Skip to content

O Benfica é uma das equipas mais conhecidas e respeitadas do mundo e, em Portugal, são consideradas uma das melhores equipas de todos os tempos. Como resultado, Listas de TV do Benfica são reunidos por ambos os seus próprios fãs em Portugal e mais longe. Com fãs em todo o mundo a aceder live stream do Benfica e ver o Benfica na televisão. Apanhe todos e todos os jogos do Benfica, mantendo os olhos abertos para todas as últimas actualizações aqui!

Events not available

Fundo Histórico

No futebol sénior masculino (primeiro escalão), o Benfica foi eleito pela FIFA o 12º maior clube de futebol do século XX e foi considerado pela IFFHS o 9º melhor clube europeu do século XX, sendo o primeiro entre os clubes portugueses.

O Benfica é o clube mais bem sucedido em Portugal no futebol sénior masculino (primeiro escalão), tendo conquistado 83 títulos.

No futebol sénior masculino (primeiro escalão), o clube ganhou 37 títulos da Primeira Liga, 26 Taças de Portugal, 7 Taças da Liga e 8 Supertaças Cândido de Oliveira.

Em 2014, o Benfica conquistou no futebol sénior masculino (primeiro escalão) o inédito triplete da Primeira Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga. Nesse ano também ganhou a Supertaça, tornando-se no único clube português a ganhar as quatro competições domésticas no mesmo ano.

A nível internacional no futebol masculino sénior (primeiro escalão), o clube conquistou duas Taças dos Campeões Europeus, ambas no início dos anos sessenta (épocas 1960–61 e 1961–62), a segunda delas com a ajuda do lendário Eusébio, um eterno símbolo benfiquista, que após o final da sua carreira se tornou um embaixador itinerante do Benfica e de Portugal.

O Benfica tornou-se o primeiro clube português na história dos Campeonatos do futebol sénior masculino (primeiro escalão) a completar 30 jogos sem perder, nomeadamente nas épocas 1972–73 e 1977–78. Na época 1972–73, o Benfica conseguiu a maior diferença de sempre de pontos do campeão para o segundo classificado (18), num sistema em que era atribuído 2 pontos por cada vitória.

O Benfica também tem o recorde europeu para o número de vitórias consecutivas numa liga doméstica (29) no futebol sénior masculino (primeiro escalão), alcançado entre as épocas 1971–72 e 1972–73)

Segundo um relatório da UEFA, o SL Benfica é o clube europeu que maior percentagem de adeptos concentra no seu país, reunindo 47% das preferências.

Equipamentos, Símbolo e Cores

Na fundação do Sport Lisboa e Benfica ficou definido que o clube teria como símbolos fundamentais as cores vermelho e branco, uma águia e que adoptaria a divisa "E Pluribus Unum", de maneira a definir a união entre todos os associados.

O emblema é composto por uma águia, que simboliza independência, autoridade e nobreza, um escudo com as cores do clube (vermelho e branco) e a sigla SLB de "Sport Lisboa e Benfica" sobre uma bola de futebol, tudo sobreposto sobre uma roda de bicicleta que foi retirada do emblema do Grupo Sport Benfica e que representa o ciclismo como uma das modalidades do clube (apesar de neste momento não a ter).

O lema do clube, "E Pluribus Unum", que em latim significa "De muitos, um", também está presente.

Antes de cada partida em casa, uma águia-de-cabeça-branca, chamada Vitória, voa em torno do Estádio da Luz várias vezes, acabando por aterrar em cima do escudo benfiquista, completando o emblema e criando uma versão real do emblema do clube.

Evolução do emblema

Abaixo nota-se a evolução do emblema entre 1904 e 2011. Este teve ainda reformulações em 1930 e 1999, esta última, essencialmente um reposicionamento da águia. No futebol, o clube tem vindo a adoptar emblemas comemorativos das conquistas "encarnadas" no futebol, com a inclusão de estrelas no topo do emblema actual.

Estádio

O Estádio da Luz, oficialmente chamado Estádio do Sport Lisboa e Benfica, é um estádio de futebol sénior masculino (primeiro escalão) situado em Lisboa, com capacidade para 64 642 espetadores. Foi inaugurado a 25 de outubro de 2003, num jogo entre o Benfica e o Nacional de Montevideo do Uruguai, sendo a partida vencida pelo Benfica por 2–1, com dois golos de Nuno Gomes. É também conhecido como "A Catedral" pelos adeptos benfiquistas.

A sua construção deve-se ao facto de, no âmbito da realização do Euro 2004, o antigo Estádio da Luz (um dos maiores estádios do mundo na altura, com lotação de 120 000 lugares) ser demolido, tendo sido construído em local adjacente, o novo estádio, com uma capacidade oficial para 65 400 espectadores. O Estádio da Luz foi palco de várias partidas do Euro 2004, incluindo a final.

A autoria do projecto do novo estádio foi da empresa australiana Populous, a mesma que projectou o Estádio Olímpico de Sydney e o Estádio do Algarve, entre outros, e projectou este estádio para usar iluminação natural tanto quanto possível.

Rivalidades

O Benfica tem como principais rivais no futebol masculino (e em algumas modalidades) o Sporting e o FC Porto, que, juntamente com o clube da Luz, formam os Três Grandes. Os três clubes são, geralmente, os três primeiros classificados do Campeonato e são os clubes com mais adeptos e títulos em futebol em Portugal. A rivalidade entre os três clubes alastra-se pelas várias modalidades praticadas por Benfica, Sporting e FC Porto.

O Dérbi de Lisboa

Devido à história do clube, o principal rival no futebol sénior masculino é o clube do bairro vizinho Sporting Clube de Portugal. O Benfica vs Sporting é o principal dérbi da cidade de Lisboa, sendo o mais importante dérbi de futebol de Portugal. A rivalidade teve origem em 1907, quando oito jogadores do Benfica se mudaram para o mais abastado Sporting em busca de melhores condições de trabalho. Historicamente, o Benfica é conhecido com o clube do povo, enquanto que o Sporting teve origem nem classes mais abastadas da população, ainda que essa diferenciação se tenha esbatido com o passar do tempo.

O Clássico

O outro grande rival do Benfica no futebol sénior masculino é o FC Porto e disputa com o Benfica o chamado "Clássico". O Benfica vs FC Porto é o jogo mais importante do futebol português e opões os dois clubes português com mais títulos em futebol. Esta rivalidade tem crescido nos últimos 40 anos e o jogo que opõe os rivais tornou-se um dos maiores clássicos do mundo. A animosidade ou rivalidade desenvolvida a partir da primeira metade do século XIX entre as duas maiores cidades de Portugal, nascida com o desenvolvimento industrial e a nova influência política da cidade do Porto (sobretudo a partir do liberalismo) – ou da animosidade na mesma cidade face à capital ou face ao poder central e mais tarde entre os seus clubes de futebol mais bem-sucedidos, está enraizada na história política, cultural e desportiva, sobretudo do século XX.