Skip to content

O Sevilha  é uma das equipas mais conhecidas e respeitadas do mundo e, em Espanha, são consideradas uma das melhores equipas de todos os tempos. Como resultado, Listas de TV do Sevilha são reunidos por ambos os seus próprios fãs na Espanha e mais longe. Com fãs em todo o mundo a aceder a Sevilha live streams e ver o Sevilha na televisão. Apanhe todos e todos os jogos do Sevilha, mantendo os olhos abertos para todas as últimas actualizações aqui!

Events not available

Sevilla Fútbol Club  é um clube de futebol profissional espanhol com sede em Sevilha , capital e maior cidade da comunidade autónoma da Andaluzia , Espanha . Ele joga na primeira divisão do futebol espanhol , La Liga . O Sevilha venceu a UEFA Europa League seis vezes, mais do que qualquer outro clube. É o clube desportivo mais antigo da Espanha dedicado exclusivamente ao futebol.  O clube foi formado em 25 de janeiro de 1890,  com o nascido escocês Edward Farquharson Johnston como seu primeiro presidente. Em 14 de outubro de 1905, os estatutos do clube foram registados no Governo Civil de Sevilha sob a presidência do nascido em Jerez José Luis Gallegos Arnosa. O Sevilla FC tem uma rivalidade de longa data com o rival Real Betis .

O Sevilla FC é também o clube de futebol mais bem sucedido da Andaluzia em termos de títulos, com dezoito Taças da Andaluzia,  um título nacional em 1945-46 , cinco títulos de Taça de Espanha ( 1935 , 1939 , 1948 , 2007 e 2010 ), um Supertaça de Espanha ( 2007 ), um recorde de seis Taças UEFA/UEFA Europa League ( 2006 , 2007 , 2014 , 2015 , 2016 e 2020) e uma Supertaça UEFA ( 2006 ). Foram também designados pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol como o melhor clube do Mundo em 2006 e 2007, sendo assim o primeiro clube a conseguir esta distinção em dois anos consecutivos.

A equipa de juniores do Sevilla Atlético , fundado em 1958, actualmente joga na Primera División RFEF . Outros clubes relacionados ao Sevilla FC incluem sua equipe feminina. A equipe de remo que defende seu brasão na regata anual Sevilla-Betis não é uma secção do clube, mas uma convocação de remadores profissionais registados como torcedores dos vários clubes de remo de Sevilha.

A casa do clube é o Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, com 43.883 lugares . Está localizado no bairro de Nervión, em Sevilha , e recebeu o nome do falecido Ramón Sánchez Pizjuán , que foi presidente do Sevilla FC por um total de 17 anos.

História 

Fundação para a Guerra Civil 

A prática do futebol foi introduzida em Sevilha no final do século XIX pela grande população britânica de expatriados na cidade, composta por proprietários ou gerentes de empresas manufatureiras sediadas na capital da Andaluzia . O Sevilla Fútbol Club foi fundado em 25 de janeiro de 1890 como Sevilla Foot-ball Club.

O Sevilla FC foi devidamente formado em 25 de janeiro de 1890, enquanto um grupo de jovens britânicos, principalmente escoceses, juntamente com outros jovens de origem espanhola, celebravam a Burns Night em Sevilha.  O documento de fundação do clube, publicado na edição de 17 de março de 1890 do Dundee Courier , descreve em detalhes a formação do clube e como esses jovens membros fundadores decidiram primeiro jogar sob as Regras da Associação, em segundo lugar, para ostentar a palavra "futebol " em seu nome e em terceiro lugar, para eleger seus "oficiais".

Era pós-Emery

Apesar do sucesso contínuo do Sevilla na Liga Europa, a temporada 2015-16 provou ser mais um final fora dos quatro primeiros, a equipa terminando em sétimo. Em resposta, Castro decidiu projectar uma ressurreição do clube. Jorge Sampaoli foi contratado como treinador – substituindo Unai Emery  pelo Paris Saint-Germain – e o clube começou a investir pesadamente naquele verão. As adições à equipa incluíram o guarda redes Salvatore Sirigu emprestado, o meia Ganso , os atacantes Luciano Vietto e Wissam Ben Yedder , o atacante Franco Vázquez , o meio-campista Hiroshi Kiyotake .e Pablo Sarabia , bem como o ex - jogador do Arsenal e Manchester City Samir Nasri por empréstimo.  Em dezembro da La Liga 2017-18 , Vincenzo Montella foi nomeado o terceiro técnico desde a saída de Emery em 2016, substituindo Eduardo Berizzo.  Na temporada 2017-18 da Liga dos Campeões da UEFA , o Sevilla avançou para a fase eliminatória da competição e derrotou o Manchester United nas oitavas de final, chegando às quartas de final da competição pela primeira vez em 60. anos, embora tenham perdido para o Bayern de Munique 2 a 1 no placar agregado nas quartas de final.

