Saltar para conteúdo

ANTEVISÃO: NOVOS TEMPOS NA BUNDESLIGA

A nova temporada da Bundesliga 2022/23 está ao virar da esquina e são novos tempos no principal escalão da Alemanha. As estrelas das últimas temporadas, Robert Lewandowski e Erling Haaland, deixaram o campeonato.

Felizmente, há novos perfis prontos para assumir. Olhamos para o que podemos esperar da próxima época da Bundesliga .

Favoritos são o Bayern Munique novamente

O campeonato da época passada foi o 32º do Bayern de Munique no total e nada menos que o décimo consecutivo! Além disso, Robert Lewandowski tornou-se o melhor marcador da Bundesliga durante cinco anos consecutivos, com 35 golos.

Foi também a última temporada de Lewandowski no Bayern, quando conseguiu o seu desejo de mudar-se para o Barcelona. No entanto, o Bayern Munique agiu rapidamente e contratou Sadio Mané do Liverpool. Mané foi o melhor marcador da Premier League em 2018/19, pelo que também sabe bem onde está a baliza e o golo.

Além disso, o Bayern de Munique também se reforçou com Matthijs De Ligt (Juventus), o jovem Mathys Tel do Rennes e a dupla do Ajax Ryan Gravenberch e Noussair Mazraoui.

Qualquer coisa menos que outro campeonato para a coleção será obviamente um fracasso para o grande clube sul-alemão. Além disso, é naturalmente também, como sempre, o sucesso na Liga dos Campeões .

O Bayern arranca a Bundesliga com um encontro com o Eintracht Frankfurt, vencedor da Liga Europa da época passada, com Jesper Lindstrøm na equipa.

Um novo Dortmund

Como tantas vezes acontece, o Borussia Dortmund é a melhor aposta para uma alternativa ao Bayern Munique. Foram também a última equipa a enganar o Bayern do título em 2021/22.

Como sabem, o Dortmund, tal como o Bayern, perdeu a sua grande estrela quando Erling Haaland se mudou para o Manchester City. No entanto, era algo que estava preparado há muito tempo. Axel Witsel também trocou o Dortmund pelo Atlético Madrid.

No entanto, o Dortmund tem estado ativo durante o verão. Para a ofensiva, trouxeram alguns grandes perfis sob a forma do avançado rápido do RB Salzburgo, Karim Adeyemi, e da máquina de golos do Ajax, Sebastian Haller. Infelizmente, Haller não vai jogar por enquanto, uma vez que foi tragicamente afetado por cancro testicular.

Leipzig vai ter asas?

Apesar de uma temporada um pouco flutuante, o RB Leipzig conseguiu garantir o futebol da Liga dos Campeões esta temporada. Resultou em quarto lugar – apenas um ponto à frente da Union Berlin.

Isso deve, naturalmente, mudar na próxima temporada. Tyler Adams partiu para o Leeds, enquanto Nordi Mukiele mudou-se para o PSG. O lateral-esquerdo David Raum, do Hoffenheim, e o médio austríaco Xaver Schlager, convocado do Wolfsburgo, entraram. Além disso, Wimo Werner tem sido alvo de rumores de que regressou ao clube depois de não ter conseguido impressionar no Chelsea.

O Leipzig também tem o dinamarquês Yussuf Poulsen no momento da escrita. Ele e os seus colegas começam a temporada em Estugarda.

Melhor marcador da Bundesliga em 2022/23

Robert Lewandowski tem, como referido, estado fortemente apontado como melhor marcador nas últimas temporadas. Erling Haaland tem sido o seu concorrente mais próximo aqui. Na ausência destes jogadores, não é de estranhar que o substituto de Lewandowski, Sadio Mané, seja o favorito a correr com o título.

O seu maior concorrente pode muito bem ser o avançado checo do Bayer Leverkusen, Patrik Schick. Schick terminou a temporada passada com 24 golos à frente de Haaland na lista dos melhores marcadores. No entanto, ainda eram 11 menos do que Lewandowski.

Há, naturalmente, também Serge Gnabry, do Bayern, que marcou 14 vezes na Bundesliga na época passada. O Leipzig também tem um par de boas ofertas sob a forma de Christopher Nkunku e André Silva. Em Dortmund, a nova contratação do Adeyemi é a melhor aposta.

Se tens de olhar para jogadores de clubes fora dos quatro primeiros do ano passado, então o Anthony Modeste é óbvio. O jogador de Köln fez 20 jogos na última temporada. Pode, portanto, ser um outsider no que toca às probabilidades de melhor marcador da Bundesliga.