Saltar para conteúdo

ANTEVISÃO DO GRANDE PRÉMIO DO AZERBAIJÃO 2022

Os adeptos da F1 têm agora o Grande Prémio do Azerbaijão à espera, mas antes disso, vamos resumir o que se passou na corrida do Mónaco.

Mais uma vez, foi a Red Bull a levar a bandeira axadrezada no Grande Prémio do Mónaco, mas talvez não o carro de Max Verstappen que se supõe. É verdade, foi Sergio Perez a vencer apenas a terceira corrida da sua carreira de forma emocionante.

Perez estava em boa forma e foi a sua ultrapassagem dos Ferraris quando estavam a lutar que o ajudou a pegar no primeiro lugar e nunca o deixou ir. Curiosamente, foi Carlos Sainz a terminar em segundo, enquanto o seu companheiro de equipa e favorito ao campeonato, Charles Leclerc (que começou na pole), terminou a corrida em quarto lugar dececionante.

Verstappen teve uma corrida decente pelos seus padrões, mas só conseguiu o terceiro lugar, mas isso ainda foi o suficiente para impulsioná-lo para o topo da classificação de pilotos. A Mercedes voltou a não ficar bem, mas George Russell conseguiu o quinto lugar e Lewis Hamilton ficou em oitavo.

A maior parte do drama do dia veio do tempo, com a chuva torrencial a abalar o circuito no início da competição. Isto obrigou a um longo atraso de cerca de uma hora e tornou as condições escorregadias quando os pilotos foram finalmente autorizados a correr. Mick Schumacher teve a maior queda do dia e isso fez com que as autoridades trouxessem as bandeiras vermelhas.

Local, tempo e onde assistir ao Grande Prémio do Azerbaijão de F1

O Grande Prémio do Azerbaijão de F1 realiza-se no Circuito Municipal de Baku, no dia 12 de junho de 2022. Os espectadores em Portugal podem assistir à corrida a partir das 12:00.

A pista é uma das mais recentes adições ao calendário de F1, com a primeira corrida do Azerbaijão a acontecer apenas em 2016. A edição de 2022 contará com 51 voltas num circuito de 6.003km. Charles Leclerc detém actualmente o recorde da volta de 2019 com o tempo de 1:43.009.

A pista de Baku City é uma verdadeira visão e sempre um dos favoritos para os pilotos de F1 competirem. Isto deve-se à bela mistura de longas retas (especialmente a maior ao longo da costa de Baku) e várias voltas interessantes que vão ao longo da tortuosa secção da cidade velha de Icheri Sheher.

À semelhança do Mónaco, os condutores têm de ter cuidado devido a peças muito estreitas e o menor erro pode ser desastroso. Ainda assim, existem amplas oportunidades de ultrapassagem (ao contrário do Mónaco) e várias oportunidades para os fãs de F1 verem os carros soltarem-se e verem o quão poderosos podem ser os motores.

Pilotos a ter em atenção no Azerbaijão Grand Prix 2022

A resposta fácil é, claro, nada mais nada menos que o campeão de 2021 e actual líder na classificação da F1, Max Verstappen. Mas não se esqueça de Sergio Perez no segundo Red Bull. O famoso piloto mexicano tem vindo a melhorar continuamente ao longo da temporada de 2022, o que culminou na magnífica mas não inesperada vitória no Mónaco. Pérez está agora firmemente na caça ao título.

Perez não tem planos para tocar segundo violino para Verstappen durante toda a sua carreira na Red Bull, e se a janela do campeonato estiver aberta como está agora, então vamos ver uma batalha pelo troféu sem limites.

Apesar de terminar rotineiramente no pódio, estamos um pouco menos entusiasmados com o piloto da Ferrari, Charles Leclerc, nas últimas corridas. A forma com que começou tem vindo a diminuir e perguntamo-nos para onde foi a fome de vitórias na corrida. É verdade que alguns deles têm sido problemas com o carro, mas gostaríamos de ver uma verdadeira luta pelo título entre Verstappen, Leclerc e Perez para o resto da temporada.

