Saltar para conteúdo

Bola de Ouro: Benzema, Lewandowski e Mané entre os favoritos

O maior prémio individual do futebol foi entregue na noite de segunda-feira, com o troféu Ballon d’Or 2022 entregue ao melhor jogador da temporada passada.

Nas edições anteriores do prêmio, o jogador com o melhor ano civil – votado por 100 jornalistas das principais nações da FIFA – recebeu o troféu.

No entanto, desta vez o prémio foi dado ao jogador que fez a melhor temporada de 1º de agosto de 2021 a 31 de julho de 2022.

Uma lista de 30 jogadores foi elaborada pela France Football em agosto, com os jornalistas votando em seus respectivos cinco primeiros com base nas performances da temporada passada.

Isso explica em parte porque  Lionel Messi  (35) não foi incluído na lista pela primeira vez desde 2005, depois de ter lutado (para seus padrões) durante sua primeira temporada no  PSG .

O VENCEDOR

Karim Benzema é o grande vencedor da Bola de Ouro de 2022. O francês era o principal candidato ao prémio de melhor jogador do ano, atribuido pela France Football.

O avançado do Real Madrid capitaniou e guiou os merengues na conquista da La Liga e da Liga dos Campeões. Na temporada 2021/22, marcou 44 golos em 46 jogos, assistindo ainda 15 vezes, tendo sido ainda o melhor marcador das duas provas que conquistou.

A eleição de Benzema não foi a surpresa da noite. Nota para a colocação de Cristiano Ronaldo, que igualou o seu pior resultado de sempre no 20.º e perdeu o estatuto de melhor português no ranking da Bola de Ouro, que durava há 16 anos. Na nomeação do clube do ano, o Manchester City surpreendeu mais e ultrapassou o Real Madrid.

Além de Cristiano Ronaldo, João Cancelo ficou em 25.º, Bernardo Silva em 22.º e Rafael Leão, o melhor português deste ano, em 14.º. Já no Troféu Kopa, Nuno Mendes ficou mais longe, no quinto lugar.

Previsões

Karim Benzema  (34) – Real Madrid

Benzema, favorito dos apostadores, parece pronto para ganhar sua primeira Bola de Ouro e se tornar o primeiro francês a vencer o troféu desde Zinedine Zidane em 1998.

O  atacante do Real Madrid  foi fundamental para o sucesso na La Liga e na Liga dos Campeões, terminando como artilheiro (27 no campeonato e 15 na Europa) em ambas as competições, com o Real Madrid conquistando os dois troféus.

Ele também foi o artilheiro da Supercopa com dois gols em dois jogos, que o Real Madrid também venceu.

A contagem geral de Benzema para a temporada o deixou com 50 gols e 16 assistências em 56 jogos pelo clube e pela seleção, o que o torna o favorito para ganhar a Bola de Ouro deste ano.

Robert Lewandowski  (34) – Barcelona/Bayern Munique

O atacante polonês terminou sua passagem pelo Bayern de Munique como artilheiro da Bundesliga com 35 gols, além de uma exibição impressionante nas competições europeias com saudáveis ​​13 gols.

Seu total para a temporada doméstica foi realmente maior que o de Benzema, com 50 gols em 46 jogos, mas menos assistências, juntamente com uma liga menos competitiva, significa que ele provavelmente perderá a Bola de Ouro mais uma vez.

Lewandowski perdeu no ano passado para Messi, embora suas actuações o tenham levado a uma mudança para o  Barcelona.

Sadio Mané  (30) – Bayern de Munique/Liverpool 

Mané liderou um  time do Liverpool  que perdeu apenas quatro jogos em toda a temporada e estava a duas vitórias de um quádruplo histórico.

O avançado senegalês foi fundamental para a boa forma dos encarnados, com 23 golos e cinco assistências em todas as competições.

Ele também dominou a Copa das Nações Africanas ao guiar  o Senegal  à vitória contra  o Egito  na final, marcando três golos e montando dois ao longo do torneio.

Sua forma lhe rendeu uma mudança para o Bayern de Munique, e seu ex-clube está sentindo os efeitos de sua saída desta vez, tendo vencido apenas três jogos da Premier League durante toda a temporada.

Vinícius Júnior  (22) – Real Madrid

O companheiro de Benzema no Real Madrid, Vinicius, foi um dos pilares da equipa tricampeã de Ancelotti.

Vinicius terminou a temporada com 22 gols e 20 assistências em 52 jogos, incluindo o gol da vitória na final da Liga dos Campeões.

Ele terminou em segundo lugar na tabela de pontuação do campeonato espanhol, atrás de Benzema, e parece pronto para ficar entre os cinco primeiros na cerimônia da Bola de Ouro deste ano.

No entanto, em uma idade tão jovem, parece improvável que esta seja a última vez que Vinicius está na disputa pelo prêmio.

Mohamed Salah  (30) – Liverpool

Apesar de seu início mais do que lento nesta temporada e de sua queda de forma no início de 2022, Salah ainda é um candidato externo à Bola de Ouro.

O egípcio fez uma boa campanha na temporada passada, marcando 31 gols e 16 assistências em 51 jogos em todas as competições.

Se ele tivesse vencido a Copa das Nações Africanas, ele poderia ter uma chance de ganhar o prêmio, mas a derrota de seu país na final para o Senegal, então companheiro de equipe, significa que Salah provavelmente ficará de fora.

Embora se beneficie da mudança de formato para reconhecer a forma da temporada passada em vez do ano civil de 2022, Salah provavelmente ainda estará no topo da lista geral.

Menções Honrosas

Thibaut Courtois  (30) – Guarda-redes da temporada na Liga dos Campeões, e teve um papel fundamental na conquista de três troféus do Real Madrid.

Heung-min Son  (30) – Terminou como artilheiro da Premier League (23) ao lado de Salah, apesar de não ter sofrido nenhum penalti.

Kevin de Bruyne  (31) – Um componente vital para a equipa do Manchester City que venceu a Premier League