Skip to content

O Real Betis  é uma das equipas mais conhecidas e respeitadas do mundo e, em Espanha, são consideradas uma das melhores equipas de todos os tempos. . Como resultado, Listas de TV do Real Betis  são reunidos por ambos os seus próprios fãs na Espanha e mais longe. Com fãs em todo o mundo a aceder Real Betis  ive streams e ver o Real Betis  na televisão. Apanhe todos e todos os jogos do Real Betis, mantendo os olhos abertos para todas as últimas actualizações aqui!

Events not available

Real Betis Balompié , conhecido como Real Betis ou apenas Betis , é um clube de futebol profissional espanhol com sede em Sevilha , na comunidade autônoma da Andaluzia . Fundado em 1907, joga na La Liga . Realiza jogos em casa no Estádio Benito Villamarín , no sul da cidade, com capacidade para 60.720 lugares.

O Real Betis conquistou o título da liga em 1935 e a Copa del Rey em 1977 , 2005 e 2022 . Dada a tumultuada história do clube e muitos rebaixamentos, seu lema é ¡Viva el Betis manque (aunque) pierda! ("Viva o Betis mesmo quando perder!").

 

História

O nome "Betis" é derivado de Baetis , o nome romano para o rio Guadalquivir que passa por Sevilha e que deu o nome à província romana. Real ('Royal') foi adicionado em 1914 depois que o clube recebeu o patrocínio do rei Alfonso XIII .

Fundação

O rival da cidade do Betis, o Sevilla FC , foi o primeiro clube em Sevilha, fundado em outubro de 1905, enquanto um segundo clube, España Balompié , foi estabelecido em setembro de 1907. " Balompié " traduz literalmente como "futebol", em oposição à versão anglicizada mais comumente adoptada , " futebol ". Balompié foi fundado por estudantes da Academia Politécnica local, e funcionou por um ano antes de ser oficialmente reconhecido (em 1909) como Sevilla Balompié ; apesar disso, 1907 continua sendo a data oficial de fundação do clube.

Após uma divisão interna do Sevilla FC, outro clube foi formado, o Betis Football Club. Em 1914, eles se fundiram com o Sevilla Balompié. O clube recebeu seu patrocínio real no mesmo ano e, portanto, adoptou o nome Real Betis Balompié . Os torcedores continuaram a se referir ao clube como Balompié e eram conhecidos como Los Balompedistas até a década de 1930, quando Betis e o adjetivo Béticos se tornaram terminologia comum ao discutir o clube e seus seguidores.

O Real Betis originalmente jogava com camisas azuis e calções brancos, por nenhuma outra razão além da fácil disponibilidade de cores tão simples. Mas um dos fundadores e capitão, Manuel Ramos Asensio, fez questão de aproveitar as suas relações feitas enquanto estudava na Escócia, contactou o Celtic (cujas cores verde e branca combinavam com a bandeira regional andaluza) e obteve o mesmo tecido para fazer kits para seu próprio clube. Ramos reorientou as linhas de 'aros' horizontais para listras verticais para fazer as camisas (nenhum outro clube espanhol usava a combinação na época). Não há menção de Celtic ou Escócia na história do Betis no site oficial do clube, mas em 2017 o clube reconheceu oficialmente a ligação produzindo um kit especial para coincidir com o Dia da Andaluzia . A cor azul ainda é frequentemente usada em designs de kits ausentes.

 

Primeiro título da Copa del Rey e qualificação europeia

Em 25 de junho de 1977, o Betis jogou o Athletic Bilbao no Estádio Vicente Calderón na final da Copa del Rey . A partida terminou em 2 a 2, com o Betis vencendo por 8 a 7 depois de impressionantes 21 pênaltis . Isso encerrou uma temporada sólida em que o clube terminou em quinto lugar no campeonato .

Após esse triunfo, o Betis competiu na Taça dos Vencedores das Taças : depois de eliminar o Milan por 3-2 no total da primeira fase, a equipa chegou às quartas-de-final, onde perdeu para o Dínamo de Moscovo . Apesar de seu forte desempenho na Europa , a equipe sofreu o rebaixamento da liga .

