Skip to content

O Lens é uma das equipas mais conhecidas e respeitadas do mundo e, em França, são consideradas uma das melhores equipas de todos os tempos. Como resultado, Listas de TV do Lens são reunidas por ambos os seus próprios fãs em França e no estrangeiro. Com fãs em todo o mundo a aceder live stream Lens e ver o Lens na televisão. Apanhe todos e todos os jogos do Lens, mantendo os olhos abertos para todas as últimas actualizações aqui!

Events not available

Racing Club de Lens , comumente referido como RC Lens ou simplesmente Lens ) é um clube de futebol profissional francês com sede na cidade de Lens , no norte do departamento de Pas-de- Calais . Seu apelido, les sang et ou ( o sangue e o ouro ), vem de suas cores tradicionais de vermelho e dourado. Seus rivais tradicionais são seus vizinhos do norte, Lille , com quem disputam o Derby du Nord .

História 

Origem do clube 

O clube foi fundado em 1906 em Lens por estudantes locais que gostavam de jogar futebol na Place Verte da cidade (actual Place de la République). O nome "Racing Club de Lens" foi escolhido como referência ao Racing Club de Roubaix e ao Racing Club de France , ambos clubes populares na época.

A primeira diretoria do clube foi formada pelos pais desses alunos. O clube jogou originalmente em verde e preto para representar o local de fundação; eles usavam verde para representar o nome do campo da casa, "Verte", (que significa 'verde' em francês), e preto para representar a omnipresença da indústria de mineração de carvão na área circundante.

Entre 1907 e 1912, os jogadores foram obrigados a mudar de casa duas vezes antes de se estabelecerem no Parc des Glissoires, situado entre Avion e Lens .

Durante a Primeira Guerra Mundial , em comum com todos os clubes desportivos franceses, as actividades da equipe foram interrompidas e não foram reiniciadas até 1919. A essa altura, o Lens havia mudado suas cores de jogo para azul celeste.

De sangue e ouro 

Foi em 1924 que as cores vermelha e dourada apareceram pela primeira vez. Uma lenda diz que Pierre Moglia , presidente do clube de 1923 a 1930, escolheu as cores da bandeira espanhola depois que um colega do clube comentou que as ruínas da igreja de Saint-Léger, pelas quais eles passaram uma noite, eram as últimas visíveis. restos da dominação espanhola local em 1648 . Algumas pessoas também dizem que as cores foram derivadas como uma referência às minas de carvão locais: o vermelho para o sangue dos mineiros e o ouro para o carvão que era valioso na época.

Foi também em 1924 que o clube foi autorizado a jogar no recém-construído estádio municipal Raoul Briquet (hoje Léo Lagrange). A primeira partida do clube em suas novas cores foi disputada para a inauguração do estádio.

Em 1926, o jogador de futebol britânico Kid Fenton foi a primeira estrela que jogou pelo Lens. Ele permaneceu por oito temporadas e se tornou um forte favorito entre os torcedores do clube. Este também foi o ano em que o primeiro grupo de torcedores foi formado e também viu a primeira ocasião em que Lens conquistou o Championnat d'Artois.

Em 1929, Lens ganhou o campeonato do Norte e ganhou a promoção pela primeira vez para a Division d'Honneur da Ligue du Nord com os clubes Olympique Lillois , RC Roubaix , Excelsior Athlétic Club de Roubaix e AC Amiens.

Na Liga Artois, o clube ganhou prestígio e, em 1932, o clube inaugurou o Stade Félix Bollaert .

As primeiras vitórias

Em 1937, o Lens ganhou acesso à primeira divisão depois de terminar em primeiro na segunda divisão , liderado por jogadores como Stefan Dembicki e Spechtl. O Lens ainda conseguiu chegar às oitavas de final da Coupe de France , embora a equipe tenha sido eliminada pelo Estrela Vermelha , por 3 a 2.

Em 1943, o Lens venceu a primeira divisão da Zona Norte graças a Dembicki, que marcou 43 golos em 30 jogos. Um ano antes, em uma partida da Copa da França, ele havia marcado 17 golos, o que ainda hoje é o recorde mundial de golos marcados por um jogador em uma única partida oficial.

