Skip to content

O Gil Vicente é uma das equipas mais do norte de Portugal. Como resultado, Listas de TV do Gil Vicente  são reunidos por ambos os seus próprios fãs em Portugal e mais longe. Com fãs em todo o mundo a aceder live stream do Gil Vicente  e ver o Gil Vicente na televisão. Apanhe todos e todos os jogos do Gil Vicente , mantendo os olhos abertos para todas as últimas actualizações aqui!

Events not available

Gil Vicente Futebol Clube, mais conhecido como Gil Vicente FC ou simplesmente Gil Vicente , é um clube português sediado na cidade de Barcelos. É mais conhecido pela sua equipa de futebol profissional, que joga actualmente na Liga Portugal Bwin, a competição mais importante do futebol português.

Fundado a 3 de maio de 1924, no feriado municipal, é um dos clube mais representativos da região do Minho, juntamente com o SC Braga, Vitória SC e FC Famalicão, os principais rivais. As alcunhas da equipa são "barcelenses", "galos", associado à cidade e à sua mascote, o galo. Os seus apoiantes são chamados de "gilistas". Os seus jogos de futebol em casa são realizados no Estádio Cidade de Barcelos, inaugurado em 2004 e que tem uma capacidade de 12 046 lugares, e que substituiu o antigo Estádio Adelino Ribeiro Novo.

O Gil Vicente FC tem um total de 5 títulos conquistados. Ganhou 2 títulos da Segunda Liga e 3 títulos da 1º Divisão da AF Braga. Em adição, foi finalista na Taça da Liga em 2011-12.

O Gil Vicente FC está actualmente na 210ª posição no ranking mundial da IFFHS em 10 de março de 2022.[1]

História

Primeiros anos

O futebol chegou a Barcelos nas primeiras décadas do século XX através de relatos de visitantes que se deslocavam às cidades de Lisboa e do Porto. Foi ganhando adeptos rapidamente e cedo surgiram equipas formadas por jovens locais como o Barcellos Sporting Club e o União Foot-Ball Club Barcellense.

Tudo começou quando um grupo de jovens que regularmente se reunia num banco no actual Largo Doutor Martins Lima, conhecido na então vila por Largo do Teatro, por ali se encontrar o Teatro Gil Vicente, que resolveu fundar um novo clube de futebol na cidade. O nome escolhido foi "Gil Vicente Foot-Ball Barcelense", em homenagem a Gil Vicente e por o teatro se localizar perto. Com a falta de equipamentos, bolas e jogadores, o clube enfrentava um período de dificuldades, onde se também juntava a inexistência de campo de jogos. No início conseguiram suprir a lacuna, treinando e disputando os seus jogos no Campo da Estação, pertencente ao vizinho Triunfo Sport Clube, mas a longo prazo tornou-se premente adquirir um recinto próprio, e foi assim que a uma quarta-feira, 3 de maio de 1933, o Gil Vicente inaugurou o seu primeiro recinto num jogo contra o Sporting Clube de Braga no Campo da Granja. O vermelho foi a primeira cor das camisolas, passando depois a equipar com listas verdes e brancas horizontais. Só mais tarde seria adoptado o azul e o vermelho como cores do clube. No dia 16 de setembro de 1946, um dos seus jogadores, Adelino Ribeiro Novo, faleceu em campo após um choque com um adversário. Como homenagem, o estádio mais tarde ganhou o seu nome. Foi também durante a década de quarenta que os gilistas começaram a ser habitues da II Divisão, começando a criar rivalidades com alguns dos clubes vizinhos do distrito de Braga.

Anos de espera e crescimento

Na temporada de 1974–75 quando num momento de instabilidade directiva, o Padre José Maria Furtado torna-se o dirigente dos gilistas, exactamente num momento em que o país também vivia um período de grande tensão política, a associação do clube a círculos próximos da Igreja causou alguns anticorpos no período conturbado e revolucionário, mas que rápida e serenamente foram ultrapassados. Em 1976–77 os gilistas foram a sensação na Taça de Portugal chegando às meias-finais onde foram eliminados pelo SC Braga, mas só após o jogo de desempate. Na edição seguinte, o clube voltou a chegar longe, caindo nos quartos de final às mãos do FC Porto. A década de 70 foi uma década de reorganização e nos anos 80 os gilistas cimentaram a posição nos campeonatos nacionais e os dois terceiros lugares atingidos em 1987 e 1989 deixavam antever a promoção que aconteceu pela primeira vez 1989–90, comandada por Rodolfo Reis.

