Skip to content

O Stade Brestois 29   é uma das equipas mais conhecidas e respeitadas do mundo e, em França, são consideradas uma das melhores equipas de todos os tempos. Como resultado, Listas de TV do Brest são reunidas por ambos os seus próprios fãs em França e no estrangeiro. Com fãs em todo o mundo a aceder live stream Brest e ver o Brest na televisão. Apanhe todos e todos os jogos do Brest, mantendo os olhos abertos para todas as últimas actualizações aqui!

Events not available

Stade Brestois 29 ou simplesmente Brest , é um clube de futebol francês com sede em Brest . Foi fundado em 1950 após a fusão de cinco patronatos locais, incluindo Armoricaine de Brest, fundado em 1903.

Em seus primeiros anos, o clube fez uma rápida ascensão na hierarquia do futebol regional, a ponto de ser promovido ao Campeonato Francês Amador , o terceiro escalão do futebol francês, em 1958. O clube ingressou na Segunda Divisão em 1970, então finalmente chegou à Primeira Divisão em 1979. Viveu seu auge esportivo entre 1981 e 1991 sob a presidência de François Yvinec, jogando nove temporadas na elite em dez anos. Em 1991, o clube foi rebaixado antes de declarar falência alguns meses depois. O clube só voltou para a segunda divisão em 2004 e Ligue 1 em 2010. No final da temporada 2012-2013, teve, respectivamente, treze e dezessete temporadas na primeira e segunda divisões francesas.

O clube de Brest é presidido, desde 10 de maio de 2016, pelo empresário Denis Le Saint e liderado pelo estrategista Michel Der Zakarian desde 1 de julho de 2021.

Após a temporada 2018-19 , o clube jogou na Ligue 1 , a primeira divisão do futebol francês.

História

As fontes não concordam quanto à data de criação do clube. De acordo com a versão apresentada pelo atual clube, nasceu em 1950 da fusão de cinco patrocínios locais. No entanto, o Stade Brestois quando foi criado assumiu as estruturas e o lugar da Armoricaine de Brest, fundada em 1903 , da qual seria, portanto, herdeiro direto.

Armoricaine de Brest (1903–1950)

A seção de esportes do patronato de Saint Louis foi criada em 1903 tomando o nome de Armoricaine de Brest e adotando um lema: "Pen Huel" ("Heads up" em bretão). Antes da Primeira Guerra Mundial, 500 jovens e 400 crianças frequentavam as várias atividades de mecenato: preparação militar, tiro, futebol, atletismo, ginástica masculina, teatro, coro, banda filarmónica, círculos de estudo. A guerra diminuiu as fileiras dos armoricanos, mas as atividades foram retomadas rapidamente.

Em 1922, o padre Cozanet mandou construir um estádio em Petit Paris, no local do atual Stade Francis-Le Blé , uma arquibancada ainda com o lema Armorican (o estande Pen Huel) como nome. O estádio foi inaugurado em 9 de fevereiro de 1923 durante um encontro entre o Armoricaine e o Stade Français . Das fileiras do Armorican, entre as guerras, surgiram os internacionais franceses Alexis Thépot , Robert Coat e Jean Guéguen .

O patrocínio do Armorican disputou as 16ª finais da Copa da França em 1921 e 1927, as 32ª finais em 1923, 1926, 1928, 1930, 1931 e 1935. Em 1926, o Armoricaine tirou o título de campeão do patrocínio da França por vencendo na final contra o Saint-Jean-de-Luz (3-0). O guarda-redes Alexis Thépot, que conseguiu uma selecção enquanto fazia parte do plantel do Armoricaine em 1927 frente à Inglaterra, é um dos jogadores mais brilhantes do clube neste período.

A ascensão do Stade Brestois (1950-1982)

Em 1950, a fusão iniciada por Canon Balbous entre cinco patronatos católicos (o Armoricaine de Saint-Louis, o Avenir de Saint-Martin, o Flamme du Pilier Rouge, o Milice de Saint-Michel e o Jeune de Saint-Marc) deu origem para Stade Brest. Um dos objetivos dessa fusão de times católicos é suplantar o grande clube do Brest da época, o AS Brest, que é secular.

No seu nascimento, o Stade Brestois tinha como Presidente (depois como Presidente Honorário até à sua morte em 1998) Jean Offret.