No ano seguinte, o Betis voltou à primeira divisão e inaugurou um período de "bons tempos" para o clube, com as três temporadas seguintes vendo três primeiros seis primeiros, bem como a qualificação para a Copa da UEFA em 1982 e 1984 .

Durante o verão de 1982, o Benito Villamarín sediou duas partidas como parte da Copa do Mundo FIFA de 1982 , e também testemunhou o famoso 12-1 da selecção espanhola sobre Malta para se classificar para a Eurocopa de 1984 .

 

Dérbi de Sevilha 

 

O Betis e seu rival Sevilla FC também competem em uma corrida anual de remo no rio Guadalquivir

O Betis tem uma rivalidade de longa data com o vizinho Sevilla FC . Os dois se enfrentaram 114 vezes na competição oficial, com o Sevilla mantendo uma taxa de vitórias de 45% sobre o Betis (31%).

A primeira partida entre os dois clubes ocorreu em 8 de fevereiro de 1915, com o Sevilla vencendo por 4 a 3. A partida não foi concluída, pois as altas tensões levaram uma torcida agressiva a invadir o campo, obrigando o árbitro a abandonar a partida.

Em 1916, foi realizada a primeira Copa Andaluzia , sendo este o primeiro derby oficial da área de Sevilha. Das 17 corridas da taça, o Sevilha venceu 14 vezes, com uma única conquista do Bétis; isso incluiu uma derrota por 22-0 depois que este último enviou sua equipe juvenil, em 1918.

A primeira vez que as equipes se encontraram na liga, na Segunda , aconteceu em 1928-29, com ambas as equipes vencendo seus jogos em casa (3-0 e 2-1). Eles jogaram pela primeira vez na primeira divisão espanhola durante a temporada 1934-35, com uma derrota em casa por 0 a 3 para o Sevilla e um empate por 2 a 2 no Bétis, com este último vencendo o campeonato nacional.

Em 17 de janeiro de 1943, o Betis perdeu por 5 a 0 no Sevilla, sendo rebaixado. No primeiro jogo realizado no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán , em 21 de setembro de 1958, os Verdiblancos venceram por 4 a 2.

Nos últimos anos, várias partidas também foram marcadas pela violência, incluindo: um segurança atacado por um torcedor do Sevilla com uma muleta (que ele não precisava andar), o goleiro do Betis Toni Prats sendo atacado e o técnico do Sevilla Juande Ramos sendo atingido por um garrafa de água;  o último incidente levou à suspensão da partida da Copa del Rey de 2007 , sendo disputada três semanas depois em Getafe sem espectadores.

Em 7 de fevereiro de 2009, o Betis venceu por 2 a 1 no Pizjuán, mas acabou sendo rebaixado da primeira divisão, enquanto o Sevilla terminou na terceira posição.

Em 9 de novembro de 2019, mais de 10.000 torcedores do Betis visitaram o treinamento da equipe antes do último derby de 2019

 Estádio 

Após a formação do Real Betis, o clube jogou no Campo del Huerto de Mariana. Em 1909, o Betis mudou-se para o Campo del Prado de Santa Justa, mudando-se para o Campo del Prado de San Sebastián, dividindo o local com o rival Sevilla dois anos depois. Em 1918, o Real Betis mudou-se para o Campo del Patronato Obrero , com o primeiro jogo em campo contra o rival Sevilla em 1 de novembro de 1918, resultando em uma derrota por 5-1 para o Real Betis. Durante a década de 1920, o terreno foi reconstruído várias vezes pelo presidente do clube, Ignacio Sánchez Mejías . Após a construção do Estadio de la Exposición, o antigo nome da atual casa do Betis, em 1929, o Real Betis mudou-se oficialmente para o local em 1936, depois de realizar vários jogos no estádio desde sua construção.

Com capacidade para 60.720 lugares, o Estádio Benito Villamarín é a casa do Real Betis. Foi nomeado Estádio Manuel Ruiz de Lopera durante os anos 2000, em homenagem ao proprietário do clube, que decidiu construir um novo estádio sobre o antigo.

Apesar de muito planeamento, os planos de reforma do estádio foram constantemente adiados, e metade deles permaneceu inalterado. Em 27 de outubro de 2010, voltou à sua primeira denominação após uma decisão dos associados do clube