Em 4 de junho de 2019, o Sevilla anunciou a contratação de Julen Lopetegui como técnico pelas próximas três temporadas.  Em 16 de agosto de 2020, o Sevilla venceu o Manchester United por 2–1 nas semifinais da Liga Europa da UEFA de 2019–20 , a caminho de erguer o troféu pela sexta vez recorde, derrotando a Inter de Milão por 3– 2 na final .  O Sevilla é actualmente o clube mais bem sucedido na competição da UEFA Europa League , tendo vencido a competição seis vezes, mais do que qualquer outra equipa

Símbolos

Hinos

Sevilha tem dois hinos oficiais:

  • Hino Oficial do Sevilla FC: Este hino remonta ao ano de 1983. A letra foi escrita por Ángel Luis Osquiguilea de Roncales e a música foi composta por Manuel Osquiguilea de Roncales.
  • Hino do Centenário do Sevilla FC:Composto em 2005 pelo cantor Javier Labandón 'El Arrebato' para comemorar o centenário do registo dos estatutos do clube, tornou-se o single número um da Espanha e o hino mais vendido de um clube de futebol em todo o história do futebol espanhol, alcançando a 2ª posição dos álbuns mais vendidos em 2006.  Em 9 de outubro de 2006, no Estádio Ramón Sánchez-Pizjuán, 'El Arrebato' foi premiado com o disco de ouro seu hino.

Símbolo

Desde sua fundação, a equipe usou uma crista de círculo duplo. No círculo exterior estava escrito o nome do clube e a data da sua fundação, enquanto no círculo interior sobre fundo branco as letras “SFC” estavam entrelaçadas tal como estão no escudo actual. Este primeiro escudo foi desenhado por Juan Lafita, que era um colaborador próximo do clube e era filho do pintor sevilhano José Lafita y Blanco.

O segundo símbolo foi desenhada em 1922 por Pablo Rodríguez Blanco, desenhista da Companhia de Águas. Ele dividiu o escudo em três partes e juntas formaram a silhueta de um coração. As três figuras que aparecem são os santos cristãos retratados no brasão da cidade — Isidoro de Sevilha , Fernando III de Castela e Leandro de Sevilha . No lado direito aparecem as iniciais "SFC", que estiveram no escudo oficial de 1905 a 1922. Onde as três partes se encontram, surge uma bola de futebol da época. Em relação às listras vermelhas e brancas, existem várias teorias, mas parece que a mais coerente é que desde a primeira vez, o clube desejou que o uniforme oficial fosse vermelho e branco. Outra versão indica que a parte inferior é inspirada na bandeira que o rei Fernando III de Castela carregou na reconquista de Sevilha em 1248.

Bandeira

A definição da bandeira de Sevilha está nos estatutos de 1982, que é uma modificação das antigas que foram formadas e depositadas no Registro de Associações e Federações Desportivas do Conselho Superior de Esportes. Seu título 1, artigo 6, afirma que este é um emblema distintivo do clube:

A bandeira, que será rectangular, dividida por uma linha diagonal que vai do ângulo inferior esquerdo ao ângulo superior direito, que a divide em dois triângulos, o superior é branco e o inferior vermelho.

Equipamento

O Sevilla vestiu camisas com o logotipo do patrocinador pela primeira vez na temporada 1986-87 , para promover a Seville Expo '92 . Anteriormente, antes da temporada 1980-81, o clube assinou seu primeiro contrato de fabricante de kits com a empresa alemã Adidas . Desde 2022 o kit é fabricado pela Castore .

Estádio

Em seus primeiros cinquenta anos, o Sevilla jogou em casa em vários locais ao redor de Sevilha:  la Trinidad Field, o Mercantile Field, o estádio 'La Victoria' e o Estadio de Nervión .

O Estádio Ramón Sánchez Pizjuán foi planejado pela primeira vez em 1937, quando o terreno foi comprado perto da então sede de Sevilla, em Nervión , e a construção começou em 1954. Foi realizado um concurso para seu projeto, vencido pelo arquiteto Manuel Muñoz Monasterio, que também projetou a casa do Real Madrid, o Estádio Santiago Bernabéu .

A construção do estádio foi concluída no verão de 1958 e foi inaugurado em 7 de setembro do mesmo ano com um amistoso contra o Real Jaén . As arquibancadas leste e oeste do estádio foram concluídas em 1974 sob a presidência de Eugenio Montes Cabezas e aumentaram a capacidade do estádio para 70.000. A viseira, o mosaico da fachada principal (de Santiago del Campo) e a nova iluminação foram adicionados para a Copa do Mundo FIFA de 1982 , na qual se realizou um jogo da fase de grupos entre a União Soviética e o Brasil , além de uma semifinal entre França e Alemanha Ocidental . A final da Taça dos Campeões Europeus de 1986 foi realizado no estádio e vencido pelo Steaua Bucureşti contra o Barcelona.  Além disso, a capacidade do estádio foi reduzida para aproximadamente 60.000. A última modificação foi feita em meados da década de 1990, quando, de acordo com as regras da FIFA , todas as áreas de pé foram transformadas em assentos, reduzindo a capacidade para os actuais 42.714.

A selecção espanhola disputou 26 partidas no estádio desde 1961, invicta com 21 vitórias e 5 empates. Para marcar o centenário do clube em 2005, um mosaico alegórico desenhado por Ben Yessef foi construído acima do portão sul, retratando a história da cidade de Sevilha. Acima dele, o escudo do clube flutuava ao vento.  O estádio actualmente abriga a sede da mídia do clube, além de uma loja oficial, museu do clube e armário de troféus.