Finalmente a Primeira Divisão

O ano de estreia mostrou um Gil Vicente crescido e preparado para as altas andanças, perdendo apenas com FC Porto e SL Benfica no Adelino Ribeiro Novo e vencendo o Sporting CP por 2-1, terminando o campeonato em 13º lugar em 20 equipas, com os mesmos pontos que o despromovido Tirsense. A segunda época trouxe um campeonato um pouco mais descansado e a primeira vitória sobre os dragões no Adelino Ribeiro Novo. Nas épocas seguintes o Gil Vicente foi segurando com maior ou menor dificuldade a manutenção, com jogadores de destaque como Tuck, Cacioli e Drulović—que mais tarde seria vendido ao FC Porto. Em 1994–95 surgiu a primeira vitória sobre o SL Benfica em casa e na segunda volta conseguiu algo inédito e histórico vencendo as "águias" no Estádio da Luz. Uma época dececionante em 1996–97 ditou a primeira despromoção à II Divisão da história do clube. Em 1999–00, após dois anos de ausência e sobre a batuta de Álvaro Guimarães os gilistas conseguem uma época de sonho terminando em 5º lugar, vencendo na última jornada os azuis e brancos por 2–1, que discutiam taco-a-taco com os leões o título de Campeão nacional. Foi uma equipa que marcou uma era em Barcelos, com jovens como Petit, Ricardo Nascimento e tendo em Carlitos um filho da terra, a grande estrela

Estádio Adelino Ribeiro Novo

Estádio Adelino Ribeiro Novo, frequentemente tratado apenas por Adelino Ribeiro Novo ou campo velho, é um estádio de futebol situado na cidade de Barcelos e tem capacidade para 8.000 pessoas. Foi inaugurado em 1933, numa partida frente ao SC Braga na qual a equipa visitante saiu vencedora, é propriedade do Gil Vicente FC e da Câmara de Barcelos. O campo foi casa do clube até 2004 (durante 71 anos), mudando se para o Cidade de Barcelos, mais atual.

O estádio é atualmente usado pela equipa sénior apenas para campo de treinos e também é usado pelas camadas jovens para os jogos oficiais. O campo tem atualmente três bancadas, sendo apenas duas cobertas.

Estádio Cidade de Barcelos

Estádio Cidade de Barcelos, incluído no Complexo Desportivo Municipal de Barcelos, é a atual casa do Gil Vicente FC e foi inaugurado no dia 30 de maio de 2004. O evento contou com um encontro de futebol amigável entre o Gil Vicente FC e o Nacional Montevideu do Uruguai, no qual os gilistas foram derrotados por 1-2. O estádio possui capacidade para 12.046 espectadores, espalhados por quatro bancadas, todas cobertas.

As condições oferecidas pelo Campo Adelino Ribeiro Novo eram bastante limitadas e não se coadunavam, obviamente, com as exigências do moderno futebol profissional, nem com as ambições do Gil Vicente ou a imagem da cidade de Barcelos. Deste modo, a autarquia local decidiu construir um novo complexo desportivo que incluía um moderno estádio de futebol. Assim, foi edificado na freguesia de Vila Boa do concelho de Barcelos, a norte da cidade, o Estádio Cidade de Barcelos.

O Estádio tem a categoria C da UEFA, o que permite a realização de jogos internacionais, incluindo os da seleção A e ainda tem o nível 1 da Liga de Clubes, significando que é dos melhores estádios com melhores condições do país.

Emblema

Após a Assembleia-Geral de 8 junho de 2021, os sócios aprovaram a mudança no emblema do clube para o utilizado entre 1938 e 2005, apenas modernizando-o.

Demarca-se o regresso do brasão da cidade de Barcelos utilizado desde a fundação, em detrimento do galo, mascote do clube.