Perez tem de se sentir bem com as suas hipóteses este ano, já que foi o vencedor do Grande Prémio do Azerbaijão em 2021. Conhece bem o circuito e a sua confiança nesta corrida será elevada.

Que carros vão estar melhor adaptados ao cirtuito?

Se as últimas corridas servem para aprender alguma coisa (normalmente servem), então a Red Bull é certamente favorecida no Azerbaijão. O carro é extremamente fiável e tem uma estranha capacidade de manusear cantos apertados depois de uma quebra pesada da recta.

Neste momento, estamos a descontar qualquer um da Mercedes para fazer uma ameaça real à classificação dos condutores, embora isso não signifique que o Russell ou o Hamilton não possam ganhar. É que não confiamos neste carro mercedes de 2022 para ter a velocidade ou manuseamento para rivalizar com os Red Bulls ou Ferraris. Então, melhor sorte no próximo ano pessoal.

Russell tem sido muito consistente nesta temporada de 2022 – muito mais do que Hamilton – e há certamente a possibilidade de conseguir quebrar os três primeiros lugares e chegar ao pódio. A habilidade de Russell no Mercedes é incrivelmente excitante para o futuro da Fórmula 1, pois sabemos que Hamilton pode não conduzir por muito mais tempo. É sete vezes campeão, mas não vai correr a menos que sinta que pode ganhar o campeonato novamente.

Um fator que todos os condutores vão considerar no Azerbaijão é o calor absoluto da área. Só as temperaturas na cabine do carro podem atingir os 44°C durante a corrida. Isso é coisa quente e o suficiente para fazer qualquer um ter vergonha de se queixar de um dia de 30°C enquanto está sentado confortavelmente no seu jardim.

Os condutores têm de ter cuidado com a sua hidratação, uma vez que só lhes é permitido um litro e meio de líquido nos sacos de consumo fornecidos nos carros. Normalmente, os pilotos de F1 hidratam-se fortemente antes do início da corrida para garantir que conseguem lidar com o calor de corridas como o Azerbaijão.

Posição do piloto

É assim que o top 10 fica na classificação dos condutores neste momento.

1. Max Verstappen (Red Bull) 125 pontos

2. Charles Leclerc (Ferrari) 116 pontos

3. Sergio Perez (Red Bull) 110 pontos

4. George Russell (Mercedes) 84 pontos

5. Carlos Sainz (Ferrari) 83 pontos

6. Lewis Hamilton (Mercedes) 50 pontos

7. Lando Norris (McLaren) 48 pontos

8. Valtteri Bottas (Alfa Romeo) 40 pontos

9. Esteban Ocon (Alpino) 30 pontos

10. Kevin Magnussen (Haas) 15 pontos

Resultado previsto para o Grande Prémio do Azerbaijão em 2022

Agora vem a parte difícil… adivinhando o resultado desta corrida.

Verstappen está agora nove pontos à frente de Leclerc na classificação, mas acreditamos que nada mais nada menos que Perez é o homem com quem mais se preocupa nos seus espelhos laterais.

Uma coisa a lembrar é como Max Verstappen saiu da corrida de Baku 2021, já que o holandês liderava a competição com apenas cinco voltas restantes quando ocorreu um problema de degradação dos pneus, o que o fez girar e bater nas barreiras (completando com a hilariante imagem de Verstappen a pontapear o carro depois).

Pode parecer loucura, mas louco o suficiente para trabalhar é Perez ganhar o Grande Prémio do Azerbaijão de Fórmula 1 pela segunda vez consecutiva. A sua familiaridade com o Circuito Da Cidade de Baku e o equilíbrio após a vitória do Mónaco certamente lhe darão uma vantagem.

Verstappen não vai ficar muito atrás no segundo lugar, e por alguma razão estamos a sentir-nos tolerantes e a dar ao Russell o terceiro lugar. Leclerc e Sainz completam os cinco primeiros lugares, respetivamente.