Imediatamente após a Segunda Guerra Mundial , o Lens terminou em sexto lugar na temporada 1945-46, mas foi rebaixado no ano seguinte. Em 1948, o clube jogou sua primeira final da Copa da França, que perdeu por 3 a 2 contra o Lille. Um ano depois, Lens foi promovido à primeira divisão, e Maryan Wisnieski foi recrutada, em 1953. Problemas com a diretoria, porém, o fizeram sair do clube; juntou-se ao clube italiano UC Sampdoria Genoa , embora sem muito sucesso.

Em 1962, as minas da cidade de Lens foram fechadas e o futuro do clube estava em jogo, já que a maioria dos jogadores eram mineiros de profissão. Entre 1956 e 1968, a sobrevivência foi difícil. No entanto, em 1964, o Lens terminou em terceiro, com Ahmed Oudjani o artilheiro com 30 golos. Outro jogador famoso, Georges Lech , ingressou no Lens, embora o clube tenha sido rebaixado em 1968. No ano seguinte, os administradores da mina rescindiram a propriedade do Lens, o que sinalizou o fim do futebol profissional no Stade Bollaert-Delelis . O Lens era agora mais uma vez um clube amador, um ano após seu rebaixamento, e o futuro a longo prazo parecia muito sombrio.

Os bons anos e a queda 

No entanto, dias melhores chegaram em 1960, depois que a prefeitura se interessou pelo Racing Club de Lens. O prefeito de Lens, André Delelis , era um torcedor de longa data e reconheceu a importância do sucesso do clube para o moral geral da cidade. Com o futuro presidente, Jean Bondoux , o prefeito reuniu voluntários e assinaturas para ajudar o clube a sobreviver. Além disso, a cidade recuperou a propriedade do estádio do fechamento da indústria da mina.

Os vinte anos seguintes viram uma melhoria lenta, mas constante, nas fortunas do clube. Em 1972, o Lens chegou às meias-finais da Coupe de France, e a chegada de dois jogadores polacos ajudou o clube a subir à primeira divisão. Em 1975, o Lens mais uma vez chegou à final da Coupe de France contra o poderoso Saint-Étienne , mas perdeu o jogo por 0–2.

Como finalista da Coupe de France, o Lens teve a oportunidade de participar da sua primeira Taça dos Vencedores das Taças , mas a equipa foi rapidamente eliminada pelo clube holandês ADO Den Haag .

Estádio Félix Bollaert

O progresso constante do Lens continuou e, depois de terminar em segundo no campeonato, atrás do Nantes , eles conseguiram se classificar para a Copa da UEFA . Eles eliminaram o clube sueco Malmö FF e, mais impressionante, o forte clube italiano Lazio . Depois de uma derrota fora (2-0), eles venceram por 6-0 no Stade Bollaert-Delelis após a prorrogação. Infelizmente, após esta rara façanha internacional para um clube francês, eles foram eliminados pelo time da Alemanha Oriental 1. FC Magdeburg . Pior ainda, o clube voltou para a segunda divisão em 1978.

O retrocesso foi muito breve e a promoção imediata de volta à elite francesa foi alcançada em 1979 com Roger Lemerre como treinador principal. Durante a década de 1980, Gérard Houllier e Joachim Marx o sucederam. Foram grandes ganhos para a equipe, embora o clube tenha perdido jogadores importantes como Didier Sénac , Gaëtan Huard e Philippe Vercruysse .

Nova direcção e retorno na Ligue 1

Na temporada 2017-2018 da Ligue 2 , o Lens perdeu seus primeiros sete jogos consecutivos, o pior início de temporada na história do clube. Em 18 de setembro, o Lens finalmente conseguiu sua primeira vitória da temporada sobre o US Quevilly-Rouen por 2-0.

Na temporada 2018-19 da Ligue 2 , Lens terminou em 5º na tabela e chegou à final do play off de promoção contra o Dijon FCO . Depois de um empate em 1 a 1 na primeira mão, o Lens perderia a segunda mão e o empate por 3 a 1 depois de dois erros do goleiro de Jérémy Vachoux custarem à sua equipe a chance de promoção para a Ligue 1 .

Em 30 de abril de 2020, o Lens foi promovido à Ligue 1 depois que a LFP decidiu encerrar as temporadas da Ligue 1 e da Ligue 2 mais cedo devido à pandemia de coronavírus. O Lens estava em segundo lugar na tabela da Ligue 2 no momento da decisão.

Na temporada 2020-21, o Lens terminou em 7º na tabela da Ligue 1 após uma impressionante primeira temporada na primeira divisão da França.  Eles terminaram em sétimo novamente na temporada seguinte.