Assumindo o lugar do Armoricaine na primeira divisão da Bretanha, o Estádio foi promovido em Promotion d'honneur em 1951, em divisão de honra regional (recém criada) em 1952 antes de ingressar na Divisão de Honra (1953). O Stade Brestois finalmente alcançou o Campeonato Francês Amador (CFA) em 1958, aproveitando a retirada dos Voltigeurs de Châteaubriant . O clube está finalmente evoluindo no mesmo nível que seu rival AS Brest. Em 1963, o clube voltou à divisão de honra, mas retornou ao CFA em 1966. Continuando sua ascensão na hierarquia do futebol francês, o Stade Brestois acedeu à segunda divisão após sua ampliação em 1970.

Em 1979, o Stade Brestois foi promovido à 1ª Divisão pela primeira vez em sua história. Este ano de aprendizagem termina com um último lugar na classificação, mas o Stade volta a subir na temporada seguinte. O clube, cujo novo presidente se chama François Yvinec, está desta vez com bastante conforto na 1ª divisão. Apesar de certa instabilidade no cargo de treinador, o clube bretão confirmou seu lugar na elite nas temporadas seguintes.

O pico com o Brest Armorique depois a queda brutal (1982–1991)

Em 1983, o presidente François Yvinec decidiu mudar o nome do clube para o de FC Brest Armorique , a fim de especificar melhor a localização geográfica do clube. O ano de 1986 é um ponto de virada na vida do clube. A partir desta temporada, os bretões embarcam no caminho do "futebol-business" ao recrutar estrelas sul-americanas, que após uma estreia de fanfarra lhes permitem alcançar um histórico (e ainda inigualável) 8º lugar na 1ª divisão em 1987. cenas, a ruptura entre o presidente e o treinador Raymond Keruzoré leva à demissão deste último, depois à retirada do principal patrocinador, as lojas Leclerc.

Os jovens Paul Le Guen , Vincent Guérin e Patrick Colleter não são suficientes para manter o clube, que desceu para a segunda divisão em 1988 com sua jovem geração promissora. Foi contra o Racing Club de Strasbourg que recuperou seu lugar na elite um ano depois, após play-offs que permanecem como um grande momento na história do clube.

De volta à primeira divisão, a equipe do Brest é composta por jovens talentosos como Corentin Martins , David Ginola , o paraguaio Roberto Cabañas ou o futuro campeão mundial Stéphane Guivarc'h , que permitem ao clube se classificar bem na elite. Mas em 1991, apesar do 11º lugar obtido pelo Brest na liga, o déficit significativo do clube levou ao seu rebaixamento administrativo para a Segunda Divisão.

O clube às margens do Penfeld acabou implodindo em dezembro daquele mesmo ano. Durante sua última partida com o rival Guingamp , a invasão do gramado pelos exasperados torcedores do Brest obriga David Ginola a pedir calma para que a partida possa ser retomada. Os resultados dos jogos disputados pelo clube desde o início da competição são anulados. O clube, cujo passivo é estimado em 150 milhões de francos, entrou com pedido de falência.

A equipe profissional é dissolvida, os jogadores do Brest são liberados. A equipe reserva, que então joga na terceira divisão, torna-se a equipe da flâmula.

Os anos em campeonatos amadores (1991–2004)

Em 1993, o clube foi promovido ao novo campeonato Nacional 1 . Após a fusão dos dois grupos Nacionais em 1997, o Stade Brestois foi rebaixado para o Campeonato Francês Amador , onde permaneceram três temporadas.

Depois de dez anos no campeonato amador, o clube bretão, que recuperou o nome original (em 1993), voltou ao campeonato nacional em 2000, onde permaneceram quatro temporadas.

O renascimento do Stade Brestois (2004–2013)

Em 2004, comandado pelo jovem Franck Ribéry , o clube garantiu a promoção à Ligue 2 , a segunda divisão do futebol francês. O clube conseguiu se manter nesse nível nos anos seguintes. No entanto, Brest não era um candidato sério para promoção até o final da década. A temporada 2009-10 viu o clube bretão, treinado por Alex Dupont, terminar em segundo lugar, o que garantiu a promoção automática para a Ligue 1 , após uma vitória por 2 a 0 contra o Tours em 30 de abril de 2010. Além disso, a equipe teve uma boa corrida na Coupe de France, eventualmente caindo nas oitavas de final para RC Lens na prorrogação.

O clube conseguiu garantir sua posição na primeira divisão, obtida em 29 de maio de 2011, apesar de uma derrota em casa contra o Toulouse . Durante a temporada 2011-12, o Brest garantiu seu lugar na primeira divisão com uma vitória sobre o Évian no último dia da temporada. Foi também a primeira vitória fora de casa do clube durante a campanha