mais de uma dúzia de kits pretos ou amarelos.

Lille conheceu muitos fabricantes de artigos esportivos em sua história. Desde a sua criação até a década de 1970, o Lille não tinha um fornecedor de kits adequado. O primeiro fabricante de uniformes do clube foi a Le Coq Sportif , que fez as primeiras camisas de marca do Lille até 1975. Na década de 1980, o fornecedor do clube era a Puma , uma das famosas fabricantes de uniformes do Lille. O patrocínio da Puma durou nove anos e as camisas da marca alemã permanecem gravadas na memória das pessoas. Após esse período, muitos fornecedores entraram e saíram, incluindo Lotto e Adidas para contratos breves. A Reebok recebeu o contrato em 1996, ficou três temporadas, antes da Nikeiniciou uma primeira passagem em 1999. Seguiu-se a marca de futebol da Decathlon , Kipsta, sediada na região de Lille, Airness e Canterbury , a empresa especializada em rugby. Em 2013, a Umbro assumiu até a Nike iniciar uma segunda passagem em 2013, que durou três anos.

Em 22 de junho de 2016, o Lille anunciou uma parceria de cinco anos com a New Balance , tornando-se um dos maiores times de futebol que assinou com o fabricante de roupas esportivas com sede em Boston . A parceria é renovada em 2021 em um novo contrato de cinco temporadas até junho de 2026.

Os primeiros patrocinadores principais do clube foram o açougue Jean Caby , que apareceu duas temporadas na frente da camisa, e a limonada Pel d'Or de Lille , produzida pela famosa cervejaria Pelforth . Um dos patrocinadores mais icônicos do Lille é o fabricante francês de fraldas e produtos para bebês Peaudouce , que durou mais de dez anos. As fábricas de produção estavam localizadas em Linselles , na região de Lille e as nove letras vermelhas agora fazem parte da identidade do clube. No entanto, a Peaudouce foi adquirida pela empresa sueca de produtos de consumo SCA , que decidiu encerrar o patrocínio. Empresa de foodservice Eurest, bancosO Crédit Agricole e o ING Direct também são patrocinadores principais famosos, que duraram pelo menos duas temporadas.

Posteriormente, o famoso "P" da empresa francesa de cassinos e resorts Partouche apareceu na camisa do Lille em 2003 pela primeira vez. Com sede no norte da França, Partouche é o patrocinador mais fiel do Lille: o logotipo da marca esteve na camisa do clube durante quatorze temporadas.Os principais patrocinadores mais recentes são a varejista francesa de eletrônicos de consumo Boulanger e a varejista britânica de carros online Cazoo .  Em 31 de agosto de 2022, a operadora russa 1xBet assinou um acordo de parceria para se tornar seu parceiro regional oficial no Oriente Médio, Norte e África do Sul.

Estádios 

Após sua fundação após a fusão do Olympique Lillois e do SC Fives , o Lille jogou alternadamente seus jogos em casa nos estádios de ambos os clubes: Stade Henri-Jooris do Olympique Lillois e Stade Jules-Lemaire do SC Fives.  No entanto, em 1949, o clube optou por manter o primeiro como sua casa e usar o segundo como campo de treinamento . Cada vez mais obsoleto, o Stade Jules-Lemaire será destruído dez anos depois, em 1959. Batizado em homenagem a Henri Jooris, o icônico presidente do Olympique Lillois, o estádio de 15.000 lugares, localizado às margens do rio Deûle , perto da Cidadela de Lille, foi a casa do Les Dogues até 1975, quando o Lille se mudou para o Stade Grimonprez-Jooris .

Localizado dentro do parque da cidadela, não muito longe do antigo estádio, a capacidade original do estádio era de 25.000 na época de sua inauguração, mas foi reduzida para cerca de 17.000 em 2000 devido à evolução dos padrões de segurança. Em 2000, o estádio foi reformado e sua capacidade foi aumentada para 21.000.  No entanto, ainda não cumpriu os regulamentos de licenciamento da FIFA e os planos para construir um novo estádio compatível com os padrões da UEFA foram feitos em 2002, quando o clube foi privatizado.

Em junho de 2003, a diretoria do clube concordou com uma nova proposta apresentada pelo prefeito da cidade para construir um novo estádio de 33.000 lugares no local do Grimonprez-Jooris.  Foram realizados trabalhos preliminares que incluíam o desmantelamento dos campos de formação, cuja entrega estava prevista para 31 de Dezembro de 2004, mas foi adiada. O trabalho de construção foi então planejado para começar no início de 2005, mas o projeto enfrentou a oposição de preservacionistas que impediram com sucesso o projeto de obter as licenças necessárias, pois o local do estádio era próximo à cidadela do século XVII.

Em maio de 2004, o estádio fechou suas portas e os atrasos forçaram o Lille a jogar seus jogos da liga no Stadium Nord Lille Métropole , um estádio de 18.000 lugares em Villeneuve-d'Ascq , e seus jogos da Liga dos Campeões da UEFA de 2005-06 em Stade de France na região de Paris . [49] Após dois anos de batalhas judiciais, os tribunais locais declararam nulas as licenças de construção emitidas em julho e dezembro de 2005, o que significava que o Grimonprez-Jooris II nunca viria a existir. Grimonprez-Jooris foi demolido em 2010, seis anos após a saída do Lille OSC. O clube permaneceu no Estádio Lille Métropole até o final doTemporada 2011-12 da Ligue 1 . Enquanto o LOSC estava lutando com seus problemas de instalação, o cenário administrativo da área de Lille mudou. A nova administração, agora responsável por toda a área, decidiu lançar um novo projeto de estádio.

Em fevereiro de 2008, Eiffage foi selecionado durante uma assembleia geral para construir um estádio multiuso com capacidade para 50.000 lugares e teto retrátil .  O estádio também tem uma particularidade: pode se tornar uma arena totalmente funcional de 30.000 lugares que pode receber jogos de basquete , tênis ou handebol , além de shows . Stade Pierre-Mauroy , conhecido por motivos de patrocínio como Decathlon Arena – Stade Pierre-Mauroy desde 2022, foi inaugurado em 17 de agosto de 2012. Originalmente chamado de Grand Stade Lille Métropole, o estádio foi renomeado em 2013 em homenagem ao ex-prefeito de Lille e ex -primeiro-ministro da França Pierre Mauroy .  O estádio está localizado em Villeneuve-d'Ascq e tem capacidade para 50.186 pessoas, sendo o quarto maior estádio da França.

O estádio recebeu a seleção nacional de futebol da França e a seleção nacional de rugby da França , bem como alguns jogos da UEFA Euro 2016 e muitos jogos do Top 14 .  Foi escolhido para ser um dos nove locais selecionados para sediar a Copa do Mundo de Rugby de 2023 pela França . A arena de 30.000 lugares sediou o EuroBasket 2015 , Copa Davis , Campeonato Mundial de Handebol Masculino de 2017 e sediará torneios de handebol e basquete nos Jogos Olímpicos de 2024 .

O recorde de público para um jogo esportivo é de 49.712 espectadores, que testemunharam a vitória do Lille por 5 a 1 sobre o PSG em 2019