Skip to content

O Olympique de Marseille  é uma das equipas mais conhecidas e respeitadas do mundo e, em França, são consideradas uma das melhores equipas de todos os tempos. Como resultado, Listas de TV do Olympique de Marseille  são reunidas por ambos os seus próprios fãs em França e no estrangeiro. Com fãs em todo o mundo a aceder live stream Olympique de Marseille   e ver o Olympique de Marseille  na televisão. Apanhe todos e todos os jogos do Olympique de Marseille, mantendo os olhos abertos para todas as últimas actualizações aqui!

Events not available

Olympique de Marseille (acrónimo: OM), mais conhecido  como Olympique de Marselha ou apenas Olympique e em Portugal como Marselha, é um clube de futebol da França, e mais específicamente de Marselha, segunda maior cidade do país, estando localizada no sul da França.

O lema do clube, Droit au But, estampado no escudo, significa "Direto ao golo".

Fundado em 1899 por René Dufaure de Montmirail, é o mais bem sucedido clube da França, sendo o único detentor de um título da Liga dos Campeões da UEFA, em 1992-93, além de nove Campeonatos Franceses e dez Copas da França.

Além destas conquistas, o Olympique foi vice campeão da Copa dos Campeões da UEFA em 1990-91, da Copa da UEFA por duas vezes, em 1998-99 e 2003-04 e da Liga Europa da UEFA em 2017-18. Suas conquistas mais recentes foram as Copas da Liga de 2009-10, 2010-11 e 2011-12, e o Campeonato Francês de 2009-10.

Contando com a maior média de público da história do futebol francês, teve 53.130 pessoas presentes por jogo na temporada 2014-15 no seu estádio actual, Stade Vélodrome, onde joga desde 1937, e que pode abrigar 67.395 pessoas. Seu antigo estádio, o Stade de l'Huveaune, foi utilizado de 1904 até 1937.

História

Começo

Fundado em 1892 por René Dufaure de Montmirail como um clube poliesportivo, era chamado de Sporting ClubUS Phocéenne, e Football Club de Marseille nos seus primeiros cinco anos de vida. O nome Olympique de Marseille foi adoptado apenas em 1899, ano em que se considera a fundação oficial do clube no formato actual. No começo, o rugby era o principal desporto dentro do clube, vindo o futebol a ser praticado apenas em 1902. Em 1904, o Olympique venceu seu primeiro campeonato, o Championnat du Littoral ("Campeonato do Litoral"), que tinha como participantes outros times da cidade, lhe dando a oportunidade de participar do Campeonato Francês da USFSA pela primeira vez, certame em que apenas conseguiu chegar às semifinais por três vezes, em 1904, 1907 e 1908.

Estádio

Stade Vélodrome em 2015 contra o PSG , o tifo foi implantado durante a entrada dos jogadores.

De 1904 a 1937, o Marselha jogou no Stade de l'Huveaune , um estádio de propriedade do clube, em contraste com o estádio atual. L'Huveaune, outrora chamado Stade Fernand Buisson em homenagem a um ex -jogador de rugby do clube que se tornou membro da Assembleia Nacional Francesa , foi renovado no início dos anos 20, graças à ajuda financeira do torcedor. Tinha capacidade para 15.000. Em 1937, l'OM mudou-se para o Stade Vélodrome , muito maior , depois de obrigar a cidade de Marselha a baixar o aluguer. O clube fez uso do Stade de l'Huveaune novamente durante a renovação do Vélodrome para o Euro 1984, durante a temporada 1982/83. O Vélodrome voltou a ser remodelado a tempo da Copa do Mundo de 1998 e foi transformado em um imenso terreno composto por duas pontas de Curva (Virage Nord e Virage Sud – Curva Norte e Curva Sul) que abrigam os grupos de torcedores e a arquibancada principal, Jean Bouin e o imponente estande de Ganay. Numa terceira reforma, em preparação para o Euro 2016 , o município cobriu as arquibancadas com um telhado e aumentou sua capacidade para 67.000 para sediar os jogos do Euro 2016 .

Antes do início de cada jogo em casa, ouve-se a música " Jump " do Van Halen . Quando um golo é marcado pelo Marselha em seus jogos em casa, a música " Come with Me " de Puff Daddy é tocada.

Kits e brasão

As cores do kit tradicional do Marselha eram camisas brancas e calções com meias azuis até 1986. Desde 1986, o Marselha joga com camisas brancas, calções brancos e meias brancas, e a cor azul ficou mais clara devido ao marketing da Adidas , mas em 2012-2013, o clube voltou ao seu kit original, usando meias azuis.

O fundador do clube, René Dufaure de Montmirail , inspirou-se em seu selo pessoal , que apresentava as letras "D" e "M" entrelaçadas , para criar o primeiro escudo do clube. O lema do clube, "Droit au but" , data dos dias em que o principal esporte do clube era o rugby, sob o nome de "Football Club de Marseille" . O emblema original apresentava uma letra "M" ornamentada sobreposta a um "O", com o lema do clube pendurado no glifo. O logotipo persistiu por três décadas, até 1935, quando foi adotado um escudo art déco , com um simples "M" dentro do ". Em 1972, a OM redesenhou seu logotipo, desta vez preferindo uma letra "M" complexa. Em 1986, o clube re-adotou seu primeiro escudo; o logotipo evoluiu um pouco ao longo das próximas décadas, ganhando uma estrela em 1993 para comemorar o troféu da UEFA Champions League do clube . Para comemorar o 100º aniversário do clube em 1999, foi usada uma variante com um "O" dourado e um "M" turquesa ; um logotipo semelhante do 110º aniversário foi usado durante a temporada 2009-10 . A forma mais recente foi revelada em 17 de fevereiro de 2004; o "O" e o "M"são renderizados como uma única unidade em turquesa sem sombreamento ou bordas, e o logotipo é encimado pela estrela dourada que representa a vitória na Liga dos Campeões e fica acima. O lema do clube Droit Au But (francês para "Direto ao Gol") também em ouro aparece sob o escudo.

Rivalidade

O Olympique de Marseille mantém uma rivalidade na França com o Paris Saint-Germain, chamado de Le Classique ("O Clássico"), desde 1971, quando o time de Marselha venceu o de Paris por 4 a 2. De lá para cá, são 95 jogos, com 32 vitórias do Olympique e 40 do PSG, além de 23 empates. Os dois clubes são os únicos do país a terem conquistado títulos europeus de grande porte, tendo este segundo clube vencido a Taça dos Clubes Vencedores de Taças em 1996. Tal rivalidade está para muito além dos gramados, visto que são as duas maiores cidades francesas e tem fortes diferenças culturais entre si.

Há também outros clubes em Marseille, como o Consolat Marseille mas raramente acontecem jogos entre esses clubes, prejudicando uma possível rivalidade regional.